Este objeto de aprendizagem foi criado a partir de prototipações e design de jogos usando os princípios da gamificação de soluções para aplicar metodologias ativas dentro de contextos educacionais. Com isso foi possível elaborar exercícios lúdicos para uso em sala de aula pelos alunos, aumentando a interação, a dinâmica da aula e o divertimento e motivação intrínseca do aluno em aprender mais sobre o tema abordado. Estas são algumas orientações para que o professor possa aproveitar ao máximo sua experiência com os alunos e as práticas descritas nos exercícios.
Foi desenvolvida uma cartilha para dar apoio aos alunos do ENEM e ENADE quanto à adequada interpretação das questões das provas e consequentemente um melhor desempenho desses alunos nessas avaliações. Entende-se que um dos principais gargalos para bons resultados nesses exames está na compreensão das próprias perguntas e, portanto, é necessário que o aluno tenha um bom repertório da língua portuguesa. Na necessidade de despertar essa reflexão, esses mini jogos foram elaborados e devem ser utilizados sempre que houver necessidade.
Os mini games foram desenhados para alunos que farão o exame do ENEM e o exame do ENADE e podem ser usados dentro da sala de aula ou em espaços com mesas e cadeiras ou em espaços abertos com ventilação controlada, bem como ambientes com ou sem controle de ruídos.
O espaço para jogar precisa ter mesas (mínimo uma com espaço para seis lugares) e cadeiras confortáveis e o material impresso em papel dos kits dos jogos ofertados. Refilo ou recorte de peças. Colagem de algumas peças (dependendo do kit).
O professor fará a leitura individual das regras do jogo e associar a atividade ao seu plano de ensino. Podem-se usar todos os exercícios de uma vez ou parcialmente durante as aulas. Durante a aplicação da atividade, deixar o aluno da maneira mais livre possível. Aplicar o exercício do jogo quantas vezes for necessário, inclusive em mais de um dia.
Os jogos desenvolvidos nesse projeto foram:
- Jogo dos Advérbios – Ajuda os alunos a entender melhor o que são os advérbios e para que servem na construção das frases.
- Silabaralho – Ajuda os alunos a pensar em composições de frases usando vocabulário.
- Parecidos – Ajuda os alunos a compreender os sinônimos das palavras.
- Antominizando – Ajuda os alunos a compreender os antônimos das palavras.
- Littera – Ajuda os alunos a interpretar o sentido e significações de textos.
Esta publicação é o resultado do projeto de extensão Gamificando a Estácio, apoiado através do BAE 2019 – Bolsa de Auxílio Extensão do Centro Universitário Estácio FIC, com a participação de:
Responsável
Prof. Daniel de Menezes Gularte
Orientação pedagógica
Profa. Letícia Adriana Pires Ferreira
Alunos
Alisson Lima do Nascimento
Anderson Ferreira da Costa Alves de Souza
Bruno Mendonça Andrade
Bruno Veras Ferreira
Emanoel Messias de Queiroz Evangelista
Felipe Parente dos Santos
Igor dos Santos Costa Lopes
Ítalo dos Santos Costa Lopes
Jonas Veras Rolim
Mariana Alves da Silva
Matheus da Silva Alencar
Matheus dos Santos Nunes Pimentel Ruivo
Matheus Henrique Mota Martins
Nayara Adrião dos Santos
Pedro Reis Florencio Reis
Pedro Sahel Queiroz Freire
Rayanne de Sousa Almeida Bezerra
Vinícius Pontes Machado
Ygor Teixeira Fontenele
Atualiazado em 22/08/2023 por Daniel Gularte