Sumário
O Pense bem é nada mais nada menos do que um dos maiores ícones dos brinquedos eletrônicos do Brasil. Não muito conhecido lá fora, foi um dos maiores sucessos da empresa TecToy e carro chefe nas vendas das lojas de brinquedos. Em uma época que crianças tinham interesse em descobrir a informática e os primeiros laboratórios de computadores apareciam nas escolas, o Pense Bem foi um dos seletos desejos para o natal do final dos anos 80.
Histórico
Criado em 1988 pela desenvolvedora de games Devworks Game Technology para a empresa TecToy, o entitulado mini computador Pense Bem foi o segundo brinquedo lançado pela empresa; o primeiro foi a famosa pistola Zillion, brinquedo que fez enorme sucesso entre as crianças (mesmo com o anime sendo exibido após o lançamento do brinquedo).
Conhecido inernacionalmente como Smart Start (que depois virou uma linha de brinquedos com o mesmo nome), o brinquedo era fabricado pela VTech (Video Technology Electronics).
O eletrônico educativo, de perguntas e respostas, além de possuir dez jogos diversos na memória interna, 8 de desafios matemáticos e dois musicais, poderia ser utilizado com livros interativos, compreendendo temas como: história e geografia, estes adquiridos separadamente.
O Pense Bem, quando lançado pela Tectoy, foi eleito o brinquedo do ano e, após um ano, a empresa lançou seu primeiro videogame 8 bits no Brasil, o Master System. O Pense Bem ganhou versões em cartucho para o console, desenvolvido pela empresa Devworks.
O aparelho
O brinquedo tem uma estrutura bem simples. Possui um microcontrolador Z8 – da Zilog. Este microcontrolador possui um processador de 8 bits, com uma frequência máxima de 8MHz, 128 bytes de RAM e 2KB de ROM, uma configuração fraca para os padrões atuais, mas controla com perfeição o brinquedo, que ainda possui um display de LED (com segmentos retangulares) e um buzzer piezoelétrico.
O teclado possui 32 botões de membrana incluindo as funções ligar e desligar. O grande trunfo do brinquedo eram os livros que podiam ser comprados separadamente com jogos de perguntas e respostas. Para usar um livro bastava ligar o aparelho, apertar a tecla “Livro”, digitar o numero do livro e depois o grau dificuldade das perguntas (provavelmente o número máximo de livros possíveis seria de 81 ou 162).
O Pense Bem é alimentado por 6 pilhas médias (9V). Há também um conector na parte traseira para ligar uma fonte externa de 9V, 300 mA com positivo central. A placa principal possui apenas um chip da Zilog e 15 transistores. Os 8 transistores com cola quente perto do display servem para o sistema de multiplexação dos LED’s e são todos BC557 (PNP). Já os 7 restantes são BC338 (NPN) e servem para os circuitos de ativação do Buzzer, regulador de tensão (com o zener Z1 de 5.6V) e de liga-desliga pelo teclado de membrana.
O coração do sistema é um chip de 28 pinos da Zilog marcado como Z0860008SC. Na mesma peça vem marcado Z8 (correspondente ao core) e 2KB ROM (a capacidade de memória. Trata-se de um parente do famoso Z80 em versão MCU (série Z8).
Jogos
Os jogos do aparelho na verdade eram livros codificados com temas variados. Os livros de atividades interativas possuíam uma senha específica para programação das respostas corretas e apresentavam várias perguntas com alternativas para o jogador. Ao fim de cada livro era mostrado no display do brinquedo a quantidade de erros e acertos.
O “siga-me”, um dos jogos presentes na memória interna, era similar ao brinquedo Genius, onde a capacidade de memorização do jogador era verificada através de uma sequência sonora e numérica que se repetia e elevava o nível de dificuldade a cada rodada.
Mercado
A propaganda do Pense Bem dizia: ”Muito mais do que um brinquedo, quase um computador”. De fato, pode-se dizer que este brinquedo foi um dos primeiros notebooks infantis brasileiros da história pelo seu visual, que lembra um pouco os computadores CP500 da época.
Era recomendável para meninos e meninas a partir dos 6 anos de idade e vinha com 10 jogos, temas variados, desde matemática até música. Testavam conhecimentos gerais, com perguntas desafiadoras para seus jogadores, acompanhado de um livro de atividades ”programadas”, ricamente ilustrado e totalmente colorido. Em algumas versões, vinha um personagem infantil famoso: Tio Patinhas, Pato Donald, Turma da Mônica e até o Sonic. Sorteios em programas infantis do SBT e versões exclusivas de livros baseados em personagens da TV Brasileira faziam do Pense Bem o primeiro contato de crianças com a informática na história.
Galeria
Mídia
A comunidade na internet conseguiu preservar os livros ilustrados do Pense Bem criando versãoes em PDF para preservar os seus conteúdos. Veja abaixo alguns exemplares digitalizados.
Curiosidades
- Na fase do Pense Bem, a TecToy lançou mais de 20 novos brinquedos diferentes
Ficha Técnica
Fabricante: TecToy
Lançamento: 1988 (BRA)
CPU: Zilog Z8
Memória: 128 bytes RAM e 2KB ROM
Áudio: speaker interno (buzzer)
Controles: botões
Alimentação: pilhas
Referências
Wikipedia
Tec Toy Brasil
Atualiazado em 28/10/2016 por Daniel Gularte
NO Datassette tem vários livros dele pra baixar….
saudade dessa época!!!! Até os comercias e anúncios fazem falta!!!! saudade da TV colosso e dos desenhos animados nas manhãs da Tv!!!!