Sumário
Dando continuidade aos estudos provenientes dos trabalhos publicados no Museu Bojogá, o Projeto Gamificando a Estácio 2019 foi selecionado dentro do programa de bolsas de auxílio a extensão universitária da Estácio, BAE 2019.
Objetivo
O projeto tem como objetivo criar jogos analógicos para as disciplinas da Estácio, a serem usados dentro das metodologias ativas de cada plano de aula. Os produtos tiveram uma versão física impressa que foi entregue ao professor/coordenador do curso da disciplina, bem como um kit em formato pdf disponibilizado através de link para download nacionalmente, com instruções de uso do jogo dentro das práticas de ensino das disciplinas contempladas. O projeto contou com a participação de alunos do curso de jogos digitais e extensionistas voluntários, que ajudaram na elaboração dos jogos, formando grupos de trabalho, e produzindo encontros e eventos. As disciplinas foram escolhidas através de um questionário online sobre gamificação realizado pelo projeto. Em reuniões mediadas com o proponente do projeto, os grupos de trabalho e professores desenvolveram a solução gamificada, que foi testada com um grupo de alunos no segundo semestre. A fase final do projeto levantou indicadores de satisfação do uso da gamificação nas disciplinas trabalhadas.
Atividades realizadas no período
Janeiro/2019 – criação do plano de trabalho, contatos com alunos, preparação do evento de gamificação
Fevereiro/2019 – apresentação do projeto edição 2018 na universidade de Minnesota, EUA; convites para palestrantes do evento de gamificação;
Março/2019 – realização do I Fórum de Jogos para Educação, Engajamento e Sociedade: participação de 50 pessoas; apresentação de cases sobre gamificação (Unimed e SAS); cadastro de disciplinas para gamificar (tivemos 16 propostas registradas); seleção das disciplinas: Nutrição (ensino fundamental), Português (ensino geral), Prática Simulada II (Curso de direito);
Abril/2019 – formação dos grupos de trabalho e primeiras reuniões com os professores envolvidos para geração dos High Concepts dos jogos.
Maio/2019 – reuniões setorizadas com os grupos de desenvolvimento e seus produtos para definição das mecânicas dos jogos;
Junho/2019 – definição das mecânicas e testes unitários dos jogos da Nutrição e Direito – Jogo do Português ainda se encontra na fase do High Concept; testes com os professores e seus bolsistas das mecânicas;
Julho/2019 – Refinamento da narrativa dos jogos e primeiros concepts dos elementos visuais.
Agosto/2019 – Criação dos primeiros protótipos de mecânicas (parte de elaboração dos jogos propriamente ditos);
Setembro/2019 – reuniões com os professores envolvidos para adaptação das mecânicas de acordo com cada metodologia de ensino e especificidades da aprendizagem;
Outubro/2019 – Testes com todos os grupos focais e alunos convidados pelos professores. Apresentação dos resultados no Universo Estácio. Teste do jogo do Português realizado e projeto finalizado. Finalização dos projetos de nutrição e direito para impressão.
Novembro/ 2019 – impressão final dos kits e testes com usuário
• 11/11 – Curso de Direito – Moreira Campos
• 13/11 – EEFM Noel Hugnen de Oliveira Paiva – alunos de ensino fundamental
• 27/11 – Disponibilização dos arquivos em pdf para coordenadores nacionais
Dezembro/2019 – geração dos relatórios finais e feedbacks, preparação para criação de uma publicação com as práticas pelo Núcleo Editorial da Estácio
Resultados
De acordo com o projeto aprovado, o cronograma está sendo atendido plenamente conforme o planejado. Os jogos finais foram finalizados e serão testados em novembro. Abaixo o resultado de cada jogo criado.
Esse é o Caso! – jogo para a disciplina de Prática Simulada II, onde os alunos deverão interpretar casos concretos dentro de um escritório de advocacia, pesquisando artigos, competências e termos jurídicos em geral. Como destaque destaca-se a interação dos alunos questionando e comentando as interpretações de cada um no estilo Guessing Game.
Nutri Hunt – jogo para crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, aplicado pelos professores de Nutrição. Em uma caçada por alimentos e seus nutrientes em uma cidade, os jogadores devem resolver um problema dado dentro da pirâmide alimentar. O destaque do jogo é a animação promovida pela mecânica do jogo referenciando um Party Game a um tema pouco explorado.
Minigames do Português – cartilha ensinando cinco minijogos que podem ser aplicados por professores para alunos trabalharem vocabulário, interpretação de texto, dentre outros problemas comuns detectados no ENADE. Destaca-se a rapidez na aplicação dos jogos que podem ser feitos apenas com papel e caneta.
Depoimentos
Depoimento da professora Letícia Adriana, responsável por orientar o jogo do português (retirado de aplicativo de comunicação):
“Na língua portuguesa existem todas as modalidades das palavras faladas e escritas. Sendo assim é preciso criar recursos mnemônicos para que os aprendizes tenham mais facilidade de memorizar os sistemas da língua escrita. Esse projeto tem uma dimensão fantásticas porque ele alia a perspectiva e a motivação dos alunos passando os sistemas de convenções normativas da língua portuguesa de forma prazerosa com os jogos. As regras são memorizadas e por isso ampliamos para sua utilização também no exame do ENEM pois já fizemos uso no ENADE. A ideia é dar continuidade em outros momentos e sistemas como o uso da pontuação, bem como com outras interdisciplinaridades. É um projeto inovador aliando diversas áreas.].”
Depoimento do aluno voluntário Saul Alcântara (primeira e terceira foto), do curso de Biblioteconomia da UFC, que trabalha no grupo de desenvolvimento do jogo da Nutrição (retirado de aplicativo de comunicação):
“O projeto foi uma surpresa pra mim, não esperava que fosse ser tão interessante, trabalhar com conhecimentos fora dos jogos e pensar em soluções mais voltadas a jogos foi uma boa experiencia. Inclusive o feedback foi bem interessante, pensar não somente em como implementar mecânicas e diversão, mas em como atender a proposta da professora sobre o conteúdo desejado foi um bom desafio.].”
Depoimento da professora Samara, do curso de nutrição da Estácio, que trabalha com sua disciplina dentro de escolas do ensino fundamental (via aplicativo de comunicação):
“Estou muito empolgada com as propostas dos jogos que me foram passadas para escolher [criamos para essa proposta 4 ideias de jogos]. Por mim eu faria todas! Mas como tenho que escolher apenas uma vai ser uma decisão difícil! Acho que todas as opções se encaixarão muito bem dentro das aulas dos meninos. [se referindo às práticas que escolhemos dentro da interatividade que propomos em sala para as turmas].”
Galeria
Equipe do projeto
Responsável
- Prof. Msc. Daniel de Menezes Gularte
Orientadores Pedagógicos
- Ana Maria Almeida Marques
- Samara de Almeida Mesquita Rosa
- Letícia Adriana Pires Ferreira
Alunos envolvidos
- Daniel Feitosa Moreira
- Denise Ramos Soares
- Dione Maria Almeida Marques
- Luciana de Sousa Silva
- Monique dos Santos Melo
- Tiago Cavalcante Barbosa da Silva
- Beatriz Seabra Rodrigues Manso
- Fernanda Joyce Paulino da Silva
- Flávia da Silva Gomes
- Francisca Maísa de Farias Barreto
- Francisca Patricia Feitosa Soares dos Santos
- Izabel Pires Lopes
- Lorena Cláudia de Sousa Evangelista
- Mara Jane Gonçalves da Silva
- Samara Andrade Leite
- Thais Ferreira da Silva
- Thays dos Santos Colaço
- Alisson Lima do Nascimento
- Anderson Ferreira da Costa Alves de Souza
- Bruno Mendonça Andrade
- Bruno Veras Ferreira
- Emanoel Messias de Queiroz Evangelista
- Felipe Parente dos Santos
- Igor dos Santos Costa Lopes
- Ítalo dos Santos Costa Lopes
- Jonas Veras Rolim
- Mariana Alves da Silva
- Matheus da Silva Alencar
- Matheus dos Santos Nunes Pimentel Ruivo
- Matheus Henrique Mota Martins
- Nayara Adrião dos Santos
- Pedro Reis Florencio Reis
- Pedro Sahel Queiroz Freire
- Rayanne de Sousa Almeida Bezerra
- Vinícius Pontes Machado
- Ygor Teixeira Fontenele
Atualiazado em 25/05/2020 por Daniel Gularte