O projeto Vire o Jogo: Games como ferramenta transformadora é uma proposta de formação para estudantes de escolas do ensino fundamental e médio que busca conscientizar alunos e professores das diversas maneiras que os games podem transformar a realidade ao nosso redor. Planejado como uma vivência online entre tutor, aluno, pais e professores, seu programa de aulas desperta, através da linguagem dos jogos, a pesquisa, o conhecimento, a inovação e as possibilidades de carreira artística, produtora ou formadora de opinião dentro dos games.
Apoiado pela lei Aldir Blanc, essa edição, com o nome de “Workshop: oportunidades de mudança de vida usando a cultura dos games”, ocorreu entre os dias 05 e 07 de fevereiro, o programa de aulas apresenta profissionais do Estado e suas jornadas, despertando pela proposta dialógica a possibilidade dos estudantes seguirem as carreiras com a ajuda dos instrutores:
- atleta digital de games – Pedro Carvalho e Matheus “Skatz” Rocha
- produtor de conteúdo de games – Wyano Nunes
- pesquisador de jogos – Daniel Gularte
- artista de jogos – Lavie Underbought
- produtor de jogos – Daniel Feitosa
- desenvolvedor de jogos – Rômulo Jardim
- narrativas para jogos – Bia Bock
O projeto entrega aos alunos as competências básicas de qualquer profissão: senso de responsabilidade, dedicação, estudo e conhecimento do mercado. Também consolida o tripé pessoa-família-escola, gerando um elo de confiança, apropriando-se do universo do jovem. Outros ganhos com esse movimento são de estimular o lugar de fala, trabalhando de forma cognitiva a cultura em prol da expressão do jovem, que usa o game como forma de experimentar o mundo, mas não fala sobre ele, não avalia suas atitudes. Esse desenho pedagógico tem forte capacidade de amadurecimento deste indivíduo, que pode pensar em seu futuro, usando a tecnologia do game como mola propulsora para mudar de vida.
Mídia
Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da lei federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020. Agradecemos o apoio dos parceiros do Hero Games Brasil.
Atualiazado em 21/09/2021 por Daniel Gularte