Sumário
O terceiro ciclo formativo do LUDORAMA aconteceu no quarto trimestre de 2020 – de 13 de outubro a 17 de dezembro, com o apoio da Casa de Cultura Digital Fortaleza, equipamento da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, em Fortaleza, Ceará. Foi ofertado um percurso no Programa de Formação Básica, com o objetivo de levar os participantes a desenvolverem um projeto-conceito de jogo. O Ludorama ofertou 30 vagas para cada um de seus três cursos, que teve uma jornada de 24 horas-aulas. E o melhor, tudo totalmente gratuito!
O Ciclo
O percurso aborda as etapas de criação de jogos eletrônicos, desde a ideia inicial, a construção da narrativa, dos personagens e das mecânicas de funcionamento, até a finalização do High Concept. A formação também apresenta e discute a evolução dos jogos eletrônicos a partir do olhar do Museu Bojogá, o cenário atual da produção no Estado e o desenvolvimento de narrativas interativas. Ao longo do curso, cada participante desenvolveu um projeto-conceito de jogo, dentro de metodologias ativas e gamificadas. Em função da pandemia do Covid-19, as aulas foram totalmente remotas.
Conteúdo Programático
O Ludorama Ciclo #3 foi dividido em três módulos que abordaram aspectos do design de games e suas mecânicas, a construção da interação e suas interfaces e a criação de protótipo de jogo. O instrutor da formação foi o mestre em computação para jogos digitais e especialista em design de jogos , Daniel Gularte. Confira a seguir os módulos e aulas ofertados.
MÓDULO 1 – Princípios do Game Design (Intermediário)
Pilares do Game Design
Core-loop
Game Flow
Game Progression
Design de divertimento
Aplicação do game design para produtos mobile e PC
MÓDULO 2 – Prototipando e Desenhando Jogos (Intermediário)
Anatomia das mecânicas de jogos
Criação de mecânicas de games diversos (mercado e educativos)
Processo de prototipação
Recriando jogos
Jogos analógicos como proposta de prototipação
MÓDULO 3 – Design de Interação para Jogos (Intermediário)
Design x interação
4 princípios do design de interação
Interfaces e relações com o homem
Experiência do usuário
Design de jogos com interação
Resultados
A partir das experimentações com jogos antigos e a aquisição de conhecimento dentro da cultura dos jogos e do acervo Bojoga, os alunos puderam abrir mais suas mentes para o amplo universo temático dos games e suas próprias realidades. Este Ciclo contou com um sistema de pontuação exclusivo do Ludorama, onde cada aluno ganhou pontos de experiência, talentos e conquistas pela participação ativa dentro do percurso. O curso também emitiu certificado para seus currículos.
Galeria
Atualiazado em 24/03/2022 por Daniel Gularte