Sumário
O Museu Bojogá, através de seu projeto de pesquisa histórica da linguagem dos jogos no mundo, lança sua primeira atualização para o conhecido Catálogo Brasileiro de Jogos Eletrônicos – versão de 2021.
Sobre o Catálogo
Esta publicação conta com os registros dos principais jogos eletrônicos produzidos no Brasil desde 1970 até os anos 2000, bem como alguns ensaios com a participação de especialistas sobre os principais acontecimentos da história dos jogos eletrônicos no país. Como uma publicação de cunho acadêmico e registro de pesquisa, o catálogo é uma ferramenta importante para consulta de dados técnicos para pesquisadores, colecionadores e entusiastas.
Esta versão atualizada revisou textos e datas dos inserções atuais, reconfigurou toda a estrutura de dados com os QRcodes, agora registrados dentro de um sistema próprio (escaneie o QRCode para acessar informações detalhadas de cada item) e que faz parte do acervo do Museu Bojogá, com mais de 1800 itens físicos no seu acervo e mais de 2000 registros históricos em sua base.
E como sempre o catálogo é distribuído GRATUITAMENTE em formato pdf através do link abaixo. Baixe agora!
Esta publicação conta com os registros dos principais jogos eletrônicos produzidos no Brasil desde 1970 até os anos 2000, bem como alguns ensaios com a participação de especialistas sobre os principais acontecimentos da história dos jogos eletrônicos no país. Como uma publicação de cunho acadêmico e registro de pesquisa, o catálogo é uma ferramenta importante para consulta de dados técnicos para pesquisadores, colecionadores e entusiastas. Revisada e expandida na sua edição 2021 com jogos cearenses e sua história.
Grupo de pesquisa
Daniel Gularte, pesquisador, escritor e curador do Bojogá, destaca o valor do seu grupo de pesquisa, composto por alunos pesquisadores e especialistas no assunto:
“O grupo de pesquisa continua coletando informações diversas sobre jogos eletrônicos. Recebemos de todo o Brasil inúmeros feedbacks positivos a respeito do nosso trabalho. Me orgulha muito saber que estamos conseguindo contribuir com informações valiosas para preservar a linguagem e o ecossistema de jogos em nossa região, no Brasil e no mundo, dando acesso em língua portuguesa a essa história.”
O Bojogá contém a maior coleção histórica e cultural de jogos eletrônicos do estado do Ceará e é uma das mais respeitadas do país, não só pela quantidade de itens, mas pelo projeto de curadoria e preservação histórica. A dez anos o Bojogá vem trazendo a cultura dos jogos eletrônicos para jovens, adultos e famílias cearenses, e Daniel destaca que esse é um trabalho contínuo e compartilhado:
“Essa atualização prova que temos muito trabalho pela frente. E nós, com a responsabilidade de registrar a história que nos cerca, descobrimos com alegria que no Ceará temos muitas contribuições do ecossistema desde décadas passadas, como os estúdios, os primeiros jogos, enfim, onde tudo começou. É um material inédito no país e uma surpresa agradável que vai gerar ainda mais apoio à nossa pesquisa.”
Participações do Ceará
Como de praxe, o catálogo respalda os principais agentes da linguagem dos games em todas as esferas do ecossistema nacional. Para esta edição especial do Catálogo, foram adicionados mais personagens e produtos de games criados no Ceará, colocando definitivamente o estado no mapa da linguagem de jogos no Brasil e no mundo.
Doações
Você também pode ajudar a manter essa história presente. Se você possui um jogo eletrônico e gostaria de doá-lo para que possamos catalogá-lo em nossa base de conhecimento mande um email pra gente. Muitas pessoas já fizeram sua parte, confira aqui!
Atualiazado em 15/10/2022 por Daniel Gularte