Sumário
O primeiro ciclo formativo do LUDORAMA aconteceu no primeiro semestre de 2018 – de 12 de março a 30 de julho, com o apoio da Escola Porto Iracema das Artes, equipamento do Instituo Dragão do Mar, em Fortaleza, Ceará. A Escola passou a ofertar este ano mais um percurso no Programa de Formação Básica. Com o objetivo de levar os participantes a desenvolverem um projeto-conceito de jogo, o Ludorama – Criação de Jogos Eletrônicos ofertou 25 vagas para esta primeira turma, que teve uma jornada de nove horas-aulas semanais durante quatro meses. E o melhor, tudo totalmente gratuito!
O Ciclo
O percurso aborda as etapas de criação de jogos eletrônicos, desde a ideia inicial, a construção da narrativa, dos personagens e das mecânicas de funcionamento, até a finalização do High Concept. A formação também apresenta e discute a evolução dos jogos eletrônicos a partir do olhar do Museu Bojogá, o cenário atual da produção no Estado e o desenvolvimento de narrativas interativas. Ao longo do curso, cada participante desenvolverá um projeto-conceito de jogo.
Segundo o coordenador do Programa de Formação Básica da escola, Edilberto Mendes, a ideia do novo percurso foi de abranger outras áreas de conhecimento dentro do Porto Iracema. “Com esse curso básico de criação de jogos, e outros que virão, queremos diversificar e potencializar nossos processos formativos que investigam as possibilidades das chamadas novas mídias para a criação em audiovisual”, aponta. Ele completa que a reformulação do Curso Técnico de Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos também é parte dessa estratégia, referindo-se à reestruturação do Curso Técnico que teve sua última turma formada em dezembro de 2017.
Conteúdo Programático
O Ludorama Ciclo #1 foi dividido em quatro módulos que abordaram aspectos como conceito do jogo, construção de narrativas interativas, mercado de jogos eletrônicos e a criação de protótipo de jogo. O período de duração do curso foi de 12 de março a 30 de julho, num regime de aulas às segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h. O instrutor da formação foi o mestre em computação para jogos digitais e especialista em design de jogos , Daniel Gularte. Confira a seguir os módulos e aulas ofertados.
MÓDULO 1 – Estética (Básico)
Percepção em Jogos
Imagens e Signos
Personagens e arquétipos
Criando um High Concept
MÓDULO 2 – Narrativas (Intermediário)
Trama e Argumento
Jornada do Herói
Narrativas não lineares
Narrativas e Transmídia
MÓDULO 3 – Fundamentos (Básico)
Representação de jogos
Retrogaming
Características dos games
Motivações dos usuários
Worldbuilding
MODULO 4 – Projetos (Básico)
Regras de Jogos
Narrativas X Mecânicas
Prototipação de um jogo
Produção final
Resultados
A partir das experimentações com jogos antigos e a aquisição de conhecimento dentro da cultura dos jogos e do acervo Bojoga, os alunos puderam abrir mais suas mentes para o amplo universo temático dos games e suas próprias realidades. Este Ciclo contou com um sistema de pontuação exclusivo do Ludorama, onde cada aluno ganhou pontos de experiência, talentos e conquistas pela participação ativa dentro do percurso. O curso também emitiu certificado para seus currículos.
Galeria
Atualiazado em 24/03/2022 por Daniel Gularte