Sumário
Nos dias 30 de junho e 01 de julho de 2022 o Bojogá participou do JD Feira Tech. O evento faz parte das ações do programa Juventude Digital e visa estimular a democratização das novas tecnologias junto ao público jovem da capital do estado do Ceará, Fortaleza.
Exercitando a criatividade e o fortalecimento da cultura digital entre os estudantes, a Secretaria Municipal da Educação (SME) ajudou a realizar o evento na Academia do Professor, em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e o Museu Bojogá. Ao todo, 12 escolas, escolhidas via edital, participaram da iniciativa que reuniu alunos em uma competição de criação de jogos. “Selecionamos duas escolas por Distrito de Educação, onde cada unidade pôde escolher duas equipes de alunos do 9º ano para elaborar o protótipo de um jogo, objetivando solucionar um problema do cotidiano da cidade”, explicou Paulo Henrique, titular da Célula de Inovação da SME.
Uma Gincana misturada com Game Jam
Neste formato inédito construído pelo Bojogá e utilizado de forma inédita para este evento, 120 alunos se dividiram em 24 equipes para construir um conceito de um jogo em dois dias, cujo tema central foi a sustentabilidade. O desafio era criar mecânicas simples, conceitos assertivos, narrativas empolgantes e objetivos claro para games que seriam jogados pelos jovens da cidade de Fortaleza. Participaram desse evento 12 escolas públicas de ensino fundamental de todas as regionais de Fortaleza.
Mais que uma Game Jam, o Bojogá desenvolveu dinâmicas em um circuito onde os participantes, jogavam, desenhavam, debatiam, aprendiam com outros jovens, jogavam novamente e assim por diante, de forma intensa e divertida, construindo repertórios para a construção de um game disruptivo e com a cara dos jovens. Em certos momentos da gincana, uma parada para descanso, música, animação, quiz de games retrô e um lanche para recarregar as energias para as próximas etapas.
Desenhado com propostas gamificadas, os participantes passavam de fases, enfrentavam desafios e superavam obstáculos até enfrentar o “chefão final” – uma apresentação do projeto em formato de pitch de negócios, como nas grandes empresas de mercado. A proposta é levar protagonismo e vivências para que os jovens sejam capazes de acreditar em seu potencial criativo e empreendedor, desenvolvendo ao longo dessa experiência as desejadas competências comportamentais.
Diversos jovens formados pelo programa de formação em games do Bojogá, o Ludorama, participaram do evento, compartilhando suas experiências para que os jogos pudessem ter maior eficiência e exequibilidade. No final da última manhã, uma comissão com os organizadores avaliaram as propostas de cada escola.
Jovens fazendo a diferença
De acordo com a matéria veiculada sobre o evento, jovens como Helen de Andrade, estudante da Escola Municipal de Tempo Integral Prof. Antônio Girão Barroso (Distrito 6) não esconderam a empolgação em vivenciar a experiência tecnológica:
É uma coisa nova para a maioria de nós. Estamos tendo a oportunidade de entender toda a construção e um jogo. É algo divertido e que só aumenta a nossa vontade de aprender mais sobre essas tecnologias. Aqui é pura inovação!
Maxwell Gomes, aluno da Escola Municipal Professora Lireda Facó (Distrito 5), destacou a ideia dos protótipos buscarem a solução para problemas reais da cidade:
As dinâmicas são muito divertidas e o trabalho em equipe nos une para pensarmos em possíveis questões que atrapalham nossas vidas. Assim podemos simular nos jogos um destino que resolva isso. É legal, porque começamos do zero e isso vira programação digital.
Seleção para a próxima etapa
Após a elaboração dos projetos e a conclusão da fase inicial das competições, os melhores colocados da Feira Tech serão capacitados para desenvolver e amadurecer seus protótipos no evento JD Férias, que acontecerá durante o mês de julho na Casa de Cultura Digital, também com a supervisão do Bojogá. Por fim, as equipes vencedoras apresentarão seus projetos no Festival Juventude Digital, realizado em agosto, no Centro de Eventos.
Sobre o Juventude Digital
O Juventude Digital é uma política pública permanente que tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda e que já capacitou cerca de 3.600 jovens em 2021. É coordenado pela Citinova e conta com a parceria das secretarias da Juventude e da Educação e o apoio do Museu Bojogá como realizador das trilhas de games.
Este ano o programa tem a meta de alcançar 12.500 jovens entre os três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais. O Bojogá mais uma vez agradece em público pela confiança da Prefeitura de Fortaleza, na figura da Citinova, em acreditar que o é possível transformar pessoas com os jogos. E você também pode realizar essas ações em sua escola ou universidade, entrando em contato com a gente. Bojogá!
Fique agora com a galeria de fotos do evento (fotografias com a cortesia de Evelyn Barreto):
Atualiazado em 17/08/2024 por Daniel Gularte