Sumário
Após entrar na terceira geração com um console não muito bom a CCE tenta se redimir com seu novo videogame, que trouxe novidades tão boas que influenciou os outros clones na época.
Histórico
Na época em que a clonagem de consoles era prática aceita as empresas que os fabricavam o faziam sob a proteção da Lei de Reserva de Mercado que limitava o alcance de consumo dos consumidores.
Lançado em 1989 pela CCE, o Top Game VG 8000 foi um dos primeiros clones de NES, ou Nintendinho para os íntimos. Seus controles eram adaptações dos controles de um clone do Atari feito por eles mesmos, o Super Game VG 3000. Os joysticks, que infelizmente eram fixados ao console, se assemelhavam a um controle de televisão com um palito direcionador no alto e dois botões, um em cada lateral do controle, e como se o design não fosse ruim o bastante os botões de Start e Select se encontravam apenas no controle principal.
O console utilizava o padrão de 60 pinos para cartuchos, o que significa que normalmente o console não aceitaria cartuchos do padrão ocidental, necessitando de um adaptador para jogar os mesmos. O VG 8000 também não era um console notório por si só, resultando em uma vida extremamente curta, mas sua luta não foi em vão pois ele abriu as portas para o seu novo modelo.
Um ano depois do lançamento do VG 8000 a CCE lança seu mais novo clone, o Top Game VG 9000 e desta vez seu console estava bem melhor preparado.
O console
Os controles melhoraram, mas não muito, se tornando mais parecidos com os do Nintendinho e finalmente abandonando o design do joystick do Atari, resultando em um formato um pouco mais confortável. Os controles desta vez não eram fixados no console, mas infelizmente não eram muito resistentes. O console também vinha com uma pistola a laser para ser utilizada em alguns jogos.
Além disso, o novo console vinha com duas entradas de cartuchos, aceitando tanto os de 60 como os de 72 pinos, o que o tornou muito popular na época já que a preocupação na hora de comprar ou alugar fitas nas famosas locadoras era bem menor e acabava com a necessidade de se gastar mais dinheiro com adaptadores. Esta nova característica foi tão bem recebida que os outros consoles da época também passaram a adotar o sistema de duplo encaixe. Ainda vale notar que embora o sistema de duplo encaixe fosse extremamente elogiado ainda haviam aqueles que dissessem que ele reduzia a vida útil do console.
Curiosidades
- Alguns consoles vinham com o cartucho do Super Mario 1 ou do Tiger Heli.
- Embora fosse um clone de Nintendinho seu design era inspirado no Atari.
Ficha Técnica
Geração: Terceira
Fabricante: CCE
Lançamento: 1990
Controles: Dois joysticks e uma pistola laser
Fonte Interna: 110/220v
Cartuchos: 60 pinos
Referências
A Odisséria dos Nintendinhos genéricos
Os clones do Nintendinho made in Brasil
A era dos clones parte 1 (Turbo Game, Top Game VG 9000 e 8000)
O vídeo game de dupla personalidade
Saudades!!!! época boa era essa!!!! A simplicidade ainda me atrai e muito!!!! valeu
Já tive um top game vg 9000!!!! bons tempos!!!! batman, super mario, karateka, tiger heli, elevator action e muitos outros clássicos que joguei na minha vida!!!! bons tempos mesmo!!!! Asimplicidade ainda me atrai!!!! valeu
Tive um desses. Posso afirmar que era bem resistente, inclusive seus controles, que acabei substituindo por um modelo com botão de turbo e não por problemas no mesmo. O duplo sistema de cartuchos facilitava a vida por precisar ter essa preocupação de procurar pelo jogo no padrão japonês ou americano. Ótimas lembranças!