Sumário
Imagine um mundo onde os jovens podem construir o seu próprio futuro, criando suas leis e soluções para o futuro, construindo a sua melhor versão. Esse é o Planeta Jovem, o projeto deu voz para que o jovem possa fazer o que não consegue no “Planeta Velho”. Foram 100 tripulantes de escolas profissionalizantes do Estado do Ceará e dos campi do IFCE que trocaram experiências sobre um futuro mais justo e solidário para todos.
A proposta
Mas como trabalhar essa experiência? Fora do plano real e indo, claro, para o universo dos games! O programa mistura atividades presenciais e online. É o Metaverso a um clique de todos os participantes. Um universo lúdico seguro será criado para ser capaz de ser transformado pelas ações tomadas pela juventude que habita essa realidade mista, estimulada com governança dos seus próprios habitantes.
A criação
Concebido pelo Iracema Digital e desenhado pelo Instituto Bojogá e Criatlo, o projeto teve duração de seis meses, de agosto a dezembro de 2022. Foi divido em dois momentos:
- O primeiro momento do Planeta Jovem é um encontro presencial de jovens protagonistas em experiências, projetos e sonhos. Divididos em várias unidades do IFCE e instituições convidadas em todo o Ceará, haverão mostras, oficinas, workshops, palestras e atividades culturais.
- A segunda etapa do Planeta Jovem acontecerá de forma virtual em diversas plataformas online, onde 100 jovens embarcarão em um planeta virtual. Eles serão responsáveis para construir suas regras, leis e projetos em países do Planeta. Ao longo de dois meses, esses jovens serão capacitados por mentores especiais e replicarão o conhecimento para outros jovens.
Experiências
O projeto aconteceu presencialmente no período de agosto em dezenas de espaços no Estado do Ceará, atingindo mais de 5000 jovens. Após o evento presencial, 100 jovens foram escolhidos para “embarcar” em uma aventura online pelo Discord, povoando um Planeta com sete países, recebendo bolsas de iniciação científica obtidos pela Funcap.
O Bojogá criou toda a mecânica, narrativa e experiência do usuário para esse Metagame. Durante a fase online, que durou dois meses. Os jovens usaram realidade virtual, redes sociais e todos os possíveis artefatos de tecnologia de jogos para construir e formar a governança desses países imaginários. Entre esses países foram discutidas questões sobre sustentabilidade, diversidade, cultura e artes.
Os últimos meses foram reservados para atividades de jovens ensinando jovens todo o aprendizado desenvolvido na experiência, resgatando todos os envolvidos na jornada inicial, criando um mundo colaborativo e aberto para mudanças constantes.
Quer conhecer tudo sobre o Planeta Jovem? Clique aqui e acesse a página oficial.
Depoimentos
Depoimento de Izolda Cela, governadora do Estado do Ceará
Veja mais depoimentos acessando este link.
Agradecemos o Iracema Digital, o IFCE e a Funcap em confiar ao Instituto Bojogá a inteligência para o desenvolvimento deste produto. Esperamos que todos os anos possam acontecer mais e mais versão de novos países criados pelos jovens, futuro do nosso planeta.
Atualiazado em 02/01/2023 por Daniel Gularte