Sumário
Devido a legislação que barrava e importação de produtos eletrônicos, o Brasil ficou atrasado, o que fez com o que os videogames chegassem com uma ou duas gerações de atraso. No devido a esse atraso, tivemos praticamente duas gerações simultaneamente em mercado, no caso, a terceira e a quarta geração.
Histórico
Quando o Master System chegou ao Brasil, ele não sofreu com a concorrência do seu rival, NES, logo de cara, a Nintendo só chegaria em solo brasileiro oficialmente anos mais tarde. A TecToy, líder do mercado já no primeiro ano com o aparelho, não se intimidava com os clones, mas afirmaram que manter o crescimento do mercado não seria fácil.
O design futurista do aparelho e os periféricos chamaram a atenção dos consumidores, que eram constantemente bombardeados de propagandas. Já na década de 90, tendo seu sucessor no mercado, a Tectoy não abandonou seu 8bits, o Master System ainda recebeu novas versões e também cartuchos que poderiam ser reaproveitados em seu sistema de 16bits.
O Master System recebeu sua versão compacta em 1992, a um preço de 1.699.000 cruzeiros e com Alex Kidd na memória, mas compatível com mais de 100 jogos da plataforma. O Master System III Compact teve um total de seis lançamentos diferentes, onde se vareava a cor da caixa e vinha com Alex Kidd ou Sonic, uma edição acompanhada de um cartucho com 21 jogos, e a outra com super Futboll II. Este aparelho permaneceu vários anos no mercado, e possui o mesmo contexto histórico e de mercado que a primeira versão do aparelho lançado.
O Console
Por ser uma versão compacta, este aparelho não dispõe de entrada para periféricos e é bem menor comparado a primeira versão do Master System. A terceira versão conhecida pelo público brasileiro, fora do pais foi adotada como a segunda versão do aparelho, com isso, a versão Master System III Compact é uma versão que foi distribuía somente no mercado brasileiro.
O Design compacto vem na cor cinza, possui a entrada para cartucho localizada no cento do console, e ao lado, um botão de pause na cor branca. No canto inferior esquerdo se encontra o botão liga e desliga e ao lado inferior direito se encontra a logomarca da Sega acompanhada do “ouriço” nas versões que se acompanha com o jogo Sonic. Na extremidade, ao centro, estão duas entradas para joysticks, onde é possível comentar a pistola Light Phaser. Atrás do aparelho é possível encontrar o seletor de canal CH3-CH4 e a entrada RF OUT.
Ao comprar um Master System III Compact na caixa, acompanham a embalagem: um console com cabo AC incluso, um joystick, um acoplador de vídeo com cabo RF, um manual de instruções e um manual de instruções do cartucho.
Ficha Técnica
Nome: Super Master System III Compact
Geração: Terceira
Fabricante: TecToy
Ano de lançamento: 1992
Mídia: Cartucho
Referências
Wikipédia
Comerciais do Master System no Brasil – Youtube
TecToy Wiki
Master System III Compact – Manual de Instruções
Blog GG Master
Blog Green Hills Zone
Blog Memória Bit
Gosto mesmo é dos primeiros modelos do master system… a versão 2 com jogos de verão e alex kid na memória se eu não estiver enganado, bons tempos mesmo!!!!