Uma das dinâmicas que o Instituto Bojogá realiza quando promove suas aulas nas universidades é a prática do networking. Em um desses processos, conhecemos a equipe de marketing da Unimed Fortaleza. Prontamente ele apresentaram um problema de comunicação que deveria ser resolvido através de uma mídia digital, e assim solicitaram nossa consultoria. Geramos o High Concept e participamos como gestor do projeto, além de consultoria de produção. Brigamos para que o desenvolvimento fosse feito localmente, abrindo uma concorrência com empresas cearenses e a Unimed pôde fazer a escolha da melhor proposta. Um ativismo com humildade dando oportunidade para todos.
Através das técnicas de experiência com jogos de impacto, a equipe formou um time para desenhar o Game Design para o que seria um dos mais interessantes produtos feitos nos últimos anos para o público interno da empresa: o Jornada Unimed. Trata-se de um visual novel onde são tratados problemas de comunicação da empresa, onde os colaboradores interagem com personagens virtuais em uma cidade fictícia. Com o tempo os jogadores vão ajudando a todos a trocar informações sobre os valores da empresa, suas principais práticas e visões de futuro. O jogo foi criado pela empresa Supernova, que ganhou a concorrência na época. Hoje é uma das mais importantes empresas de jogos do Ceará.
Com uma adesão recorde o jogo foi nacionalmente premiado. E falando em prêmio, o vencedor do jogo ganhou uma viagem para visitar a Disney nos Estados Unidos. Mas mesmo nesse ambiente competitivo todos viraram presidentes e levaram a toda a empresa a palavra de uma instituição que cuida de pessoas e da sustentabilidade. Até 2022 o jogo ainda é jogado por funcionários, graças as atualizações promovidas por outra empresa cearense do ramo, a Bugaboo.
Foi muito gratificante ver que em um mês conseguimos 300% da meta de usuários jogadores. A todos os envolvidos parabéns por mostrar ao mundo que divertimento e conhecimento superam quaisquer barreiras.
Atualiazado em 02/01/2023 por Daniel Gularte