Sumário
Esse é mais um incomum jogo eletrônico portátil da empresa Bambino, que era conhecida por seus jogos de esportes. Mesmo com sede em Los Angeles, Califórnia, os consoles eram fabricados e impressos todos no Japão. Informações sobre a empresa, seus funcionários e dados sobre a fabricação deste portátil são difíceis e escassas.
O Console
Formado em plástico bege e laranja para combinar com o tom retrô da época, o portátil tem gráficos impressionantes para a época, e eram somente encontrados nos primeiros relógios de pulso de LCD. O jogo de futebol desenhado pelos japoneses parecia mais um sonho tornado realidade no final dos anos 70.
Era necessário usar os botões para controlar a direção e o movimento da bola através dos sete jogadores que permeiam sobre a tela irregular do portátil.
O aparelho conta com uma unidade de microprocessador. A cada jogo, o ataque e a defesa acontecia a partir de uma variedade de opções possíveis. Você controla o movimentos e ação da bola e do goleiro através de direcionais, enquanto que o computador controla a ação da defesa.
O objetivo é controlar a bola e driblar pelo campo para chegar ao gol. A defesa constantemente
tentará pará-lo, simulando a ação de uma verdadeira partida de futebol. Sua estratégia e pontuação será diferente a cada vez que você jogar. Era preciso combinar sua habilidade contra o cérebro digital do computador ou desafiar seus amigos e ver quem é o melhor.
São usadas quatro baterias tipo “AA” (1,5 volts x 4) ou Adaptador AC especial ADP-E0630, ambos vendidos separadamente. Para inserir as pilhas, desliza-se a porta da bateria na parte posterior do jogo e inserindo as quatro pilhas “AA” corretamente, seguindo as direções dentro da caixa de bateria.
O portátil possui diversos botões com as seguintes propriedades:
Botão de seleção de jogador – Decidir se quer jogar contra o computador ou desafiar um amigo.
Botão liga/desliga, ajuste de nível de habilidade – A velocidade e a profundidade da defesa pode ser
aumentada para adicionar mais um desafio para. o jogo. Ao selecionar uma velocidade, o jogo automaticamente inicia.
Display / Botão Banana Shot – Para iniciar qualquer jogo ou jogar, pressione o Botão Display 2 vezes. O display acenderá dando as estatísticas do jogo: a) Pontuação Visitante; b) Tempo restante. Quando 2 pessoas estão jogando, este botão executa o banana shot e finta o goleiro para marcar um gol.
Botões direcionais – Controla o movimento da bola em todo o campo. O portador da bola irá mover uma jarda para cada togue de botão. é possível mover a bola para a frente, esquerda, direita ou para trás.
Botão de chute – para dar um chute a gol basta pressionar o botão de disparo. Lembre-se que o goleiro estará esperando para parar o seu chute.
É possível recuperar as estatísticas do jogo a qualquer momento antes do início de cada partida, pressionando o Botão exibição.
Botões direcionais do goleiro – Quando duas pessoas estão jogando, um jogador controla os movimentos do goleiro na meta. Você pode defender o centro ou pular para a esquerda ou para a direita para salvar o gol.
Como Jogar
Objetos na tela
Para manobrar a bola com sucesso pela defesa e marcar gols quanto possível dentro do tempo de jogo.
1) Decida se 1 ou 2 pessoas vão jogar.
2) Selecione a velocidade para a competição (1 ou 2)
3) Pressionar botão DISPLAY 2 vezes para o jogo começar. O display acenderá mostrando:
a) Home Score Visitor
b) Half Time Remaining – Você deve ver o tempo restante antes de começar a jogar.
4) Decida a sua estratégia e manobre a bola para a parte de baixo da tela.
5) Quando for o melhor momento dê um chute a gol.
Selecionando jogadores
Decida se quer jogar contra o computador ou desafiar um amigo. Em ambos os casos, o computador sempre controla os homens defensivos exceto para o goleiro.
6) Quando 2 pessoas estão jogando, deve-se controlar o goleiro e bloquear todas as tentativas de chute a gol.
7) Quando 2 pessoas estão jogando, disparar o Banana Shot para fintar o goleiro e marcar o gol.
8) GOOOOL!
9) No final de cada partida, é possível pressionar o botão de exibição para ver as estatísticas do jogo.
10) O jogo continua por dois tempos. As metades simulam os 45 minutos de uma partida. O vencedor é a equipe com a maior pontuação no final do jogo.
Ajustando a dificuldade
A velocidade e a profundidade da defesa pode ser aumentada para adicionar mais um desafio para o
jogo. Em nível de jogo 2, a defesa se move muito mais rapidamente e de forma adaptável para o
ataque.
Controle de velocidade e categoria
1) Iniciante
2) Super Kicker
Ligue o jogo movendo o botão para a posição “ON” selecionando a habilidade nível desejado. Não mova este botão durante o jogo ou toda a ação irá parar e você vai ter que começar o jogo novamente. No final do jogo, mova o botão para a posição “OFF”.
A Partida
Um jogo completo é composto por dois tempos. Cada metade é simulada com 45 minutos. O relógio
começa a funcionar desde o início do jogo e depois é executado continuamente. O jogo inteiro é, na verdade, 18 minutos de duração. No fim do primeiro tempo, o display acende-se com o último jogo e uma música especial será ouvida. Para começar a próxima etapa, basta pressionar o Botão de exibição 2 vezes. O relógio de jogo será automaticamente re-ajustado para 45 minutos. No final do segundo tempo, o display acende -se com o último jogo e um “game over” com melodia será ouvida. Se você pressionar o Button Dysplay, apenas o resultado será visto. Para iniciar um novo jogo, mude para a posição “OFF” e em seguida, para “ON”.
Pontuação
Antes do início de cada jogo, pressione o botão Display e você vai ver a pontuação do jogo. Para cada gol, você receberá 1 ponto. A equipe com a maior quantidade de pontos no final do jogo é a vencedora.
Ataque e defesa
Você pode tentar um gol de qualquer posição do campo, a qualquer momento. Mas lembre-se que
quanto mais próximo estiver ao objetivo, melhor suas chances de fazer um gol. A defesa é composta por 5 (cinco) jogadores além de um goleiro. Os cinco defensores são sempre controlados pelo computador para adicionar mais um desafio e emoção para o jogo. A defesa controlada por computador move aleatoriamenteos defensores.
A bola controlada pelo jogador deve mover-se através da defesa numa variedade de formas. O computador aleatoriamente decide quantos homens defensivos tentarão impedir o ataque. O goleiro em um jogo de 2 jogadores é controlado por um jogador.
Partidas
O computador tem mais de 100 milhões de movimentos em sua memória. Abaixo são alguns exemplos de como manobrar a bola pela defesa e fazer um gol.
Há 9 jogadores em campo em um Tempo. Uma ou duas pessoas podem jogar. Os jogadores escolhem a equipe da casa ou visitante. A equipe da casa (cabeças verdes) move ofensivamente pra baixo. A equipe visitante (cabeças pretas) movimenta-se no sentido contrário.
O computador controla sempre 5 homens defensivos. Quando você está jogando o jogo de 2 jogadores e tenta um banana shot a bola vai mover para baixo no gramado em uma linha reta até atingir a meta e, em seguida, vai fazer uma curva. Você pode tentar um gol de qualquer lugar no campo de jogo, a qualquer momento.
Quando você está jogando o jogo com um jogador, você pode escolher se você quer ser o time da casa ou visitante, seguindo o instruções em um (1) jogador do jogo.
Mercado
O produto teve boa recepção, pois usava uma tecnologia que impressionou os jogadores, principalmente quando as partidas eram contra o computador.
Na campanha publicitária, o Soccer da Bambino apresentava suas principais inovações (muitas delas apenas uma jogada de marketing), afirmando ser o primeiro e único jogo de futebol com:
- Ação realista – você vê a bola em movimento, a defesa e o ataque de jogadores movendo seu ombros e pernas.
- Você controla a estratégica e direcional dos movimentos de ataque e defesa.
- Controles direcionais com 4 vias independentes para a bola e dois direcionais de controles para o goleiro.
- Toda a ação de futebol da vida real.
- Primeiro e único jogo de futebol onde você pode ver a bola e os jogadores.
- Primeiro e único jogo de futebol que você controla todos os movimentos do jogo.
- Menor display gráfico do mundo.
- Primeiro jogo com uma micro Unidade de processador.
- Ilimitada variedade de opções computadorizadas para cada jogo.
- Efeitos som eletrônico expressando Todas as funções do computador.
- A melhor qualidade de componentes eletrônicos anti-impacto.
- 120 Dias de Garantia Limitada.
- Cada jogo tem sua pontuação variada de acordo com o nível do computador.
- Não é necessária uma TV para ligar.
Galeria
Curiosidades
- O manual do jogo afirma que o jogo possui mais de 100 milhões de jogadas!
- O chute curvo era chamado de Banana Shot
- A versão original de 1979 não possuia todos os botões. Somente em 1980 o produto foi finalizado da forma que foi concebido.
Ficha Técnica
Geração: segunda
Fabricante: Bambino
Lançamento: 1979 (EUA)
Gráficos: tela de LCD
Cores: monocromático
Áudio: speaker interno
Controles: botões
Alimentação: 4 pilhas AA, fonta AC
Referências
Manual oficial do produto
Atualiazado em 04/11/2016 por Daniel Gularte