Sumário
Um ícone da cultura pop. Um símbolo de uma nova era tecnológico. Graças ao Genius o brasil começou a viver uma época onde brinquedos podiam interagir com as pessoas. Conheça o brinquedo eletrônico mais famoso do Brasil.
Histórico
Distribuído pela Estrela em 1980, o Genius foi o nome brasileiro do brinquedo eletrônico Simon, fabricado pela Milton Bradley em 1978 nos Estados Unidos. Fisicamente o aparelho é idêntico ao modelo americano e sem modificações na placa de circuitos, apenas nos seus rótulos externos.
Inspirado na brincadeira chamada “Siga o mestre”, muito popular entre crianças de várias partes do globo, a principal função do Genius era de ser um brinquedo companheiro, ou seja, ele faria um papel de uma pessoa que brinca com a criança, interagindo com ela. Até então nenhum brinquedo poderia fazer tal coisa, deixando assim a imaginação das crianças criar as relações de interação.
Dessa forma o Genius não era um amigo imaginário, era real. Era uma máquina que trazia em seu desafio um lado educativo, ajudando a desenvolver a memória e os reflexos de quem jogava. O Genius foi o primeiro brinquedo eletrônico brasileiro e parou de ser fabricado em 1981, vendendo cerca de 500 mil unidades. O brinquedo voltou a ser fabricado em setembro de 2012 pela própria Estrela depois de vários pedidos de fãs ao longo desses anos todos.
Como jogar
O Genius é uma superfície redonda com quatro painéis coloridos em seus quadrantes que ficam iluminados. A partida começa com uma cor piscando e emitindo um som. Após o sinal sonoro o jogador deve apertar o botão da cor e luz correspondente. Depois uma nova sequência é apresentada: a cor se repetia, adicionando mais uma cor. O usuário deve repetir a sequência na ordem certa, e assim por diante. Errando uma cor na sequência o jogo acaba. Acertando todas as sequências, o Genius acende todas as cores e sons, indicando que você venceu o jogo.
Apesar do modo de jogo que todo mundo lembra ser o de acertar as sequências na ordem correta, o Genius trazia outros modos de jogo. Eles podem ser jogados em quatro níveis de dificuldade, determinado pela quantidade máxima de sequências: 8 repetições, 14 repetições, 20 repetições e incríveis 31 repetições. A sequência mais longa ficava gravada no aparelho, permitindo que o jogador pudesse provar para os amigos que atingiu o nível máximo no jogo.
Siga a sequência
O modo mais conhecido e famoso deste brinquedo. O Genius começa uma seqüência e o jogador deve repeti-la. Caso o jogador erre, um som de erro se repete e a cor que você errou pisca intermitentemente. Caso o jogador demore para se lembrar e não aperte nada por 5 segundos, o mesmo acontece e é fim de partida.
Crie sua sequência
Neste jogo, o Genius só da o primeiro sinal. Depois disso o jogador repete e escolhe uma cor, criando sua própria sequência. Basta colocar o seletor de Jogo na posição 2 e apertar o botão de partida. O Genius começará a sequência e o jogador repetirá o sinal dele. Daí em diante o jogador criará a sequência, repetindo sempre as cores anteriores na ordem certa escolhida por ele. O objetivo, claro, é alcançar a maior sequência possível, como no primeiro modo de jogo, só que a diferença é que o usuário está criando a sequência. O jogador pode saber o tamanho da seqüência feita apertando o botão ‘Mais Longo’ e contar o número de sinais da última seqüência. Conseguindo 31 sequências, o Genius fará seis piscadas curtas indicando que o jogador chegou até o final. Pode-se jogar com 2 ou mais jogadores nesta modalidade: o jogador 1 repete o primeiro sinal do Genius e adiciona um. O jogador 2 repete os dois primeiros sinais e adiciona mais um, e assim por diante se tiverem mais jogadores. Quem errar, é eliminado, até sobrar apenas o vencedor, ou quem completar todos os níveis se sequência primeiro.
Escolha sua cor
Para este modo é preciso ter pelo menos duas pessoas e recomenda-se quatro. Coloque o seletor de Jogo na posição 3. Antes de começar a partida, cada um deve escolher uma cor. Será a cor do jogador durante todo o jogo. O Genius começa a partida normalmente, fazendo a sequência, só que cada um aperta somente sua cor, na ordem certa. Caso alguém erre, a cor que deveria ter sido escolhida pisca e é excluída da próxima rodada eliminando o jogador, ficando apenas 3 cores, 2, até sobrar só a cor vencedora. O Genius também vai dar os parabéns, com a seqüência de 6 sinais, mas desta vez apenas na cor do vencedor. Dica para jogar com 3 pessoas:Comece o jogo. Quando o Genius piscar uma luz, não repita. Esta cor será então eliminada. A partir daí é só cada escolher sua cor das 3 restantes e começar a partida.O mesmo vale para 2 jogadores.
Galeria
Curiosidades
- Além do Brasil, alguns dos países modificaram o nome original do Simon: Alemanha (onde o brinquedo é chamado de “Senso”) e a Espanha (onde o nome é “Mi Amigo”).
- A estrutura da placa do Genius foi aproveitada para a construção de outro brinquedo da Estrela, o Merlim.
Ficha Técnica
Fabricante: Estrela
Lançamento: 1980 (BRA)
Áudio: speaker interno
Controles: botões
Alimentação: pilhas
Referências
Blog ColorScreen
Wikipedia
Site oficial Estrela
Atualiazado em 07/03/2017 por Daniel Gularte