Sumário
A Calculadora do Professor Corujinha foi uma das muitas tentativas para que alunos se interessassem pela matemática e teve um grande sucesso de vendas em Portugal e no Brasil.
Histórico
No final da década de 70 disciplinas como a matemática continuavam a ser as principais matérias escolares que geravam reprovação nas escolas, algo que pais e professores tentavam contrariar mas sem muito sucesso. A companhia Texas Instruments decidiu entrar nesta cruzada e lançou a Calculadora do Professor Corujinha, uma calculadora inteligente para as crianças que não somentem recebem a solução de problemas matemáticos como nas calculadoras tradicionais, mas também resolvem juntas.
Lançado inicialmente no mercado americano, o brinquedo é uma maneira divertida para as crianças praticarem problemas básicos de matemática. Este brinquedo educacional foi avaliado pela Texas Instruments para crianças entre 5 e 9 anos e foi lançado em 13 de junho de 1976. O release da imprensa enfatizava o foco principal do produto.
O Professor Corujinha é um produto exclusivo, projetado especificamente para ajudar as crianças de 5 anos ou mais a explorar a matemática básica. Embora não seja realmente uma calculadora, o Professor Corujinha gera uma seqüência de problemas – mais de 16.000 problemas pré-programados no total – e envolve crianças na prática de matemática através de um feedback instantâneo agradável e uma situação de reforço.
O aparelho
A Calculadora do Professor Corujinha foi baseada na versão americana da Texas Instruments, Little Professor, de 1976 e é semelhante à calculadora TI-1200 da própria empresa. .
Esta primeira versão da calculadora poderia ser facilmente reconhecida pelos dois interruptores deslizantes esquerdo e direito do rosto. O rótulo na parte de trás do aparalho foi removido durante a produção para uma nova versão sem os botões laterais. Nota-se uma evolução similar no design durante a produção do aparelho para otimizar os custos de fabricação.
A versão vendida no Brasil não tinha os interruptores laterais, estes substituídos por botões [Liga], [Lesliga] e [Nível], adicionados no ano de 1980.
Alimentado por uma única bateria descartável de nove volts, o Professor Corujinha é totalmente portátil e é perfeito para estudantes usarem na sala de aula. Junto com ele poderiam ser adquiridos livros de atividades.
Como Jogar
Em resumo o brinquedo propõe problemas matemáticos às crianças, dando como feedback os parabéns quando elas os solucionavam de uma forma correta. Seriam as primeiras tentativas de gamificar atividades para crianças dentro do ambiente escolar.
A idéia básica por trás do Professor Corujinha é o oposto de uma calculadora normal: a criança tem que digitar a resposta de perguntas simples como “3 + 5 =?”. Pode-se escolher entre as quatro funções matemáticas básicas e quatro níveis diferentes. Se a criança dá uma resposta errada um efeito sonoro ocorre, caso contrário, uma de mais de 16000 perguntas diferentes é feita.
Ao usar o interruptor de quatro posições indicando graus de dificuldade e a tecla de função apropriada ([+], [-], [x], [/]), o professor pode selecionar um intervalo de problemas de matemática aleatórios. O aluno pode então trabalhar de forma independente enquanto ele progride para dominar habilidades matemáticas.
Problemas aparecem no display LED como uma equação e o jogador recebe três oportunidades para inserir a resposta correta através do teclado. Uma indicação de erro é exibida por um segundo cada vez que o jogador responde incorretamente o problema. Se a resposta correta não for dada em três chances, a equação completa aparece no visor, permitindo que o usuário veja o erro. Pode-se então prosseguir para o próximo problema. Se a criança insere a resposta correta, a equação completa é exibida para um segundo e um novo problema aparece. Como um incentivo adicional, o Professor pequeno exibe a pontuação das primeiras respostas corretas após cada conjunto de 10 problemas.
Livro de atividades
O Professor Corujinha também era acompanhado de livros de atividades que poderiam ser adquiridos separadamente. Similar ao seu irmão americano, várias atividades como colorir, marcar ou desenhar no livro eram condicionadas a usar a calculadora e responder às perguntas. Jogos como Jackpot, Winter Numberland, Loco Motion, Number Wonders, Fumble e outros eram tentativas criativas de dar mais ludicidade ao jogo.
Mercado
Vendido como um professor de matemática particular e bem fofinho, o Professor Corujinha (não se sabe porque não foi chamado de Pequeno Professor). Centenas de milhares foram vendidos nas décadas de 80 e 90 como um produto educacional, simples e divertido.
Foram publicados vários anúncios nas revistas da Disney e da Turma da Mônica, que ajudavam a tornar a relação das crianças com a matemática mais próxima.
Curiosidades
- Outro brinquedo educativo desta época é o raro MATH MAGIC e seu WIZ-A-TRON, bem parecido com o Little Professor americano (quase um clone).
- Little Professor teve uma menção honrosa na TI Press em 15 de agosto de 2002 para comemorar o 35º aniversário de sua invenção.
- Uma particularidade desde aparelho do acervo Bojogá é que tem uma assinatura do técnico de futebol Telê Santana, que na época era treinador da seleção brasileira e tinha assumido o comando do Atlético Mineiro. A assinatura foi adquirida pelo antigo dono (Frederico Augusto), ainda criança, no aeroporto de Pampulha em Belo Horizonte. Segundo ele, que embarcou com o técnico, foi uma viagem com muitas turbulências, porém ele e seu irmão não se incomodaram muito, pois além do autógrafo na caixa do brinquedo, eles estavam se divertindo com o Professor Corujinha e seus ensinamentos.
Ficha Técnica
Fabricante: Texas Instruments
Lançamento: 1986 (BRA)
Áudio: speaker interno
Controles: botões
Alimentação: pilhas
Referências
Wikipedia
Retromotoca
Época de ouro 80
Atualiazado em 12/09/2017 por Daniel Gularte
Olá, possuo 1 exmplar da calculadora professor corujinha na versão mais antiga – painel de botões. Quero vender. Saberia estimar um valor? Grata, Nilza.
É preciso ver como está a peça para fazer avaliação. Você pode repensar e fazer uma doação para o museu, que engrandecerá o projeto e poderá ser visto por todos.
Eu tenho e posso doar. 19 974086794
Por favor pedimos que entre em contato com o email falecombojoga@gmail.com
Daniel eu tenho um mas não é calculadora . É uma coruja vermelho chapéu de professor formando. E na barriga tem imagens , vc consegue me ajudar saber como nome Brinquedo
Você pode mandar email pra gente com fotos: falecombojoga@gmail.com