Este jogo analógico foi criado a partir de prototipações e design de jogos usando os princípios da gamificação de soluções para aplicar metodologias ativas dentro de contextos educacionais. Com isso foi possível elaborar exercícios lúdicos para uso em sala de aula pelos alunos, aumentando a interação, a dinâmica da aula e o divertimento e motivação intrínseca do aluno em aprender mais sobre o tema abordado. Uma cartilha de uso foi criada para dar orientações para que o professor possa aproveitar ao máximo sua experiência com os alunos e as práticas descritas nos exercícios.
A cartilha foi desenvolvida para dar apoio às práticas de ensino de nutrição por parte de professores e alunos dos cursos de graduação em Nutrição da Estácio, abordando o tema da importância dos nutrientes na saúde e no bem-estar, apresentando situações do cotidiano.
O jogo foi desenhado para crianças e adolescentes de escolas do ensino básico e fundamental. Foi planejado para ser usado dentro da sala de aula ou em espaços com mesas e cadeiras, em espaços abertos com ventilação controlada, ou em ambientes com ou sem controle de ruídos.
Para jogar é preciso mesas (mínimo uma com espaço para quatro lugares) e cadeiras confortáveis e a impressão em papel dos kits dos jogos ofertados (frente e verso). Refilo ou recorte de peças. Colagem de algumas peças (dependendo do kit).
Para jogar o professor fará a leitura individual das regras do jogo e associar a atividade ao seu plano de ensino. Durante a aplicação da atividade, deixar o aluno da maneira mais livre possível. Aplicar o exercício do jogo quantas vezes for necessário, inclusive em mais de um dia. O jogo ajudará os alunos a conhecer melhor os benefícios dos nutrientes para nós. O jogo foi desenvolvido para ser jogado de 2 a 4 jogadores – grupos múltiplos de até 24 pessoas
O jogo possui:
- 200 cartas de alimentos e seus nutrientes
- 13 cartas de desafio
- 3 partes para a montagem do tabuleiro com a cidade do jogo
- 4 peões para montar
- 1 dado para andar (azul)
- 1 dado do bueiro (vermelho)
O objetivo do jogo é desvendar os desafios da pirâmide alimentar, onde cada carta desafio apresenta uma situação onde deverão ser coletados os nutrientes necessários para completar a tarefa.
A mesa é montada da seguinte maneira: o tabuleiro é juntado e colocado em uma mesa grande. Os alunos se dividem em times e escolhem um peão colorido. As cartas desafio são embaralhadas e colocadas de cabeça para baixo no centro do tabuleiro (INÍCIO). As cartas de alimentos são distribuídas pelos próprios times nos estabelecimentos da cidade de forma livre, de maneira que cada alimento corresponda ao seu respectivo local. Nenhum local pode ficar sem alimento. Os times escolhem na casa ESTRELA onde querem começar.
Deve-se escolher por sorteio o time que começa a jogar e os próximos serão no sentido horário, um depois do outro. Um integrante do time vencedor deverá puxar a primeira carta de desafio e ler para todos o enunciado, deixando a carta virada no centro do tabuleiro. Cada carta desafio possui os símbolos de cada nutriente, que podem ser consultados no tabuleiro por qualquer jogador.
Um jogador de cada time deve jogar o dado azul para andar até o local escolhido, movendo o peão até a casa correspondente a jogada do dado. Após a rodada terminar, outro integrante do time deve jogar fazendo um revezamento. Quando o jogador chegar até a entrada do local (SETA) deve pegar APENAS UM alimento. Quando o time coletar a quantidade de nutrientes necessários (não pode sobrar nem faltar o nutriente da carta desafio), deve voltar a casa ESTRELA e resolver o mistério, coletando a carta. Ganha o time que conseguir mais cartas desafio.
Esta publicação é o resultado do projeto de extensão Gamificando a Estácio, apoiado através do BAE 2019 – Bolsa de Auxílio Extensão do Centro Universitário Estácio FIC, com a participação de:
Responsável
Prof. Daniel de Menezes Gularte
Orientação pedagógica
Profa. Samara de Almeida Mesquita Rosa
Alunos
Beatriz Seabra Rodrigues Manso
Fernanda Joyce Paulino da Silva
Flávia da Silva Gomes
Francisca Maísa de Farias Barreto
Francisca Patricia Feitosa Soares dos Santos
Izabel Pires Lopes
Lorena Cláudia de Sousa Evangelista
Mara Jane Gonçalves da Silva
Samara Andrade Leite
Thais Ferreira da Silva
Thays dos Santos Colaço
Atualiazado em 22/08/2023 por Daniel Gularte