Sumário
O Geniecom é um console de videogame de terceira geração clone do NES e que possui uma série de modificações específicas para o mercado brasileiro de jogos eletrônicos.
Histórico
O aparelho foi fabricado pela extinta NTD Eletrônica, sob licença da Codemasters (a co-criadora do Game Genie). Isto que dizer que o console teve liberação para incorporar a tecnologia da senhas secretas quando inserido um cartucho. Ja era o ano de 1992 E os videogames já pulavam para uma nova geração, barateando ainda mais as plataformas de clones de Nintendo. Entretanto o Geniecom foi um dos mais robustos consoles da terceira geração, por ter sido projetado com elementos inovadores de diversas plataformas já lançadas, como forma de seduzir os ainda consumidores que não poderiam comprar um Mega Drive ou um Super Nintendo.
O Console
O Geniecom possui dentro dele um Game Genie (o ancestral do Game Shark) embutido. O periférico é ligado através de uma alavanca na direita do console. Os controles eram grandes e pesados se comparados com o D-pad original do NES, mas possui entrada para fones de ouvido e controle de volume independente. Como o NES, ele também possui saída de vídeo RF e RCA composto, além de poder ligar uma antena no console e no adaptador RF para ligá-lo na TV sem fios, similarmente ao Master System Super Compact. De todas as possíveis atualizações e inovações de um console da época, o Geniecom oferecia todas elas. A única desvantagem do console é que não tinha o dual system (60 e 72 pinos); somente o 72 pinos, padrão americano.
Os controles do Geniecom mesmo sendo pesados vem com botoes de turbo que davam uma grande ajuda aos jogadores em alguns jogos. Outra coisa do Geniecom especial era o som que podia ser acoplado com a entrada no controle – era possível sentir uma qualidade de áudio estéreo.
Jogos
O Geniecom vinha com um livro de códigos do Game Genie, onde continha a maioria dos jogos lançados para o NES, e dependendo do código digitado para o jogo alguns funcionavam bem e outros davam problemas. Esses códigos disponibilizavam muitas mudanças nos games, como vida infinitas, super pulo, escolha de fases e etc. Não era raro o jogo travar com o uso dos códigos, mas era uma opção diferente para usar naquele jogo específico para testar novas possibilidades e até segredos. Funciona da seguinte maneira: ao ligar o videogame o jogador tem acesso a uma tela inicial, antes do game carregar, onde se pode inserir códigos que alterarão algo no jogo em questão. Era necessário consultar o livro e testar as combinações no jogo.
O Geniecom não teve produção própria de cartuchos, como a maioria dos seus concorrentes.
Mercado
Por se tratar de um console de jogo vendido em meio de muitos outros, os Geniecom era facilmente encontrado em lojas de eletrônica. Para muitos foi o primeiro videogame caseiro, por estar com preço muito mais barato que os recém chegados consoles da quarta geração. Em poucos anos o console parou de ser fabricado.
Ficha Técnica
Geração: Terceira
Fabricante: NTD Eletrônica
Ano: 1992
CPU: Ricoh 2A03 8-bit processor
RAM: 2 kB (cartuchos podem ter mais memória para adicionar ao jogo)
Resolução: 256 × 240 pixels
Cores: 48 cores e 5 tons de cinza. 24 cores simultâneas
Audio: 5 canais de som com mudulações diferentes
Controles: dois controles, ligados por conectores ao console
Conexões: sinal de vídeo RF ou AV com conectores ligados ao console
Referências
Brazilian NES Clones
Join2Play
Atualiazado em 04/06/2017 por Daniel Gularte
Me lembrei deste console e fiz a busca e apareceu este site. lembro que um amigo tinha esse console e a gente ficava testando os codigos pra brincar um pouco diferente, ja que na epoca a gente ja tinha desossado os jogos de forma normal na raça. eu na epoca tinha o turbo game dual system. muito bom relembrar isso.
Olá. Vc sabe me dizer se o controle do Phantom System ou do Top Game/ Turbo Game CCE funciona nesse Geniecom?
Possivelmente não. Como o controle possui outros recursos como o plug de fone de ouvido, é possível que os projetistas tenham mudado as pinagens do console para garantir o funcionamento dessa funcionalidade.
Não funciona, eu tenho o mapa de pinagem dele https://github.com/robertofelix/geniecom A partir dessa documentação você pode fazer muita coisa, agora mesmo estou jogando sem fio usando controle 8bitdo
Fala cara, beleza?
Eu tive esse game quando pequeno.
Existia um jogo em que a gente precisa ir quebrando umas portas. Tinham 3 tipos de portas. As que quebravam com uma batida, com duas e com três.
Também tinham alguns “monstros” que vinham atrás pra atrapalhar.
O cara que a gente jogava, que era quem quebrava as portas, tenho a impressão que parecia o Super Mario.
Pooor acaso você não tem ideia de que jogo é ou onde eu poderia descobrir isso?
Minha mãe adorava esse jogo, quero ver se consigo achar e fazer uma surpresa pra ela.
Desde já agradeço!
Olá Fausto. Acredito que você esteja falando do jogo Wrecking Crew (1985). Será esse? Abs!
Lembro desse video game em muitos anúncios de Revistas do assunto!!!! clássico!!!! Era um video game bastante chamativo por ter determinados recursos citados acima. Se eu não estiver enganado também tinha uma revista ou manual de códigos Game Genie para ele…Video game muito desejado na época!!!! Bons tempos!!!!