Sumário
Sendo lançado no começo da década de 90 o Hi-Top Game teve vários modelos. Foi um console muito querido na época e a maioria dos jogadores tem memórias do terceiro modelo, pois era em vários aspectos superior a suas outras versões.
Histórico
No começo da década de 80 o mercado brasileiro estava sob uma lei de reserva de mercado, a qual teoricamente protegia nosso mercado eletrônico ao limitar o acesso do povo às grandes marcas, mas que acabou criando um ambiente propício ao plágio, clonagem e reprodução de tecnologia alheia, resultando assim na criação dos famosos “clones” da época, aonde empresas brasileiras iriam criar suas versões de consoles bem sucedidos no exterior.
Tendo sua primeira versão lançada em 1990, o Hi-Top Game foi um clone de Nintendinho desenvolvido pela Milmar, o qual teve no total três versões, mas a mais bem sucedida foi a sua ultima versão Turbo lançada em 1991. Além disso, o console também possuía cartuchos próprios licenciados pela AVE.
O console
O primeiro modelo do Hi-Top game não foi um dos melhores, sendo compatível apenas com os cartuchos ocidentais de 72 pinos ele exigia a compra de um adaptador para poder receber os jogos orientais de 60 pinos. Ele também possuía controles com o design baseado no joystick do Atari com palito direcionador e o console possuía quatro botões em vermelho, que eram o botão de ligar/desligar, reset e entre eles o start e o select. O segundo modelo do console era parecido com o primeiro, porém a cor dos botões do console era em amarelo.
A terceira, e considerada a melhor versão do vídeo game, possuía joysticks parecidos com os controles originais do Nintendinho com o D-Pad. Seus botões direcionais eram acompanhados dos botões A, B e suas respectivas funções turbo que estavam logo acima bem acessíveis e desta vez os botões de Start e Select se localizavam no controle.
Além disso, outra coisa que fez o terceiro modelo se superar em relação aos outros foi que agora o console era acompanhado de um adaptador, o que significa que ele recebia tanto cartuchos de 60 como os de 72 pinos.
Mercado
O Hi-Top Game foi um dos clones de Nintendinho mais apreciado pelos gamers da época e a sua versão mais vendida foi o terceiro modelo pois era superior aos seus modelos antigos.
Curiosidades
- O console também possuía uma pistola.
Ficha Técnica
Geração: Terceira
Fabricante: Milmar
Lançamento: 1990
Controles: Dois joystics
Fonte Interna: 110/220v
Cartuchos: 72 pinos
Referências
O NES no Brasil – nesarchive.net
Brazilian NES Clones
Ataque dos Clones – redbull.com
Atualiazado em 19/05/2017 por Daniel Gularte
nunca vi
Bons tempos!!!! zerei Castlevania 3 nele recentemente!!!! bons tempos de antigamente!!!!
Ainda tenho o meu….
Lembro de ver fotos e informações sempre em revistas especializadas do assunto, bons tempos mesmo!!!!
Joguei muitos clássicos nele…um amigo meu tinha esse video game!!!! Saudades!!!!
Bons tempos! clássico! tenho boas recordações dessa época 8 bits da vida!