Sumário
Para celebrar os 40 anos do mais duradouro e bem-sucedido personagem dos jogos eletrônicos, o Bojogá apresenta uma lista de quarenta fatos interessantes sobre Pac-man na cultura do planeta. O jogo foi criado por Toru Iwatani e o seu primeiro arcade, fabricado pela empresa Namco, foi lançado em 22 de maio de 1980 no Japão. Desde então faz parte da linguagem cultural do game por inúmeras gerações. Para saber mais sobre a história completa do jogo veja nossa análise na revista Retroplay. Sem mais demoras, vamos a lista:
1. Primeiro jogo com temática de gênero
Pac-man foi desenhado por Iwatani para atender a mulheres e jovens que não tinham muitas opções para jogar. O que se viu no final foi a massa de gamers da época jogando freneticamente o game, gerando sucesso imedato.
2. Resposta a Space Invaders
A narrativa de Pac-man foi de encontro aos jogos espaciais e de guerra da época. Notadamente com temáticas para atender a maioria dos gamers e circulando no grupo midiático da época (corrida espacial e guerra fria), provou que os jogos poderiam ter suas próprias temáticas.
3. Desejo das meninas
Toru Iwatani declara em entrevistas que a principal narrativa do jogo, aliás, seu objetivo central, foi baseado em algo que as meninas, segundo ele, gostavam de fazer – no caso ele assumiu que meninas adoravam comer doce – e quem não gosta!
4. Game designer sem ser um
Toru Iwatani quando foi contratado para criar um jogo eletrônico para a Namco não sabia nada sobre Game Desigm. Até mesmo seu interesse era sobre máquinas de pinball. Foi sua primeira tentativa em criar um jogo dessa natureza.
5. Waka Waka
O nome original do game no japão é Pacu-man, que é uma certa abreviação para o termo Paku Paku Taberu, que significa a ação de comer e comer. Contudo, ao invés de Pacu Pacu, o som emitido pelo personagem no jogo soa mais como um Waka Waka, numa tentativa de reproduzir aqui a representação fonética. O fato é que Waka Waka se referiu no mundo inteiro como o som de Pac-man.
6. Orgia no nome
Para adaptações do arcade para o Ocidente, o jogo foi nomeado de Puckman. Antes mesmo de se distribuído pela Midway nos EUA, mudaram as pressas o nome do jogo, pois os jogadores poderiam facilmente trocar a letra P pela letra F, criando assim um palavrão e certamente destruindo o jogo. A versão final no mundo ficou como Pac-man.
7. Desenho do personagem
Sabe-se que Pac-man foi inspirado em um pedaço de pizza que faltou quando Iwatani pensava no personagem. Apesar do próprio criador do game confirmar esse fato ele acrescenta que essa foi uma versão mais publicitária da concepção. Na verdade ele quis mesmo dar mais uma forma arredondada do kanji de comer, que se assemelha a um quadrado.
8. Origem dos inimigos
Os Fantasmas do jogo foram inspirados no desenho Gasparzinho e no manga Obake no Q-Taro.
9. Fantasmas com personalidade
Um grande diferencial no game é a personalidade dos protagonistas. No caso dos fantasmas, isso acontece de uma maneira genial, usando os recursos simples do game. Cada fantasma tem uma cor e um nome que aparece na introdução do arcade. Mas o que mais determinou suas personalidades foi a inclusão de algoritmos de perseguição diferentes para cada um deles.
10. Jogos tipo stealth
Os padrões de perseguição dos fantasmas de Pac-man serviram de inspiração para centenas de novas mecânicas de jogos, contribuindo inclusive para uma nova taxonomia de game: os jogos tipo stealth, como por exemplo a série Metal Gear.
11. Os Energizadores
Segundo Toru Iwatani, a inspiração para a criação dos energizadores, ou pílulas que dão poder a Pac-man, veio do desenho Popeye, quando ele come a lata de espinafre e derruba seus oponentes.
12. Sopro de Kilobytes
O jogo Pac-man foi escrito com apenas 24kb, algo muito menor do que a quantidade de kilobytes de texto dessa página!
13. Dezoito meses
Esse foi o tempo total de desenvolvimento de Pac-man. Com uma equipe de apenas 9 pessoas, e para as condições da época, foi bastante tempo. O pior segundo Iwatani foi elaborar os algoritmos dos fantasmas.
14. Primeiro power-up
Pac-man foi o primeiro jogo a introduzir o conceito de poder especial, o power-up, com seus energizadores.
15. Primeiro cut-scene
Pac-man também foi o primeiro jogo a inserir o conceito de cutscene, ou interlúdio, com animações engraçadas dos protagonistas do game
16. Versão do Ocidente
Além do nome diferente, o layout do arcade era mais chamativo, com cor amarela, e sua dificuldade era maior, podendo ser configurada alterando os DIP Switches (chave de controle) que controlam velocidade, vidas e pontuações.
17. Escore perfeito
Se um jogador conseguir comer todos os pontos e usar todos os energizadores em todas as fases de Pac-man, é possível conseguir o que chamamos de Perfect Score (Escore Perfeito) – no caso 3,333,360. Billy Mitchel, em 1999, foi o primeiro jogador a conseguir o feito em cerca de seis horas e anos depois David Race se tornou o recordista mundial do game por conseguir o Perfect Score em 3 horas, 28 minutos e 49 segundos.
18. A tela da morte
O Escore Perfeito do jogo só acontece quando se chega a tela da morte, ou fase 256. Trata-se de um erro no jogo, que renderiza erroneamente os sprites na tela, impossibilitando a continuação da jogada.
19. Primeira exibição
O primeiro arcade de Pac-man foi instalado em um cinema de uma localidade de Tokio, Shibuya.
20. Pac-mania
Pac-man está em mais de 30 plataformas diferentes licenciadas, sem contar com versões não autorizadas, piratas e não reconhecidas.
21. Sistema mais vendido
Dos sistemas licenciados, Pac-man teve a sua maior venda para os sistema Atari 2600, vendendo 7 milhões de unidades.
22. Sistema mais fracassado
Curiosamente, a Atari produziu mais 12 milhões de cópias de Pac-man para o Atari 2600 a serem vendidos até o natal de 1983. Contudo a estratégia foi muito mal pensada e juntamente com o game E.T. para o mesmo sistema, Pac-man é reconhecido como um dos piores jogos portados para o Atari 2600. Isso fez com 10 milhões de cartuchos fossem enterrados no deserto do Novo México.
23. Recorde mundial
O Guinness Book tem registrado Pac-man como o arcade com maior sucesso na história
24. Namco x Midway
A Namco, produtora japonesa oficial de Pac-man, processou a Midway, distribuidora americana de Pac-man por ter criado, sem consentimento da parceira japonesa, uma série de jogos derivados de Pac-man,
25. O mais famoso
Uma revista americana fez um levantamento de cultura de jogos e informou que o personagem Pac-man é mais conhecido da história dos games, com 94% de lembrança pelos ocidentais.
26. Família Pac-man
Diversos clones e derivações oficiais e não oficiais de Pac-man foram criados, como Super Pac-man, Miss Pac-man, Junior Pac-man, Baby Pac-man e Professor Pac-man.
27. Obra de arte
Pac-man foi reconhecido como obra de arte em diversos museus no mundo, e notadamente faz parte do acervo do MoMA de Nova Iorque.
28. Deu prezuízos
Em comemoração aos 30 anos de Pac-man, o Google criou um Doodle (imagem inicial comemorativa) que recria o jogo dentro do site de busca da empresa. Segundo uma empresa de análise de dados, foram perdidos (ou gastos, como queiram) 4.82 milhões de horas por pessoas no mundo todo apenas jogando essa versão do game, representando um prejuízo de horas trabalhadas de aproximadamente US$ 122.000.000,00
29. Pac Google Maps
A Google também fez outra homenagem nos 35 anos de Pac-man. Desta vez na plataforma Maps. Um ícone de visualização na parte de baixo do aplicativo adicionou o modo Pac-man, que transforma um mapa visualizado em uma fase do game, transformando ruas em caminhos com os pontos. A conversão em tempo real é fantástica e relembra com fidelidade toda a mecânica do game.
30. Desenho animado
Entre os anos de 1982 e 1983 a tv americana transmitiu 44 episódios em duas temporadas do desenho animado baseado em Pac-man, produzidos pelos estúdios da Hanna Barbera.
31. Pacman Defense
A estratégia de jogo de Pac-man tem referências até no âmbito dos negócios. Quando uma empresa agressivamente tenta tomar uma outra querendo comprá-la, e esta toma medidas de não deixar acontecer o processo, sendo assim uma espécie de fuga, ocorre o que se chama de Pacman Defense.
32. Franquias
Pac-man abriu franquias com mais de 400 produtos diferentes fora do mercado de games: roupas, mochilas, bonés, coletes, cadernos, e muito mais.
33. Jogo de tabuleiro
Pac-man recebeu a sua versão de board game em 1982 através da Milton Bradley. O jogo tenta simular o ambiente de Pac-man com os personagens, o labirinto e até os pontos para comer. Mas a jogabilidade parecia não ser tão fluida como no jogo digital.
34. Relógio digital
A empresa Nelsonic produziu uma versão de Pac-man para relógios digitais. Nos anos 80, os relógios com calculadores, agendas e jogos eram bastante procurados.
35. Pinball
E para dizer que Pac-man esteve em todas as plataformas de jogos possíveis uma versão do jogo foi lançada pela Bally/Midway, que também tinha a participação de Ms. Pac-man.
36. Pac-man vs. Street Fighter
No jogo Street Fighter vs Tekken, Pac-man é um personagem jogável, montando um Mecha Mokujin. De maneira controversa, os personagens DLC do jogo, incluindo Pac-Man, estão todos bloqueados no próprio game. Isso significa que, apesar de ser exclusivo da versão PS3, é possível jogar como ele na versão Xbox 360.
37. Pac-man Smash
Pac-man é um personagem desbloqueável no jogo Super Smash Bros 4 para Wiiu e 3DS. Recentemente ele também faz parte da lista de lutadores para o game Super Smash Bros. Ultimate para o Nintendo Switch.
38. Parada musical
Em 1981 a dupla musical Buckner and Garcia lançou uma canção dançante chamada Pac-Man Fever, que conta um pouco como era jogar Pac-man na época. Sem pretenção nenhuma, a música acabou ficando na posição de número 9 das 100 melhores da Billboard daquele ano.
39. Aparições na mídia
Dentre uma série de referências que podemos encontrar em séries, novelas, revistas em quadrinhos e muitas outras mídias, podemos destacar duas aparições memoráveis do personagem. No filme Tron de 1982 ele pode ser encontrado em um mapa. Já em Detona Ralph, filme da Disney/Pixar que trata dos videogames em si, os personagens do jogo Pac-man aparecem em várias cenas.
40. Pixels
No filme Pixels, de 2015, o personagem Pac-Man é um dos inimigos do filme – ele se encontra com seu criador na ficção, Toru Iwatani, interpretado por outro ator, Denis Akiyama. Entretanto, Iwatani faz uma rápida aparição no game, como o técnico que conserta uma máquina de Pac-man logo na abertura do filme.
Galeria
Gostou da lista? Acha que faltou alguma importante informação sobre esses quarenta anos do maior personagem da história dos games? Escreva nos comentários e Bojogá!
Atualiazado em 14/01/2021 por Daniel Gularte
Muito Bom!!!! Bom saber!!!! valeu galera!!!!