Sumário
O segundo ciclo formativo do LUDORAMA aconteceu no terceiro trimestre de 2020 – de 8 de julho a 25 de setembro, com o apoio da Casa de Cultura Digital Fortaleza, equipamento da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, em Fortaleza, Ceará. Foi ofertado um percurso no Programa de Formação Básica, com o objetivo de levar os participantes a desenvolverem um projeto-conceito de jogo. O Ludorama ofertou 30 vagas para cada um de seus três cursos, que teve uma jornada de 24 horas-aulas. E o melhor, tudo totalmente gratuito!
O Ciclo
O percurso aborda as etapas de criação de jogos eletrônicos, desde a ideia inicial, a construção da narrativa, dos personagens e das mecânicas de funcionamento, até a finalização do High Concept. A formação também apresenta e discute a evolução dos jogos eletrônicos a partir do olhar do Museu Bojogá, o cenário atual da produção no Estado e o desenvolvimento de narrativas interativas. Ao longo do curso, cada participante desenvolveu um projeto-conceito de jogo, dentro de metodologias ativas e gamificadas. Em função da pandemia do Covid-19, as aulas foram totalmente remotas.
Conteúdo Programático
O Ludorama Ciclo #2 foi dividido em três módulos que abordaram aspectos como conceito do jogo, construção de narrativas interativas, mercado de jogos eletrônicos e a criação de protótipo de jogo. O instrutor da formação foi o mestre em computação para jogos digitais e especialista em design de jogos , Daniel Gularte. Confira a seguir os módulos e aulas ofertados.
MÓDULO 1 – Narrativas para Jogos (Básico)
Narrativas lineares e não lineares
Worldbuilding
Tramas e enredos
Jornada do herói
Transmídia
MÓDULO 2 – Como Produzir um Game (Intermediário)
Características de um jogo
Design de jogos para o mercado
Modelando um projeto de jogo
Montando a equipe
Criando o High Concept
MÓDULO 3 – Produção de Conteúdo de Jogos (Básico)
Repositórios de conteúdos de jogos
Escolhendo seu tema e alinhamento
Linha editorial
Planejamento de pautas
Ferramentas disponíveis
Resultados
A partir das experimentações com jogos antigos e a aquisição de conhecimento dentro da cultura dos jogos e do acervo Bojoga, os alunos puderam abrir mais suas mentes para o amplo universo temático dos games e suas próprias realidades. Este Ciclo contou com um sistema de pontuação exclusivo do Ludorama, onde cada aluno ganhou pontos de experiência, talentos e conquistas pela participação ativa dentro do percurso. O curso também emitiu certificado para seus currículos.
Atualiazado em 24/03/2022 por Daniel Gularte