Sumário
De agosto a setembro de 2021, foi realizado pelo Bojogá mais um ciclo de formação em jogos, desta vez com duas grandes novidades: a primeira foi uma parceria nacional atingindo municípios do Interior de São Paulo, dando abrangência nacional ao programa. A segunda foi a realização de uma formação de inovação em jogos para professores de rede de educação pública.
O projeto, que teve o apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura do Município de Castilho, teve articulação da Quitanda Soluções Criativas. Levou para mais de 200 educadores as perspectivas de inclusão, letramento e uso das inovações tecnológicas para dentro da sala de aula, dando autonomia para que esses profissionais possam se aproxima dos alunos, inovando em suas práticas didáticas em suas disciplinas.
O projeto tem como meta desenvolver professores para falar de assuntos sensíveis e transformadores da realidade dos alunos e suas famílias, além de despertar autonomia entre eles. Para esse projeto, foram projetados três cursos: Inovações Tecnológicas (introdutório); Educação Financeira (matéria curricular); Design de Jogos de Impacto (prática). Dessa forma, os professores podem inserir conteúdos que não somente são base de novos currículos, mas os torna propagadores da transformação por parte dos games. É uma valiosa entrega para as gerações futuras do país, que precisam ter noções de educação financeira para contribuir com o desenvolvimento econômico do futuro da nação.
Objetivo
Apresentar as novas tecnologias como alternativa ferramental na aplicação das metodologias ágeis em sala de aula. Construir o pensamento gamificado, dando oportunidades para professores desenvolverem ideias no desenvolvimento de práticas de aprendizagem usando a Gamecultura. Produzir uma prática para ser usada em sala de aula a partir das inovações e reflexões aprendidas durante o curso. Preparar os educadores para quebrar barreiras das tecnologias, tornando aliadas da educação. Preparar os professores para as etapas de design de jogos baseados em currículos aderentes ao novo ensino médio.
Público alvo
Professores de rede municipal e estadual de educação do Município de Castilho
- Creches – 72 educadores
- EMEI, EMEF (PEBI e II) – 145 educadores
Metodologia
A divulgação e engajamento inicial aconteceu com a aula magna presencial com todos os Professores da Rede Municipal de Educação realizado no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Castilho a partir das 9h30m até as 12h do dia 21 de julho de 2022.
A carga horária do referido curso foi de 60 horas, sendo realizadas 3 horas por semana no formato de aulas síncronas e assíncronas, sendo duas horas teóricas e uma hora prática. A última semana do curso serviu para postagem e apresentação dos trabalhos gerados a partir das interações, como resultado do aprendizado. A cada 15 dias houveram uma aula síncrona, sendo realizada sempre às sextas-feiras das 18h às 21h. Todas as aulas foram gravadas para disponibilizar aos outros professores que não estavam disponíveis no dia e hora marcados.
O acompanhamento da aplicação e ou realização do curso/projeto, aconteceu pelos coordenadores do Núcleo Pedagógico Municipal da secretaria municipal de Educação, e pelos coordenadores das escolas municipais, nas escolas estaduais pelo coordenador da escola e supervisionado pelo coordenador geral da Quitanda Soluções Criativas. A condução das aulas, desenho do projeto, metodologia e aplicação ficou sob regência do Instituto Bojogá.
O curso foi oferecido para todos os professores da Rede Municipal (Creche, PEI I e PEB II), e a aplicação será implementada no currículo dos 5º anos e em todo o Ensino Fundamental do ciclo II no ano vigente. Os Professores utilizaram as horas de formação para a realização do curso.
Cronograma
Carga horária do curso – 60 horas
Carga horária semanal (2 aulas teóricas e 1 hora prática, com apresentação de trabalhos), perfazendo 40h práticas e 20h teóricas
Avaliação
Ao término do curso foi aplicada uma avaliação pelo professor aos participantes com assuntos relativos ao uso das ferramentas tecnológicas apresentadas durante o curso e a nota de aprovação foi igual ou maior que 7 (sete). O prazo final para entrega da avaliação foi de 16 de dezembro de 2023. De acordo com os responsáveis pelo curso, foi oferecida uma segunda chamada aos participantes que não obtiveram a nota mínima na avaliação.
Concurso
Como parte da jornada formativa, os professores tiveram que desenvolver, de forma individual ou em grupos, projetos de práticas pedagógicas envolvendo os conhecimentos aprendidos na formação. Os professores fizeram a entrega dos projetos no formulário encaminhado até a data de 16 de dezembro. Os participantes concordam que após a entrega dos projetos, estes passam a ser de propriedade dos organizadores, podendo estes publicar, divulgar para outras escolas, professores e instituições. Ao término do curso foi emitido Certificado aos professores que tiveram 75% ou mais de participação e aprovação na avaliação final. A emissão dos certificados foi de responsabilidade da Quitanda Soluções Criativas Eireli.
Ao término do curso os participantes que desejarem puderam apresentar seus projetos para participar de uma premiação especial. Foi criada uma comissão avaliadora para a premiação dos 5 melhores projetos inscritos com um prêmio de um mil (R$ 1.000,00) reais por projeto. Os projetos apresentados puderam ser individuais, duplas e ou trios. Caso os projetos vencedores forem de dupla ou trio, o prêmio seria dividido entres os integrantes do projeto. A premiação ocorreu em janeiro de 2023, de acordo com o edital da Secretaria Municipal de Educação e ou Calendário Escolar.
Dentre os critério avaliados, os projetos deveriam ter consonância com o Currículo Paulista, abordagem das ferramentas digitais, sites etc. desenvolvidas durante o curso, aplicabilidade adequada para a modalidade de ensino de destino, se o projeto contempla habilidades e competências com clareza e está em consonância com as habilidades previstas, criatividade da proposta (linguagem, estética e dinâmica), inovação da proposta e seu diferencial da prática aplicada.
A Comissão Julgadora do Concurso será composta por 5 (cinco) representantes, sendo 1 (um) representante da Secretaria Municipal da Educação, 01 (um) representante da COMERC RENEW, 01 (um) representante do Conselho Municipal de Educação, 1 (um) representante dos Professores das Escolas Municipais de Castilho, 1 (um) representante técnico especialista responsável por ministrar o referido curso:
- EMILENE ZAGUETE – Secretaria Municipal de Educação
- JOSÉ MARCOS LEITE PENTEADO – Coordenador Pedagógico da Quitanda Soluções
- FLAVIA MENDES ALVES – Conselho Municipal de Educação
- CLEITON MELLO DE SOUZA – Professor da Escolas Municipais de Educação
- DANIEL MENEZES GULARTE – CEO do Instituto Bojogá
Premiação
Os premiados do concurso de projetos de inovação tecnológica foram os seguintes trabalhos:
- 1º Lugar – JOGO DA TRILHA FINANCEIRA – ATIVIDADE PLUGADA E DESPLUGADA – “INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS” – Sandra Elisa Maciel Iarossi Abreu
- 2º Lugar – EXERCÍCÍOS DE MULTIPLA ESCOLHA ATRAVÉS DO POWER POINT – Fernanda Lopes Cerchiari
- 3º Lugar – JOGO- CERTA A RESPOSTA INTERDICIPLINAR – Denise da Silva Ferreira Bevilaqua, Rosangela da Silva Brito, Selma Cristina dos Santos Oliveira
- 4º Lugar – SALA DE AULA COMO ESPAÇO MAKERS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA FAVORECER O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE E SUAS APRENDIZAGENS SOBRE O HISTÓRICO DO MUNICÍPIO – Dijanira Bozzo Jorge
- 5º Lugar – COMO TRABALHAR MATEMÁTICA FINANCEIRA E SISTEMA MONETÁRIO? – Nelise Lameu do Nascimento Macedo
Resultados
Foram apresentados um total de 59 projetos para essa edição do curso. A proposta é que mais dois cursos sejam preparados para os educadores, envolvendo especificamente Educação Financeira e Design de Games. Dessa forma, no período de três semestres, os professores possam desenvolver seus próprios jogos voltados a essa temática tão importante para o cenário Nacional.
Agradecimentos
Agradecemos aos mais de 150 professores que participaram ativamente desse ousado projeto, que mostrou que as novas mídias e os jogos podem engrandecer os ambientes educacionais. Também agradecemos a equipe de coordenação pedagógica e logística do projeto, que sem sua colaboração não deixariam os professores conectados com as mentorias. Agradecemos também a todos os servidores da Prefeitura de Castilho, que vão colher os frutos desse projeto para as novas gerações. E finalmente agradecer aos parceiros institucionais e operacionais que fizeram a conexão do Instituto Bojogá e suas metodologias transformadoras com quem mais precisa.
Galeria
Atualiazado em 21/05/2023 por Daniel Gularte