Game Design é uma maravilhosa solução quando você envolve muita gente que acha que sabe fazer um jogo, mas na verdade não sabe. E é mais verdade quando afirmamos que, a cada jogo digital criado para nossos parceiros, mais se aprende com as pessoas em seus contextos e problemas. Este projeto foi o resultado de mais de nove meses de trabalho. Entre muitas idas e vindas, passando por aprovações e desafios diversos, conseguimos, junto com a equipe de mídias digitais do Banco do Nordeste, colocar no ar um belo jogo alternativo, parte de uma campanha de conscientização sobre riscos operacionais.
No jogo você está na pele do Michel (que saiu de uma piada interna sobre o Michael do seriado The Office, interpretado pelo ator Steve Carrell, e deverá solucionar todos os problemas que envolvem fraudes. Abstraindo os belos gráficos, som e jogabilidade intuitiva, nada mais é do que um jogo de perguntas e respostas. Mas com a adição dos elementos do game design e narrativa interativa, se tornou parte de um campeonato dentro da empresa e que deu muito mais certo do que a empresa esperava.
O jogo foi projeto para ser jogado apenas por uma equipe de Risco do Banco, cerca de 86 pessoas. Contudo os quase 10 mil colaboradores da instituição acabaram jogando, por uma sugestão do Bojogá, levando assim, através dos jogos, a cultura da informação.
Um artigo sobre a fundamentação deste game também foi submetido para o SB Games 2011, maior evento acadêmico de jogos do Brasil. E fomos aprovados para apresentar o projeto como full paper in loco. Em Salvador conhecemos o que estava acontecendo na cena nacional de games para impactar setores como saúde e educação. O link da publicação com o artigo pode ser acessado clicando aqui.
Com essa vitória, abriu-se o caminho para que o Bojogá iniciasse a pesquisa sobre o impacto dos jogos educacionais, ou sérios, ou de impacto, que vai com certeza passar pelas empresas, e é uma ótima oportunidade de finalmente criar o mercado que o nosso país falta.
Atualiazado em 02/01/2023 por Daniel Gularte