Sumário
O Master System Portátil, também conhecido como Poga e Arcade Gamer, é um console que emula o Sega Master System e Sega Game Gear em um chip único fabricado pela empresa AtGames. O aparelho tem o formato de controle e possui cabos que devem ser ligados a um televisor.
Histórico
Originalmente chamado de Arcade Gamer, a ATGames, empresa americana muito conhecida por criar consoles emulados de plataformas retrô, distribuiu esse modelo por várias empresas no mundo com nomes e esquemas de cores diferentes, em 20, 30 e 40 variações de jogos. Todos os modelos compartilham o mesmo invólucro de plástico – um controle de jogo (mesmo conceito encontrado em produtos como o Mega Drive Twin Pads). A ATGames mais tarde usaria o mesmo design da carcaça para o Arcade Gamer Classic baseado no Mega Drive.
No Brasil a Tectoy aproveitou-se da parceria que tinha com a aquisição dos chips da ATGames para trazer essas versões em 2009, substituindo o Master System Handy. Mais tarde, novos modelos aprimorados e com tela LCD embutida foram inseridos no mercado, dispensando o uso de um aparelho de TV.
O Console
O aparelho é basicamente um controle onde abriga todo o hardware que emula o sistema 8-bits do Master System/Game Gear em uma lista de 30 jogos. O console funciona com 4 pilhas AA o qual tem uma duração média de 80 horas de jogo. Em relação ao modelo anterior, o controle tem melhor pegada, possui além de bons direcionais, botão de atalho para o Menu, botão de start, botões A, B e C (parecido com do Mega Drive) e indicador Power LED. Ele foi projetado para apenas um jogador, portanto, não possui entrada para outro Joystick. O aparelho possui cabos com saída de vídeo AV e áudio mono, com 3 metros de comprimento.
Master System Portátil (azul)
Este modelo é exatamente igual à versão amarela, onde o controle abriga todo o hardware que emula o sistema 8-bits do Master System/Game Gear em uma lista de 30 jogos. O console funciona com 4 pilhas AA o qual tem uma duração média de 80 horas de jogo. Em relação ao modelo anterior, apenas a embalagem mudou, saindo de um material plástico para uma caixa de papelão. Possui além de bons direcionais, botão de atalho para o Menu, botão de start, botões A, B e C (parecido com do Mega Drive) e indicador Power LED. Ele foi projetado para apenas um jogador, portanto, não possui entrada para outro Joystick. O aparelho possui cabos com saída de vídeo AV e áudio mono, com 3 metros de comprimento.
Ficha Técnica
Master System Plug&Play
Este modelo é uma atualização de 2018 para o Master System Portátil e continua com o mesmo visual e cor, onde o controle abriga todo o hardware que emula o sistema 8-bits do Master System/Game Gear, mas ao invés de 30 jogos, a lista passou a ter 40. O console funciona com 4 pilhas AA o qual tem uma duração média de 80 horas de jogo. Em relação ao modelo anterior, continuou-se usando a caixa de papelão, mas com mudanças visuais, destacando a remoção da marca da Tectoy e a logo, onde no lugar foi inserida uma tipografia com o nome “MASTER SYSTEM”. Possui além de bons direcionais, botão de atalho para o Menu, botão de start, botões A, B e C (parecido com do Mega Drive) e indicador Power LED. Ele foi projetado para apenas um jogador, portanto, não possui entrada para outro Joystick. O aparelho possui cabos com saída de vídeo AV e áudio mono, com 3 metros de comprimento.
Jogos
Abaixo a lista de jogos do Master System Portátil, de acordo com cada versão:
Versão de 20 jogos (indisponível no Master System Portátil, apenas no Poga):
- Alex Kidd: The Lost Stars
- Alex Kidd in High Tech World
- Alex Kidd in Miracle World
- Astro Warrior
- Aztec Adventure
- Baku Baku
- Columns
- Dragon Crystal
- Fantasy Zone
- Global Defense
- Kung Fu Kid
- The Ninja
- Penguin Land
- Putt & Putter
- Quartet
- Snail Maze
- Sonic Chaos
- Sonic Drift 2
- Sonic Triple Trouble
- Super Columns
Versão de 30 jogos:
- Alex Kidd High Tech World
- Alex Kidd II The Lost Stars
- Alex Kidd In Miracle World
- Assault City
- Astro Warrior
- Aztec Adventure
- Baku Baku Animal
- Bomber Raid
- Columns
- Columns
- Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
- Dragon Crystal
- Ecco The Tides of Time
- Fantasy Zone
- Fantazy Zone II – The Tears of OPA – OPA
- Gain Ground
- Global Defense
- Golden Axe
- Kung Fu Kid
- Penguin Land
- Putt and Putter
- Quartet
- Ristar
- Snail Maze
- Sonic Chaos
- Sonic Drift 2
- Sonic Spinball
- Sonic Triple Trouble
- Tails Adventures
- The Ninja
Versão de 40 Jogos:
- Astro Warrior / Pit Pot (2 em 1)
- Action Fighter
- Aerial Assault
- Alex Kidd High Tech World
- Alex Kidd in Miracle World
- Alex Kidd in Shinobi World
- Alex Kidd in The Lost Stars
- Alien Syndrome
- Altered Beast
- Bank Panic
- Battle Outrun
- Black Belt
- Bonanza Bros
- Columns
- Enduro Racer
- Eswat City Under Siege
- Fantasy Zone
- Fantasy Zone 2
- Gain Ground
- Ghost House
- Golden Axe
- Hang On
- Kenseiden
- Lord of The Sword
- Machinegun Joe
- Maze Walker
- My Hero
- Penguin Land
- Satellite 7
- Shadow Dancer
- Shinobi
- Sonic Drift 2
- Sonic The Hedgehog
- Super Tennis
- Thunder Blade
- Transbot
- Woody Pop
- World Grand Prix
- World Soccer™ (Great Soccer 2)
Mercado
O produto original da ATGames quando chegou ao Brasil sofreu pequenas adequações e foi vendido apenas nas versões de 30 e 40 jogos, uma vez que os brasileiros já experimentaram dezenas de clones de videogames que eram embarcados em controles, como é o caso do Gun Boy e similares. Esta série de aparelhos agregavam a biblioteca cosmética da Tectoy.
Curiosidades
- O botão C extra tem nenhum uso para os jogos do Master System ou Game Gear, sendo um recurso inútil para o console.
- Uma vantagem do console é que foram removidos totalmente os mini jogos brasileiros, deixando a biblioteca de jogos com mais qualidade e menos quantidade.
Referências
Sega Retro
Sega Brasil
Youtube
Blog Saturno Games
Tectoy.com.br
Atualiazado em 08/01/2021 por Daniel Gularte