Sumário
Como um dos projetos contemplados do primeiro edital de auxílio de bolsas de extensão BAE, o centro universitário Estácio FIC aprovou o projeto junto ao Museu Bojogá usando jogos em sua instituição. O grupo de pesquisa HUB Jogos foi criado em Fortaleza-CE para atender a demandas da Estácio na criação de jogos eletrônicos do curso de Jogos Digitais. Usando técnicas como a gamificação, produz jogos que são usados pelos alunos dos Campi. Aprendendo com as experiências e formatando processos amadurecidos nessa prática, o projeto está elaborando protótipos de jogos para disciplinas em Fortaleza podendo ser utilizados em todo o Brasil.
Objetivos
Gerais – Produzir 3 jogos para disciplinas da Estácio, a serem testados e disponibilizados para a comunidade de alunos da instituição compartilhando a metodologia com grupos no Brasil e estimulando professores dos cursos da instituição a adotar práticas de Design Motivacional através dos games
O projeto contou com um grupo de 8 alunos, orientados pelo proponente, que trabalharam em conjunto no desenvolvimento de até 3 produtos em disciplinas de cursos diferentes, documentando suas experiências e relatando-as durante o processo, em 3 etapas:
1. Levantamento de dados – formatação do Game Design Document, identificando em que ponto está cada jogo e o que é necessário para sua produção – a equipe será formada por alunos multidisciplinares.
2. Desenvolvimento – o desenvolvimento seguirá os referenciais da engenharia de software, somados com as técnicas de gerenciamento de projetos em PMBOK, com geração de relatórios.
3. Entrega – nos prazos do cronograma, os produtos serão entregues para os professores. Todos os testes com usuários e estudos de usabilidade serão de responsabilidade dos professores envolvidos, bem como estudos e análises nessa fase.
Jogos desenvolvidos:
• BacDEx – disciplina de Microbiologia (Nutrição)
• Battle 3D – disciplina de Geometria Descritiva (Arquitetura e Urbanismo)
• Anubis – disciplina de Anatomia (Fisioterapia)
As experiências do projeto serviram para comparar, confrontar e analisar cada contexto. O projeto explora a metodologia de trabalho e sua evolução, certamente amadurecida, gerando material para compartilhar com a academia em geral, com palestras, fóruns, e submissão de artigos.
Descrição das atividades realizadas no período
Todas as fases do projeto foram concluídas e os jogos foram publicados. Como mencionado anteriormente, um dos jogos acabou não sendo produzido (ver lições aprendidas adiante). Com o projeto concluído, diversas experiências foram tiradas, abaixo discriminadas por projeto:
BACDEX – O projeto foi entregue com sucesso e protótipo funcional está concluído e foi testado com grupos focais e alguns alunos e a professora Milena Bonfim. Foram feitos ajustes de performance e de cliques de telas em dispositivos Android. Os testes finais foram feitos dentro da sala de aula e a entrega final do produto está disponível como evidência. Infelizmente, ainda encontramos problemas devido a diversas versões de aparelhos Android no mercado e possivelmente em algum aparelho alguns bugs ainda podem ocorrer. Como lição aprendida levamos que para se fazer jogos para celular é preciso saber das especificações de todos os aparelhos (celular e tablet) usados na instituição a fim de gerar uma versão estável. O trabalho na especificação de infraestrutura diminuiu o rendimento dos alunos.
Battle 3D –. O projeto concluiu seu protótipo e todos os testes foram feitos. Infelizmente, os alunos que trabalharam a parte visual do jogo se recusaram a continuar alegando diversos problemas pessoais e não concluíram o HUD e a marca do jogo. Outra dificuldade foi a exclusão da disciplina do currículo de Arquitetura. Contudo a versão jogável foi testada na disciplina de Arquitetura Digital II e teve enorme êxito. Como lição aprendida destacamos que no caso de projetos onde não encontramos equipes comprometidas com resultados e assumindo seus riscos, o projeto não prossegue.
Anubis – projeto não andou como esperado, pois além do cliente (professor da disciplina) só ter conseguido agenda com os alunos apenas em agosto e o projeto não entrou em fase de testes, ficando como um protótipo unitário abandonado pela equipe. Hoje o grupo de desfez e não consegue mais se reunir. O jogo se encontra cancelado e a lição aprendida neste caso é envolver o professor desde cedo como principal PO do processo, a fim de mostrar aos alunos as possibilidades de portfólio para eles.
Dificuldades encontradas
Não foram encontradas dificuldades que prejudicaram o trabalho em geral, pois foram entregues 2 de 3 produtos com êxito. Destacamos dois pontos:
A. houve falta de envolvimento de alunos – diversos alunos desistiram do projeto pelos seguintes motivos: tempo para produzir o jogo, alegando complexidade; falta de retorno em produzir um jogo que não seria vendido. Destacamos, porém, que os alunos que concluíram os projetos se sentiram muito satisfeitos, vendo seus jogos com outros usuários e fazendo portfólio.
B. o professor de fisioterapia não se interessou pelo projeto e esteve passivo 100% do projeto. Alunos abandonaram o projeto do jogo Anubis por dois problemas: a equipe internamente teve problemas de ego entre ideias de projeto. Outros alunos acharam o projeto não rentável e simplesmente abandonaram.
Lembramos que o projeto se tratou de experiências a serem lidadas com alunos e professores. Todas as lições aprendidas serão compartilhadas na aula inaugural ou nos encontros de acolhimento de alunos em 2019.1, no formato post mortem. Além disso, para o próximo ano, concorreremos a bolsa novamente, com as seguintes alterações, a partir das dificuldades vividas:
a. Realização de fórum com professores antes do projeto para selecionar disciplinas interessadas
b. Elaborar jogos analógicos ao invés de eletrônicos, para testar a eficiência na completude do projeto e distribuição para todas as unidades nacionais.
Resultados
- O cronograma foi cumprido de acordo com o planejado.
- Tivemos um adicional, pois pudemos testar os jogos com alguns alunos no Viva Estácio – Fortaleza
- Como outro adicional, o projeto foi selecionado para ser apresentado nos Estados Unidos, na Universidade de Minnesota, em semana pedagógico de inovação dos cursos do Campus em Saint Paul em fevereiro de 2019. Será uma oportunidade para mostrar o trabalho internacionalmente.
Protótipos
Link para download dos protótipos
Galeria
Atualiazado em 25/05/2020 por Daniel Gularte