Em 20 de novembro de 2015 aconteceu uma oficina dedicada ao curso de graduação tecnológica em jogos digitais da Estácio FIC em Fortaleza-CE. A solicitação da coordenação do curso e organização do evento acadêmico era oferecer algo inovador dentro da grade de disciplinas do curso, de forma a estimular os alunos a falar sobre o desenvolvimento de jogos de outra forma.
O Museu Bojogá sugeriu uma experiência usando a estética dos games antigos para discutir sobre a semiótica, mecânicas e imersão imaginativa a partir de jogadas feitos pelos alunos, que tiveram a oportunidade de experimentar os videogames reais dos anos 70, 80 e 90.
Dinâmica
Os alunos de dividiram em grupos, fazendo um circuito onde jogavam por um determinado tempo consoles clássicos da história dos videogames. Em cada rodada parte dos alunos jogavam livremente e outros observavam fazendo anotações relevantes sobre Game Design, roteiros e personagens, game flow, dentro outros conhecimentos. Através de uma experiência com muita diversão, os alunos aprenderam como se deve fazer uma avaliação de jogo para construir variáveis para seus próprios games, a partir de jogos que não são essencialmente novos.
Também foram apresentados aos alunos os projetos de pesquisa do Museu Bojogá e seus protótipos de desenvolvimento com outros alunos e profissionais. Ao final da oficina foram sorteados jogos antigos de Odyssey para os alunos guardarem de lembrança do Museu Bojogá.
Galeria
Atualiazado em 23/05/2020 por Daniel Gularte