Sumário
Imagine utilizar o poder das memórias afetivas, da imersão e da interatividade dos games para transformar a percepção e consequentemente a realidade em nossa volta. Esse foi o mote do curso que o Instituto Bojogá realizou, entre os dias 17 de janeiro a 04 de fevereiro de 2023,no Museu de Imagem e do Som do Ceará.
O curso Gamecultura – Utopias de Universos e Metaversos é uma iniciativa inovadora que utiliza a cultura dos games como repertório para a criação de experiências estéticas transformadoras e de impacto para as pessoas. Através de aulas interativas, os participantes entram no universo dos games, em seus pilares fundamentais, encontrando no mercado e em seu ecossistema insights para desenvolver novos produtos e serviços. O projeto é fruto dos mais de dez anos de atuação do Instituto Bojogá em transformar com os jogos a educação, saúde, felicidade e cidadania.
Outa vantagem do curso é que não tem nenhum pré-requisito. O curso é voltado para quem tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o assunto a ser estudado e recomendável para aumentar as habilidades e conhecimentos de quem já conhece a linguagem dos jogos.
O grande diferencial deste curso em relação a todos os outros é a experimentação estética de jogos, graças ao enorme acervo do Museu Bojogá. Em cada aula, os alunos tinham contato físico com equipamentos dos anos 70 aos anos 2000, podendo inclusive jogar com os videogames antigos. Isso traz maior conexão e inspiração para os alunos, que devem, ao final do curso, propor alguma atividade transformadora usando jogos.
Ementa
Transformação Digital e Revolução Gamística, definições e apontamentos sobre Gamecultura, pré-história e evolução dos games, identidade e representação de jogos, desenho de jogos de impacto, tipologias motivacionais humanas, ecossistema de jogos no mundo, Brasil e Ceará. Técnicas e metodologias de criação de jogos de impacto.
Público-alvo
- Estudantes de nível médio, técnico, graduação e pós-graduação nas áreas de design, artes, comunicação, mídias digitais, jogos
- Profissionais e produtores de qualquer linguagem artística e cultural interessados em desenvolver seus projetos usando tecnologias de jogos
- Professores de cursos de design, pedagogia, artes, comunicação e demais áreas que estudam os jogos como manifestação da sociedade
- Pesquisadores de qualquer área onde os jogos são objeto de estudo
- Gestores de equipamentos culturais, escolas e secretarias de governo que procuram usar os jogos como ferramenta de fruição cultural em suas instituições
- Pessoa usuária da Cultura, entusiasta da área de jogos, autodidata
Entregas
Os alunos do curso tiveram a possibilidade de criar projetos alternativos com estética e visual ligado à Gamecultura, que vão servir para ampliar a percepção do game para além do jogo, criando alternativas de poéticas que geram novas narrativas e experiências dentro dos jogos para agentes do ecossistema. Veja os projetos apresentados abaixo:
- Oficinas de Autonarrativa em games – Adriane Almeida
- Podcast Gamecultura – Alyne Castro
- Revista estética de Jogos Retrô – Lucas Mota
- Site com os agentes do Ecossistema – Vianney Ribeiro
- Jogo PPM – auxílio de programadores em codificação ética e saudável – Vitor Veras
- Projeto sensorial de jogo para cegos
Galeria
Desdobramentos
Com a realização deste primeiro curso, diversos projetos emergiram com o propósito de melhorar a percepção do game para os cearenses. Os projetos apresentados foram apreciados pela Bojogá, que irá dar o melhor encaminhamento para eles, de forma a tirá-los do papel. É um dos principais motivos de existência do Instituto: construir experiência que aproximam as pessoas com jogos, e que podem impactar a transformar mailhares de pessoas.
Agradecemos ao MIS-CE pela aposta nesta inovadora formação. Temos certeza que novas turmas serão formadas e que promoveremos ainda mais a gamecultura para todos.
Atualiazado em 20/02/2023 por Daniel Gularte