Sumário
Auto Race é o primeiro de muitos jogos eletrônicos da conhecida fabricante de brinquedos americana Mattel Electronics, e é creditado com sendo o primeiro jogo portátil inteiramente digital, somente com eletrônica de estado sólido (placas, chips e transistores) e sem componentes mecânicos. O produto foi lançado antes mesmo do Microvision da poderosa companhia Milton Bradley, e não tinha mecanismos de movimento, exceto pelos controles e a chave liga / desliga.
Histórico
A Mattel foi a empresa pioneira no que tange o desenvolvimento de jogos eletrônicos portáteis, quando lançou o Auto Race em 1976, que por muitas vezes não é devidamente lembrado em função do muito mais bem sucedido jogo eletrônico Football, lançado um ano mais tarde. Os visuais do jogo foram representados por luzes de LED vermelhas e o som consistia de simples bipes.
Em seguida a este produto a empresa lançou os jogos Missile Attack (1977) Football (1977 – o mais conhecido), Futebol (1978), Hóquei (1978), e uma série de outros. Alguns desses títulos foram re-lançados no início dos anos 2000 como versões portáteis em LCD. Infelizmente, eles não se comparam aos originais, que poderiam inclusive ser jogados na escuridão completa.
O Console
George J. Klose, engenheiro de desenvolvimento de produtos da Mattel, criou o conceito do jogo eletrônico de forma manual, usando segmentos de exibição individuais de componentes eletrônicos como “blips” que dão a ilusão de se moverem em um determinado espaço, como uma sequência animada. Ele projetou o jogo inspirado em jogos de corrida de carros comumente encontrados nos arcades na década de 1970, como Night Driver, da Atari. Primeiro, George fez uma prova de conceito em modelo protótipo demonstrando um blip movendo-se em uma tela de LED sem usar um microprocessador para obter a aprovação da Mattel para o desenvolvimento. Ele então procurou um fabricante para fornecer uma placa de circuito que caberia em um produto compacto. George e seu gerente Richard Cheng encontraram na Divisão de microeletrônica da empresa Rockwell International, na época, líder na concepção de chips de calculadora portáteis, a solução para fornecer à Mattel o hardware e suporte técnico.
Mark Lesser, engenheiro de projetos de circuitos da Rockwell International, aproveitou a oportunidade para escrever o software para Mattel Auto Race. Primeiro, Mark teve que redesenhar um chip de calculadora existente para incluir um driver de exibição multiplexando esquemas e um driver de som especial para um alto-falante modelo piezo de cerâmica. Mark então começou a escrever o programa em linguagem Assembly, no desafio de fazer caber um jogo inteiro em apenas 512 bytes de ROM, o tamanho permitido pelo chip na época. Não havia hardware de processamento de som, então os sons foram produzidos alternando o alto-falante em loops de tempo incorporados dentro do próprio programa.
O console em si é bastante simples, com os comandos na parte superior, onde o jogador poderá controlar a velocidade do carro, um botão para desviar o carro para direita ou esquerda e um botão para ligar/resetar o jogo. A primeira versão do produto vinha em uma caixa com isopores internos, e é bem mais rara de encontrar. Pouco depois a Mattel redesenhou todas as suas caixas para tamanhos menores, sem isopor interno.
Como Jogar
O jogo se inicia com dois simples passos. Primeiro e preciso mudar para a primeira marcha. O jogo não inicia a menos que o jogador comece engatando uma marcha, ajustando a chave de engrenagem para a posição #1. Segundo é preciso iniciar o motor. Basta empurrar o interruptor de baixo para a posição iniciar.
Seu carro é o ponto de luz que começa na parte inferior de um conjunto de três faixas e move-se para cima, na faixa do centro. Os outros carros começam no topo da tela e movem-se para baixo em direção ao fundo. Para dirigir o carro é usado o controle de direção. é preciso pressionar para a direita ou esquerda para evitar uma colisão com carros . É permitido dirigir em qualquer uma das três pistas. Se você colidir com os carros próximos, você pode ser penalizado de volta à linha de partida e perder um tempo valioso.
Havendo uma colisão, deve-se mover rapidamente o carro para ter menos penalidades. Após ter completado uma volta, isto é, chegar ao topo da tela, o seu carro automaticamente vai para a linha de partida, pronto para dar uma próxima volta. Para ganhar o jogo é preciso dar 4 voltas em 99 segundos ou menos. Um aviso sonoro é tocado quando terminar uma partida.
O manual do jogo informa alguns modos de jogos
- Corrida contra o cronômetro – Complete 4 voltas no mais curto possível.
- Corrida contra você mesmo – Anote o seu melhor tempo para 4 voltas. Jogue novamente para bater o seu próprio melhor tempo.
- Corrida contra um oponente – Jogadores decidem sobre o número de corridas (4 voltas em uma corrida) que cada piloto deve completar. O menor tempo é o vencedor.
O manual do jogo apresenta um teste de habilidade como um piloto de corrida. No período de 4 voltas, o manual sugere uma comparação de tempo com os listados abaixo:
- Menos de 30 segundos – Campeão do Mundo
- 30-45 segundos – Piloto Profissional
- 45-55 segundos – Mostrando potencial
- 55-65 segundos – Ainda Amador
- 65 * 75 segundos – Ainda está Pegando a Estrada
- 75 ou mais segundos – Deixe o carro na garagem
Mercado
As vendas do Auto Race superaram as expectativas. A Mattel, na década de 1970, era muito conhecida principalmente pelas bonecas Barbie e pelo Hot Wheels. O projeto de jogos eletrônicos foi inicialmente tratado com certo ceticismo pelos membros da diretoria da empresa, especialmente no que era considerado um ponto chave para venda de qualquer brinquedo: o preço elevado na época de US $ 24,99 varejo não atraiu muitos fornecedores nos períodos de pré-campanha de marketing. O sucesso do Auto Race só começou das primeiras unidades vendidas e o aumento da procura devido ao ótimo boca a boca. Esses resultados convenceram os diretores da Mattel a prosseguir com o desenvolvimento do seu próximo sucesso, o Mattel Football, que foi muitas vezes encontrado em falta nas lojas. Esse novo movimento de mercado levou à criação de uma nova divisão da empresa, a Mattel Eletrônica em 1978, que por um bom tempo foi extremamente rentável, criando jogos eletrônicos inesquecíveis e muito famosos na cultura pop.
Galeria
Curiosidades
- A referência eletrônica do jogo foi o hardware de uma calculadora
- A mesma referência do circuito do jogo foi usada para o jogo Ski Slalom
- O Auto Race, mesmo no final dos anos 70, já tinha vários clones, criados por concorrentes
Ficha Técnica
Fabricante: Mattel
Lançamento: 1977 (USA)
Vídeo: tela de LED
Áudio: speaker interno Piezo
Controles: botões mecânicos
Alimentação: bateria
Referências
Archive.org
Wikipedia
Handheld Museum
perfeito