Se você tem algum videogame, cartucho, aparelho ou controle de jogo que não funciona mais e vai para o lixo, o Bojogá pode fazer ele funcionar novamente. E você ainda pode fazer outras pessoas mais felizes.

Desde 2012 o Bojogá realiza campanha inédita em todo o Brasil: consertamos o seu videogame antigo e juntos ajudamos a manter viva a cultura dos jogos eletrônicos. Esta iniciativa tem como objetivo reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzida no mundo, ajudando a preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo trazer de volta a cultura dos videogames.

Muita gente nem sabe que tem um em casa.

junkJá imaginou quantos equipamentos eletrônicos você tem guardado em sua garagem, quarto ou, sótão? Aquele famoso cantinho da bagunça cheio de coisas que você não usa mais. Porque não dar uma olhadinha por lá e ver se você ainda tem aquele videogame que deu ao seu filho, ou que seu parente guardou por muito tempo? Certamente você vai encontrar muita coisa legal e que também não merece ir pro lixo.

Mesmo porque destinar esses aparelhos ao descarte só aumentam a quantidade de lixo eletrônico no planeta. Eles não são biodegradáveis e aumentam as chances de contaminação do solo devido aos seus componentes químicos. Além disso o acúmulo de espaço pode gerar problemas nas cidades com implicações sociais e sanitárias.

Uma grande oportunidade

doacaoParte desse “lixo eletrônico” possui um valor um pouco mais além do que destiná-los ao esquecimento. Falamos do valor cultural. E os jogos eletrônicos talvez sejam os mais importantes exemplos disso, pois um dia fizeram parte da história de alguém. Muita gente que era criança na década de 80 gostaria de ver um Atari 2600 funcionando novamente, até mesmo os mais jovens para sentir em suas mãos a história. Ou quem sabe os trintões de hoje desejariam experimentar de novo a sensação de jogar com seu Mega Drive ou Super Nintendo, mas por algum problema ele não liga mais, não aparece imagem ou os controles não respondem. O problema é que a medida que os anos passam, fica mais difícil achar peças de reposição, cabos, capacitores e profissionais para realizar a manutenção de aparelhos dessa natureza.

O Bojogá, entendendo que seu papel na preservação da cultura dos jogos eletrônicos não passa somente pela aquisição, promoção de eventos e discussões neste gênero cultural, adotou em uma de suas diretrizes e valores fazer com que a sociedade continue a experimentar e refletir sobre o videogame como elemento agregador da família. Através do mote “Não jogue fora. Jogue mais” procuramos consertar videogames de pessoas para que possam jogar novamente, ou que estas, caso não desejem mais o aparelho, possam doar para outros fins sociais.

Como funciona

handsA campanha tem como objetivo coletar e receber doações de jogos eletrônicos diversos para restauração, que poderão ser novamente devolvidos aos seus portadores originais ou doados para funcionamento em instituições culturais, escolas e centros de entretenimento. Veja como funciona:

  1. Você separa aquele aparelho eletrônico que você não joga mais ou que quebrou. Pode ser um joguinho eletrônico, um cartucho ou cd, um videogame ou acessórios eletrônicos de jogo como controles e periféricos diversos;
  2. Nós receberemos os aparelhos e faremos a catalogação do material;
  3. O material catalogado vai para avaliação e processo de restauração de equipamentos;
  4. Depois de restaurado o aparelho é devolvido ao portador original ou poderá participar do acervo Bojogá, que fará ações em uma instituição cultural ou educacional. Estas instituições serão selecionadas a partir de indicações dos colaboradores e enquetes no site.
  5. Se o aparelho não puder ser restaurado ele poderá fazer parte do acervo Bojogá e será exposto em nossas Exibições.

Parte da família

A partir do momento que você doa para o Bojogá, já estará fazendo um bem para nossa comunidade de preservação de jogos eletrônicos. E para deixar isso em família, o item doado terá em nosso projeto expográfico seu nome completo em uma placa de expositor. Você também receberá um certificado oficial de doador Bojogá, com os dados do seu item e informações sobre seu aparelho. De quebra, faremos todos o registro fotográfico e em vídeo, contando a sua história com seu aparelho, para que todo mundo possa compartilhar a sua experiência vivida com ele.

Quero participar!

Você tem em casa aparelhos e quer doar? Então não perca tempo a participe. Mande um email pra gente clicando aqui, descreva o seu material e onde você mora. Residentes da cidade de Fortaleza receberão a visita da nossa equipe para receber os aparelhos. Se você mora em outra cidade, depositamos o valor do envio. Você também pode curtir essa ideia e compartilhar nas redes sociais. Faça como nossos doadores oficiais que contribuíram com a difusão da cultura dos jogos eletrônicos e fizeram muitas pessoas sorrirem novamente! Aproveite para conhecer um pouco das suas histórias nas matérias abaixo.