Sumário
O Game & Watch do Donkey Kong foi um portátil inventado por Gunpei Yokoi (1941/1997), e desenvolvido pela Nitendo, sendo lançado em 3 de junho de 1982 como parte da série Game & Watch Multi Screen, com duas telas de LCD, referenciado também pelo número do modelo DK-52. O jogo se baseia na estrutura da versão do arcade, que dizia em seus flyers:
Donkey Kong capturou uma linda garota e a levou para um prédio em construção. O bravo carpinteiro, Mario vem para resgatá-la seguindo-os sobre as vigas. Donkey Kong joga barris em Mario para detê-lo. Bata a viga para fora de Donkey Kong para salvar a garota.
O jogo foi posteriormente portado para a coletânea Game & Watch Gallery 2 e Game & Watch Gallery 4 para Game Boy e Virtual Console. A versão Classic mantém a presença de duas telas, mas como os sistemas Game Boy tinham apenas uma tela, o jogador teve que pressionar o botão B para alternar qual tela é minimizada para o lado para a outra se tornar a tela principal. A versão moderna do jogo tem a princesa Peach substituindo Pauline, e Koopa Troopas e Paratroopas também fazem aparições. Uma versão mais recente de Donkey Kong foi lançado na Game & Watch Collection para o Nintendo DS com duas camadas, permitindo uma replicação exata da jogabilidade original.
Uma patente deste portátil foi ganhadora de um prêmio na Emmy Technology & Engineering Awards pela inovação do controle DPad (ou controle directional), os famosos direcionais em forma de cruz, que futuramente todos os joysticks viriam a usar essa tecnologia, a partir do lançamento do NES. Donkey Kong foi o primeiro jogo do mundo a ter esse direcioal aplicado a um jogo. Donkey Kong foi um dos títulos mais populares da série Game & Watch, vendendo mais de 1.000.000 de cópias em todo o mundo.
Como Jogar
No jogo Mario tenta resgatar sua namorada escalando um edifício, evitando barris e acionando uma alavanca na tela superior, com a ativação de um gancho, para depois, pular e pegar. Se o jogador for bem sucedido, um pino será removido e Mario retornará ao ponto de partida, mas se o jogador não for, Mario vai cair no chão e perde uma vida. A remoção de todas as estacas disponíveis fará com que a plataforma do Donkey Kong entre em colapso, e ele vai cair ao chão.
O jogo ocorre em duas telas. Mario começa na parte inferior esquerda da tela inferior. É preciso mover-se para a direita e avitar os barris de Donkey Kong pressionando o botão de salto. Quando Mario chegar à escada, pressione o direcional para cima para subir à segunda viga e voltar para a esquerda. Quando ele sobe a próxima escada ele aparecerá na tela superior.
Uma vez na tela superior, o jogador pode pressionar Esquerda para ativar a grua, então o jogador pode mover para a direita esquivando de mais barris. Quando o guindaste oscila todo o caminho para a esquerda, Mario pode Saltar para agarrá-lo e cortar um dos fios segurando Donkey Kong à viga. Mario retornará então ao começo do nível. Corte todos os quatro fios para ganhar o nível e receber um bônus de pontuação.
Informações importantes
Mario pode saltar sobre barris somente se não houver nenhuma viga acima de sua cabeça.
Barris se tornam mais rápidos, e Mario pode saltá-los em uma única corrida. Se Mario não alcançar Donkey Kong rapidamente, então os barris moverão muito rápido para Mario saltar sobre eles. Depois de ativar o guindaste, ele vai balançar para a esquerda e direita duas vezes e depois parar. Mario terá que reativá-lo parater outra chance.
Jogadas de erro
- Se Mario é atingido por um barril.
- Se Mario pular e bater uma viga de ferro em movimento.
- Se Mario pular e perder o guindaste.
- Se Mario perder um jogo, ele voltará ao ponto de partida.
Pontuação
- 1 ponto saltando sobre um barril na primeira viga.
- 2 pontos saltando sobre um barril na segunda viga.
- 5-20 pontos cortando um dos fios de Donkey Kong (dependendo de quão rápido Mario chegou a ele)
- 20 pontos quando todos os quatro fios são cortados.
- A pontuação máxima é de 999 pontos. Obter uma pontuação mais alta a contagem da pontuação irá redefinir para 0 pontos.
- Para cada 300 pontos, Mario ganha uma vida extra. Mario pode ter até três vidas extras. Se ele ganha 300 pontos sem perder nenhuma vida, Mario começará o “Chance Time”: a pontuação vai piscar e todos os pontos vão valer o dobro até que Mario receba uma falta por jogada de erro.
Modos de jogo
O jogo A começa fácil e é para iniciantes.
O jogo B é mais rápido e mais difícil. Para especialistas.
Curiosidades
- Em anúncios para o jogo, Pauline é referida como Louise em vez de seu nome original do arcade
- Nas instruções em inglês, a donzela em perigo é conhecida simplesmente como “a garota” e não é nomeada Pauline (possivelmente porque o nome ainda não existia)
- Nas instruções japonesas, Pauline é chamada de dama, mas o protagonista é sem nome e não é identificado como Mario (ou Jumpman)
Galeria
Ficha Técnica
Fabricante: Nintendo
Lançamento: 1982
Gráficos: tela de LCD
Cores: monocromático
Áudio: speaker interno
Controles: botões e direcional
Alimentação: 2 baterias LR44
Referências
Wikipedia
Nintendo wiki
Atualiazado em 04/11/2016 por Daniel Gularte
Esse aparelhos eram fantásticos. meu saudoso amigo ganhou 1 e não demorou muito pra eu pedir de aniversário.fui com minha tia na Tijuca-RJ e escolhi o donkey kong circus,lindo e colorido que sumiu anos mais tarde em uma mudança. cheguei a testar o Spitball Sparky que estava ao lado do crab grab na vitrine, que meu amigo tinha.Anos mais tarde,ao passar pela feira de caxias,tipo feira de acari, avistei um crab grab a venda no chão que comprei por 10 reais e consertei .o defeito era simples, esta comigo ate hj e me faz bem em olhar para ele. meu sonho era um Game e watch parachute…vários amigos tinham esses joguinhos e tive a opurtinidade de brincar em quase todos, inclusive esse DK.
São atitudes como essa que nos fazem continuar nosso trabalho e agregar pessoas que mantém essa história sempre presente. Parabéns!