Sumário
O Super Cassete Vision é um videogame feito pela Epoch Corportate lançado no Japão em 17 de julho de 1984, e na Europa, especificamente na França, meses depois também em 1984. É o sucessor do Cassette Vision e competiu com o Family Computer da Nintendo e o SG-1000 da Sega no Japão.
Histórico
O primeiro console de cartucho original da Epoch, o Cassete Vision, foi introduzido no Japão pela Epoch em 1981, que teve vendas constantes e assumiu 70% do mercado japonês de consoles domésticos na época, com cerca de 400.000 unidades vendidas. No entanto, a introdução de sistemas de próxima geração da Nintendo, Casio e Sega rapidamente superou o Cassette Vision original, levando a Epoch a desenvolver rapidamente um sucessor. Chamado de Super Cassette Vision, foi lançado em 1984 ao custo de ¥ 14.800 ienes, apresentando um processador de 8 bits, mais compatível com a terceira geração, e melhor desempenho com seus concorrentes. Mais tarde, foi lançado na França pela ITMC sob a marca Yeno. Pelo menos 16 jogos foram trazidos do Japão para um lançamento europeu.
Uma versão do sistema voltada para o mercado feminino jovem, chamado de Lady Cassette Vision, foi lançado no Japão. O console veio embalado em um estojo rosa, junto com o jogo Milky Princess. O sistema não teve o resultado esperado e não conseguiu igualar a enorme popularidade do Nintendo Famicom, levando a Epoch a sair do mercado de consoles de mesa definitivamente em 1987. Além do Epoch Game Pocket Computer (que também foi lançado em 1984), este seria o último sistema lançado pela Epoch.
O Console
Construído em torno de um clone do processador Z80, o Super Cassette Vision era um sistema competente. Seu design possui um compartimento embutido na parte frontal da máquina, utilizado para abrigar os controladores utilizados no sistema. A tampa deste compartimento também possui orifícios convenientes para a passagem dos cabos, para que a tampa possa ser fechada enquanto o sistema estiver sendo usado. Os controladores são conectados ao console, com um comprimento de cabo de cerca de 90cm, apresentando um joystick com dois botões de disparo em cada lado do controlador. Cada controle é rotulado com um adesivo colorido (vermelho/azul) para indicar cada jogador.
O sistema possui os botões normais de energia (Chave Liga/Desliga e Reinicialização) e um botão Pausa na parte superior da máquina, além de um teclado numérico para outras entradas. Os cartuchos de jogos são coloridos e vêm em caixas de papelão com manuais. O sistema também foi o primeiro a utilizar cartuchos com pequena memória alimentada por bateria para salvar pontuações e níveis feitos pelo usuário. Esses cartuchos eram geralmente mais altos que o normal, construídos para encaixar os componentes extras. O Super Cassette Vision usa a conexão RF padrão para saída de vídeo e a saída RGB nativa, que é controlada na parte traseira do sistema com um interruptor que denota canais RGB e RF.
Jogos
30 jogos estavam disponíveis para o sistema no Japão, com 16 deles chegando ao mercado europeu. Adesivos na frente do cartucho continham controles para o jogo. As coberturas na embalagem geralmente eram consistentes com a cor do cartucho e as cores eram as mesmas em todas as regiões. Assim como o original, os jogos para o Super Cassette Vision também são numerados na ordem de lançamento, mas os títulos europeus seguiram seu próprio sistema de numeração. Alguns jogos não foram lançados mas seus protótipos são conhecidos: Black Hole, Super Derby e Super Rugby. Abaixo a lista dos jogos do Super Cassete Vision, por ordem de lançamento:
- Astro Wars (vermelho)
- Astro Wars II: Battle in Galaxy (azul)
- Super Golf (amarelo)
- Super MahJong (preto)
- Super Baseball (verde neon)
- Punch Boy (laranja)
- Elevator Fight (branco)
- Lupin III
- Nebula (preto)
- Wheelie Racer (vermelho)
- Boulder Dash (azul oceano)
- Miner 2049er (vermelho escuro)
- Super Soccer (verde limão)
- Comic Circus (aqua)
- Milky Princess (rosa)
- Pop & Chips* (verde espuma do mar)
- Kung Fu Road (roxo claro)
- Star Speeder (azul claro)
- Ton Ton Ball (rosa claro)
- Super Professor (amarelo)
- Japanese Chess [Shogi] (marrom dourado)
- Doraemon (azul claro)
- Super Basic* (branco)
- Dragon Slayer* (verde mar)
- Professional Wrestling
- Monster Land
- Dragon Ball (azul claro)
- Mappy (verde limão)
- Sky Kid (salmão)
- Pole Position II (azul claro)
Jogos Europeus
- Astro Wars
- Astro Wars II: Battle in Galaxy
- Super Golf
- Punchy Boy
- Elevator Fight
- Lupin III
- Nebula
- Wheelie Racer
- Miner 2049er
- Boulder Dash
- Super Soccer
- Comic Circus
- Pop & Chips*
- Kung Fu Road
- Star Speeder
- Ton Ton Ball
Super Cassete Vision Lady
Em 1985, a Epoch lançou uma versão do console no Japão diretamente voltada para o mercado feminino, chamada Super Cassette Vision Lady, que era tecnicamente igual ao Super Cassette Vision, mas todos os componentes sendo de cor rosa. O console era transportável dentro de um estojo de transporte que continha compartimentos para outros cartuchos, cabos e fontes de alimentação necessários para operar o sistema.
O Super Cassette Vision Lady era uma edição limitada do console de vídeo Super Cassette Vision da Epoch. Ele era voltado para o mercado de gamers do sexo feminino, e o console e o estojo de transporte eram no tom rosa brilhante. Ele veio junto com o jogo Milky Princess, que como todos os cartuchos Super Cassette Vision era de cores vivas, neste caso rosa para combinar com o console.
O Super Cassette Vision Lady era totalmente compatível com a biblioteca de jogos Super Cassette Vision, embora isso só se estendesse aos 30 títulos produzidos. O console de mesa vendeu muito mal e não foi feita nenhuma tentativa para esse mercado mais segmentado por sexo até 1995, onde outro fabricante tentou criar um console de videogame voltado para meninas, na forma do Casio Loopy.
Mercado
O Super Cassete Vision vendeu aproximadamente 300 mil unidades no Japão e foi também o único console Epoch a ser vendido fora do Japão. O apelo visual do console estava nas cores vivas dos cartuchos e na versão cosmética feminina, segmentando seu mercado pelas diferenças cromáticas. Os jogos lançados acabaram não sendo capazes de competir com uma biblioteca muito maior da Nintendo e Sega.
Curiosidades
- Quando o console é ligado sem nenhum cartucho, o Super Cassette Vision exibe um ‘exibição de teste de imagem de vídeo’, mostrando muitos balões de cor única movendo-se aleatoriamente pela tela enquanto o fundo muda; uma tentativa de demonstrar o recurso de renderização de 128 sprites na tela, característica presente na propaganda da caixa do console.
Ficha Técnica
Geração: terceira
Fabricante: Epoch
Lançamento: 17 de julho de 1984
Unidades Vendidas: 3000.000
CPU: PD7801G (clone do Z80)
Vídeo: 309×246 até 128 sprites com 16 cores
Áudio: 1 canal de 8 bits
Controles: joysticks
Mídia: cartucho
Referências
Wikipedia
Old Computers
Giant Bomb