Sumário
A empresa Tomy foi responsável pela criação de uma série de jogos eletromecânicos (tais como Blip e Digital Derby). Estes foram produtos originais, e vários deles só contam com a fonte de energia da bateria para acender algumas luzes (como Blip), tudo era controlado por temporizadores. O Computer Keiba segue a mesma linha criativa desses produtos. Keiba significa corrida de cavalos em japonês. O produto então simula corridas através de eventos na tela do LCD.
História
Em 2 de Fevereiro de 1924, Eiichiro Tomiyama fundava Tomiyama Toy Seisakusho, a antecessora da atual TOMY Company, Ltd. A empresa fabricou vários aviões de brinquedo, estabelecendo uma reputação na indústria que ligava o nome Tomiyama com aviões de brinquedo. Mais tarde, a empresa expandiu seus negócios através de uma iniciativa líder da indústria após a outra, incluindo o estabelecimento da primeira fábrica na indústria de brinquedos com um sistema de linha de montagem e a criação de um departamento de pesquisa de brinquedo.
Tomiyama também contribuiu muito para a modernização da indústria de brinquedos através de seus esforços determinados para melhorar a posição dos fabricantes de brinquedos. A Takara Tomy foi criada a partir de uma fusão em 1º de março de 2006, de duas empresas:. a Tomy (fundada em 1924 com Tomiyama, mudando o nome para Tomy em 1963) e rival de longa data Takara (fundada em 1955). A empresa tem a sua sede em Katsushika, Tóquio.
Nos anos 80 a Tomy produziu muitos brinquedos eletrônicos no Japão. O Computer Keiba não é o mais importante deles, ou sequer está na lista dos mais vendidos. Entretanto inspirou vários cartuchos de videogame com sua mecânica de simular apostas de corridas de cavalos.
O Console
O console portátil se assemelha bastante com uma calculadora. Existem botões para selecionar qual cavalo o jogador quer configurar/apostar e os botões para configurar as apostas.
Não existem muitas informações sobre o Computer Keiba que detalham seu uso. O que se sabe é que animações da corrida de cavalos aparecem na tela LCD, bem como os resultados e como andam as apostas por turno.
De acordo com as traduções do manual, o jogador consegue simular um evento completo de corrida de cavalos, desde a organização das apostas, posicionamentos dos cavalos no grid, definir os tipos de cavalos na corrida, as quantidades de apostas. O conjunto das configurações dessas variáveis gera uma corrida. Após o jogador iniciar uma partida, os cálculos são feitos e os resultados computados. É como se fosse um jogo de matemática com probabilidades com a capa de jogos de apostas.
Mercado
A recepção do Computer Keiba foi muito aquém do esperado e especulações indicam que o produto teve uma vida muito curta. Fontes indicam que o produto acabou sendo vendido em diversas praças na Ásia.
No site a Tomy este produto não é listado como muito vendido ou importante, o que leva a concluir que sua relevância para a história da empresa, assim como dezenas de outros jogos eletrônicos, era ínfima e mais se tratavam de experiências em jogos eletrônicos para garantir penetração da marca com os concorrentes.
Galeria
Curiosidades
- O Computer Keiba inspirou vários simuladores de corrida de cavalos nas plataformas 8-bits.
Ficha Técnica
Geração: segunda
Fabricante: TOMY
Lançamento: 1988 (JAP)
Gráficos: tela de LCD
Cores: monocromático
Controles: botões
Alimentação: bateria
Referências
Wikipedia
Takara Tomy
Atualiazado em 04/11/2016 por Daniel Gularte