Sumário
O Instituto Bojogá conta com o apoio voluntário de professores, alunos, ativistas e apoiadores para continuar contando a vasta história dos games para pessoas que não tem acesso a esses recursos. Dessa forma, este projeto de pesquisa, apoiado com os recursos da lei Paulo Gustavo, visa dar apoio a continuidade desse trabalho, oferecendo melhorias nas plataformas de catalogação e construção de conteúdo, usando as novas tecnologias como a Inteligência Artificial, de maneira a garantir uma melhor eficiência na disponibilização dessas informações para o seu público-alvo, que é de pesquisadores, estudantes, profissionais e entusiastas dos games, de forma online e interativa.
Esse incentivo governamental ajudou o projeto do Museu a continuar publicando seu material histórico, contribuindo com a cena da Arte e Cultura Digital e Museus local e regional, e atingindo audiências internacionais, como temos acompanhado ao longo de 15 anos de atuação. O projeto garantiu entregas viáveis, na forma de artigos feitos, plataformas melhoradas e exibição interativo do resultado.
Por fim, esse investimento público aproximou jovens estudantes a construir competências e conhecimentos para que se tornem os novos pesquisadores do futuro, entendento a partir de nossa metodologia pedagógica, como a cultura dos games pode influenciar positivamente, pelas memórias afetivas, a contrução de um cidadão mais inteligente, antenado, protagonista e feliz.
Objetivo do Projeto
Subsidiar a manutenção do projeto Museu Bojogá Virtual, digitalizado parte do seu acervo físico para o mundo, como também os achados de jogos provenientes da pesquisa bibliográfica de temas da gamecultura que impactam diretamente o Ceará e a cidade de Fortaleza, pela curadoria do acervo físico existente em meio virtual, melhorando sua plataforma de cadastro, pesquisa e fruição com as tecnologias de inteligência artificial e design.
Metodologia
Para atingir esses objetivos foi aprimorada nossa plataforma online, usando inteligência artificial generativa para ajudar nas pesquisas textuais e publicações de conteúdo, realizando digitalização de informações a partir do acervo físico do Museu e realizando apresentação gratuita das informações pela internet, através de uma curadoria digital e imersão com museu virtual.
Com a participação de profissionais locais que fizeram a codificação, análise, pesquisa, fotografia, revisão, curadoria, coordenação e design da plataforma a ser melhorada, otimizamos nossa metodologia de pesquisa científica, curadoria e projeto expográfico, com a organização de conteúdos e dados para subsidiar as entregas.
Ações Desenvolvidas
AÇÃO 1 – Digitalização de conteúdo – Criação de 20 novos registros de itens do acervo do Bojogá, que conta hoje com mais de 4 mil peças, por uma curadoria especial e que tenha relação direta com agentes culturais da cidade de Fortaleza, pessoas do lugar e da cultura local, como por exemplo, consoles e jogos das locadoras dos anos 80 e 90 nas periferias de Fortaleza, jogos de outros países que acabaram se tornando músicas, quadrinhos e animações cearenses, dentre outros.
AÇÃO 2 – Criação de ferramenta de apoio com Inteligência Artificial – usaremos a Inteligência Artificial Generativa para construir uma tecnologia onde todos os artigos de apresentação das peças sejam mais fáceis de serem criados.
AÇÃO 3 – Melhoria do sistema de inventário – faremos uma atualização no sistema de inventário, que cruza as informações de fotos, textos, links e mídias para geração de linhas do tempo interativas para exibição.
AÇÃO 4 – Integração com plataforma online – faremos uma integração das ferramentas acima descritas dentro da plataforma online para que o site do projeto possa levar a melhor experiência para os visitantes virtuais.
AÇÃO 5 – Pesquisar 5 temas que envolvam a Gamecultura regional e o resgate da memória dos games do passado, sejam pelas locadoras, soft houses, lojas especializadas nos shoppings, comuns nos anos 80 e 90. Colocar temas locais importantes como inclusão e transformação digital, novas tecnologias, gamearte, design decolonial, e outras pautas a serem encontradas.
AÇÃO 6 – Divulgar os achados metodológicos do projeto em espaços públicos, com oficinas e palestras sobre memória e patrimônio dos games, indústria criativa, dentre outros.
Resultados
Melhoramos nossa plataforma de gerenciamento de conteúdos online, ajudando a construir novos conteúdos sobre gamecultura de forma mais eficiente e criativa. Para isso, criamos o BojogAI, um autor avatar automatizado que captura os dados da plataforma de inventário do museu e organiza essas informações em artigos dentro do formato e editorial do Bojogá. BojogAI assina os conteúdos, que são revisados por um agente humano.
Criamos 20 novos itens do nosso acervo e geraremos consequentes artigos com a nova plataforma, que podem ser acessados no link da nossa coluna de avaliação de jogos chamada Retroplay.
Produzimos 5 artigos inéditos (ensaios, dossiês, artigos de opinião) a partir dos achados de jogos provenientes da pesquisa bibliográfica de temas da gamecultura que impactam diretamente o Ceará e a cidade de Fortaleza que podem ser acessados na nossas colunas Retrotúnel e Dossiê Retrô.
Divulgamos por esta página em nossas redes sociais para artistas, designers e interessados das metodologias utilizadas neste projeto, bem como encontros e bate-papo em locais públicos da cidade, como contrapartida para a juventude.
Abaixo disponibilizamos o relatório técnico com todos os códigos para consulta:
Relatório tecnico SITE – LPG – Museu Bojogá IA
Destacamos a capacidade da plataforma que construímos ter sustentabilidade própria, uma vez que vai usar as redes de dados e a inteligência artificail para produzir conteúdos sob curadoria e revisão humana, garantindo assim que o trabalho histórico e de levantamento do acervo de mais de 4 mil itens do museu seja muito mais otimizado e menos oneroso.
Atualiazado em 25/03/2025 por Daniel Gularte