Sumário
No seu compromisso de aumentar a visibilidade e reconhecimento da linguagem de jogos e todo o seu impacto cultural na sociedade cearense e nacional, o Museu Bojogá realizará dos dias 18 a 20 de dezembro de 2020, o I Workshop de Formação Cultural em Jogos. É um evento inédito e pioneiro no Estado do Ceará, totalmente focado para os tomadores de decisão das esferas públicas e privadas.
Gestores, assessores, secretários de governo, políticos, coordenadores e líderes dos diversos segmentos de prefeituras, organizações da sociedade civil, institutos, fundações, instituições de ensino, indústrias, empresas, comércio e serviços poderão ter acesso a apresentações de trajetórias, cases e vivências que impactam profissionais, trabalhadores e cidadãos brasileiros, em seções totalmente online e com interações com os apresentadores. Ainda no Workshop acontecerão debates abertos, voltados para a troca de experiências, discussão de pautas e provocação de compromissos com foco em uma cultura transparente e que sirva como vetor de uma vida melhor para as pessoas.
As mentes brilhantes por trás de toda essa transformação e convidadas para esse Workshop são profissionais que encontraram nos jogos a inovação que precisavam para engajar pessoas, transformar realidades, melhorar processos e, porque não, levar com diversão e conhecimento um mundo melhor para se viver. Os participantes deste workshop poderão entrar em contato com esses profissionais, aprender conceitos, práticas, metodologias e aplicações da linguagem dos jogos em contextos onde a cultura do game ajuda na educação, na saúde, nos negócios e em um mundo mais justo e feliz. Além disso, adicionarão em seu currículo profissional a primeira experiência no Estado que trata da articulação da linguagem dos jogos frente aos desafios do mundo pós-pandemia e do “novo normal”.
Entendendo que a cultura não passa apenas pelos valores da arte e das obras artísticas, o Museu Bojogá continua levando a visão democrática da cultura como um bem do povo e para o povo. O Workshop de Formação Cultural em Jogos vem com o propósito de ensinar como os gestores devem apoiar o ecossistema dos jogos, não somente como um recurso inovador, mas na certeza que os games são a linguagem cultural do futuro que tomou os espaços de fala, em um mundo cada vez mais digital.
Programação
O evento acontecerá em três momentos que mostram a dimensão e o impacto dos jogos, para além da arte, onde a cultura transformadora dos games assume seu protagonismo:
- Gamecultura – os jogos não são simplesmente o ato de jogar videogame. Existe algo além que se conecta com um agenciamento cultural imersivo e incompreensível. O que existe nesse rico universo tão incompreendido pelos especialistas que podemos nos conectar, preservar e explorar para uma vida melhor?
- Gameativismo – jogar é uma atitude. E nela encontramos formas de nos identificar. Portanto, a relação do game com a sociedade é uma indissociável trajetória e conta nossas dores, conquistas, atos políticos e socioeconômicos. Como fazer com que os jogos ajudem a construir melhores cidadãos com voz ativa e construir um ecossistema onde mercado, cultura e formação caminhem juntos?
- Gameimpacto – em um mundo cada vez mais machina, os jogos trazem cor e vida. Através dos games, podemos transformar pessoas e seu modo de encarar os problemas, nos diversos momentos de nossas vidas. Que tal conhecer o que os jogos fizeram para empresas, indústrias e escolas, na promoção da felicidade, diminuição das desigualdades e tantos outros desafios?
Dia | 18/12 | 19/12 | 20/12 |
Tema | Gamecultura | Gameativismo | Gameimpacto |
9h as 10h | Lutas Simbólicas (Daniel Valentim) | Mostra de jogos de impacto | |
10h as 12h30 | Jogos e Ativismo Político (Pedro Zambarda e Daniel Valentim) | Jogos e transformação do homem – impactos econômicos e socioambientais (Paulo Carvalho e Larissa Gurjão) – mediação Daniel Gularte | |
intervalo | |||
14h30 as 15h30 | Mostra de jogos de entretenimento | Circuito Ludorama (Daniel Gularte) | |
15h30 as 18h | O ecossistema dos jogos em Fortaleza: olhando para a inovação – Arison Uchôa (Gameplan), Daniel Gularte (IGDA), Pedro Carvalho (Go Gamers), Bruno Saraiva (FBUni) – mediação de Silvio Ramos (Iracema Digital) | Políticas públicas para jogos (Evaldo Lima, Lia Aguiar, João Guilherme Studart) – mediação de Daniel Gularte | |
18h as 19h | Gamecultura – além do joguinho (Kao Tokio) | ||
19h as 21h30 | Preservação e memória dos jogos para a sociedade (Cleidson Lima e Daniel Gularte) – Mediação de Kao Tokio |
Programação preliminar – mais nomes da linguagem dos jogos podem ser adicionados
Convidados

Kao Tokio

Cleidson Lima

Pedro Zambarda

Evaldo Lima

Lia Aguiar

Sílvio Ramos

Larissa Gurjão

Paulo Carvalho

Daniel Gularte

Arison Uchôa

João Guilherme Studart

Bruno Saraiva

Daniel Valentim

Pedro Carvalho
Vídeos
Serviço
I Workshop de Formação Cultural em Jogos
Data: 18, 19 e 20 de dezembro de 2020
Local: plataforma Zoom
Inscrições: gratuitas pela plataforma Sympla (clique aqui para se inscrever)
Realização: Museu Bojogá
Apoio: Citinova, Iracema Digital, Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, FCMJ-CE


Atualiazado em 08/01/2021 por Daniel Gularte