Sumário
Merlin, também conhecido em território norte-americano como “Merlin, The Electronic Wizard”, é um jogo eletrônico portátil, fisicamente parecido um aparelho de telefone sem fio, produzido em 1978 pela empresa de brinquedos Parker Brothers, que ficou mundialmente conhecida pelo jogo de tabuleiro Monopoly. No Brasil, o brinquedo foi comercializado pela empresa de brinquedos Estrela em 1981, motivado pelo lançamento, no ano anterior, de outro clássico eletrônico: o Genius.
Histórico
O brinquedo, criado pelo norte-americano Bob Doyle (que já havia sido funcionário da agência de programas e pesquisas espaciais NASA), sua esposa Holy e seu cunhado Wendl Thomis, participou da primeira leva dos primeiros jogos portáteis no mundo, comercializando mais de 5 milhões de unidades e se tornando muito popular ao longo da década de 80. O brinquedo é um dos itens mais lembrados pelos adultos – que quando crianças brincaram nessa época com o Merlin.
Ainda nos anos 80, a empresa Parker Brothers lançou uma nova versão do brinquedo, o Master Merlin, com nove jogos na memória: Three Shells, Hi/Lo, Match It, Hit or Miss, Pair Off, Tempo, Musical Ladder, Patterns e Hot Potatoes. Logo depois a empresa lançou outros modelos dentro do estilo do Merlin, porém com mecânicas diferentes. O Split Second é um deles, com cinco jogos na memória: Mad Maze, Space Attack, Auto Cross, Stomp e Speedball. Todos os jogos desse aparelho envolviam tempo, sendo exibidos em uma tela de LED mais sofisticada.
Em 1995, a empresa reprojetou o brinquedo, o habilitando com mais desafios e o nomeando, como Merlin: The 10th Quest. A premissa era a mesma. No entanto, para cada jogo completado, um ícone era apresentado na tela, como prova da vitória. Em vez dos 6 jogos originais, esta versão apresentava inéditos 9 títulos para brincar, entre eles: Swords & Shields, Seek the Grail, Castle Keep, Spell Bender, Mindcaster, Magic Square, Singing Sword, Ghost Walk e Dragon Dance.
O aparelho
Merlin tem a forma de um dispositivo retangular 20cm de comprimento por 8cm de largura. O painel de jogo possui 11 botões; cada botão continha um LED vermelho. Essa matriz é envolvida em uma caixa de plástico vermelha, tendo uma ligeira semelhança com um telefone de sem fio. Quatro botões de seleção de jogo e de controle também foram colocados na parte inferior da unidade. Seu design era simples em o conjunto de botões e luzes do Merlin permitiam a criação de diversos jogos diferentes, alguns dos quais poderiam ser jogados contra o computador ou contra outra pessoa suportada.
Como Jogar
Merlin possui uma matriz com onze botões, onde cada um continha uma lâmpada indicadora vermelha. O alto-falante instalado na superfície superior e quatro botões de seleção e controle de jogos posicionados na superfície inferior da unidade montavam o sistema de jogo. O brinquedo disponibilizava 6 diferentes jogos de lógica, habilidade e sorte, com 9 níveis de dificuldade.
- Jogo da velha – tradicional OXO
- Music Machine/Máquina musical – funcionava como um instrumento musical. Neste modo, cada tecla foi atribuída uma nota musical, e as sequências de notas podem ser gravadas e reproduzidas
- Echo/Eco, um jogo semelhante ao Simon/Genius
- Blackjack 13/Faça 13 – similar aos jogos 21 Sete e Meio de cartas
- Magic Square/Quadrado mágico – formar um quadrado de luzes girando cada luz em torno do centro e assim por diante. Apertar um botão faz com que cada luz que rodeia esse botão para se desligue.
- Mindbender ou Código Secreto/Senha – o objetivo era descobrir um número com vários dígitos, a cada tentativa era informado quantos dígitos estavam corretos e nas posição corretas e quantos estavam corretos mas na posições incorretas
Merlin 10th Quest
Em 1995, a Parker Brothers redesenhou Merlin para a nova geração e fez um jogo para um jogador com mais desafios chamado Merlin: the 10th Quest. A premissa de Merlin ainda era a mesma, mas para cada jogo completado, um ícone é exibido na tela mostrando a prova da vitória. Em vez de 6 jogos a partir do original, agora seriam 9 jogos para jogar:
- Swords & Shields – um jogo estilo jogo da velha
- Seek the Grail – um jogo do tipo esconder e adivinhar onde o cálice foi escondido
- Castle Keep – um jogo onde você adivinhar um número entre 0 e 99
- Spell Bender – um jogo da memória
- Mind Caster – jogou tipo adivinhação com números
- Magic Square – exatamente igual ao original do Merlin
- Singing Sword – o jogador deve apertar os botões certos para fazer as espadas na tela desaparecerem. clicando no botão errado fará uma espada aparecer
- Ghost Walk – o jogador deve usar os botões para mover o fantasma para o centro da tela e destruí-lo, mas o fantasma pode resistir
- Dragon Dance – o jogador está cercado em todas as direções por dragões. Se um dragão aparece, o jogador deve matá-lo pressionando o direcional onde esse dragão aparece
Após solucionar os nove jogos, o Merlin anunciava a seguinte frase na tela: Brave Knight, the Challenge Awaits! (Valente Cavaleiro, o desafio lhe aguarda!), onde o jogador era, imediatamente, lançado à décima missão e precisava fugir por um labirinto em busca da saída. O primeiro nível era simples. Mas no seguinte, as paredes apareciam temporariamente antes de desaparecer. E, no último, as paredes eram invisíveis. Se o jogador conquistasse o labirinto em um tempo recorde, Merlin anunciava: Congratulations! You are a Master! (Parabéns! Você é um Mestre!) e apresentava seu tempo no labirinto da masmorra.
Mercado
Merlin tinha uma proposta lúdica de um Mago capaz de transformar luzes em jogos. O produto original não conseguiu carregar e si toda essa narrativa, afinal tratava-se apenas de luzes em uma determinada escala de ordem com regras de jogo. Apenas com a versão de 1995 é que realmente se inseriu a narrativa medieval e mágica dentro do contexto do jogo.
No ano de 1981, quando a Estrela produziu o primeiro jogo eletrônico com o objetivo de ser portátil, o slogan da campanha era: ”Um verdadeiro computador de bolso”, o que era absolutamente incrível na época. Seu lançamento no Brasil, foi motivado por outro lançamento que aconteceu um ano antes: o Genius, em 1980. O sucesso dos brinquedos eletrônicos e a receptividade imensa à época, fizeram com que ambos fossem os ‘brinquedos do momento’. Olhando hoje em dia, o Merlin parece um daqueles telefones celulares bem antigos, que foram produzidos décadas depois do Merlin. Ao todo Merlin vendo mais de 2 milhões de cópias no mundo inteiro.
Galeria
Curiosidades
-
Merlin um dos primeiros sequenciadores digitais, bem como um sintetizador eletrônico no nível do consumidor cedo.
- O Merlin foi um dos destaques da revista Boston, juntamente com o Odyssey
- O Merlin americano ganhou o prêmio de jogo mais vendido dos anos 80 pela Toy Manufacturers of America. Este prêmio garante uma versão em ouro do aparelho
Ficha Técnica
Fabricante: Estrela
Lançamento: 1981 (BRA)
Áudio: speaker interno
Controles: botões
Alimentação: pilhas
Referências
Wikipedia
Projeto Autobahn
Época de ouro 80
Atualiazado em 28/10/2016 por Daniel Gularte