Procurando ajudar a construir coletivamente um modelo de educação mais inovador, o Museu Bojogá participou do Programa Escolas Criativas que lançou um novo ciclo formativo chamado Educação Conectada. As formações acontecem de 11 de agosto a 15 de outubro de 2020 no canal do youtube da iniciativa. O curso reúne especialistas de várias regiões do país para promover ambientes de discussões de cultura, inovação e tecnologia, sustentabilidade e gestão escolar. Durante o segundo semestre de 2020 serão ofertados 20 aulas online, totalizando 40 horas de conteúdo gratuito e online.
Dentre os(as) especialistas que facilitaram o processo formativo estão: Juca Ferreira (BA) – Sociólogo e ex ministro da Cultura; Dane de Jade (CE) – Atriz-pesquisadora, radialista e gestora cultural; Flávia Monteiro Barros (RJ) – Doutora em Educação e Secretaria Municipal de Educação de Niterói (RJ) e Daniel Gularte (CE) – pesquisador e curador do Museu Bojogá.
A atividade é fruto das mudanças advindas no contexto da pandemia mundial de Covid-19. O Escolas Criativas busca refletir acerca do processo de educação e suas metodologias em tempos de isolamento social. Essas reflexões geraram novas práticas e iniciativas que vêm mobilizando estudantes, educadores e comunidade em geral.
O programa Escolas Criativas é uma realização de Enel Brasil e Quitanda Soluções Criativas, com o patrocínio da ANEEL, através do seu programa de Eficiência Energética. Com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da lei de incentivo à cultura, a iniciativa é uma correalização da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e Instituto Br arte. A responsável pela produção executiva é a Cinco Elementos Produções.
Com o tema “Bojogá! – Um museu de jogos eletrônicos que oferece aprendizado, encantamento, interação e diversão”, o Museu Bojogá abordou com os convidados estudos de caso de jogos de impacto para o ensino fundamental, médio e superior; inovação no uso de jogos para promover o aprendizado; jogos pedagógicos; gameficação no estudo escolar; práticas que promovem interação entre diferentes gerações; produção de games no Ceará e no Brasil; economia criativa. Veja abaixo como foi essa conversa e acompanhe o projeto:
Agradecemos a toda a equipe do projeto que nos recepcionou com muito afeto e nos proporcionou exibir o Museu Bojogá e sua missão para os educadores em transformar a realidade da sala de aula com conhecimento e diversão. Bojogá!
Atualiazado em 16/09/2020 por Daniel Gularte