Sumário
A Kuya – Centro de Design do Ceará — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte — realizou a primeira edição do PAKU – Encontro Popular da Cultura de Geek, no Complexo Estação das Artes. Um evento totalmente gratuito, voltado para jovens e adultos que se interessam pela cultura geek, pop e nerd. E o Instituto Bojogá foi orgulhosamente convidado para mostrar um pouco da gamecultura para os participantes do encontro.
A programação começou na próxima sexta-feira (14/04) e seguiu até o domingo (16/04) com feiras de design autoral, quadrinhos, zines e gastronomia. Além de oficinas, mesas de conversas, diversos jogos e concursos de k-pop e cosplays. Todas as atrações foram divididas por áreas, sendo distribuídas pelo Complexo Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.
O PAKU é uma ação para promover e difundir a cultura geek, pop e nerd para periferias. Além de democratizar o acesso e a participação de artistas, grupos e coletivos a eventos culturais na cidade.
O encontro tem uma programação que ocorre na Gare do Complexo Estação das Artes, nos dois andares e espaços comuns da Kuya. A abertura foi na sexta-feira (14) a partir das 14h, com feiras, cerimonial e a mesa de abertura começaram a partir das 17h. No sábado, 15, e no domingo, 16, a programação iniciou a partir das 09h e segue até as 20h, especialmente no domingo que finalizou às 18h, com oficinas, games eletrônicos, concursos de k-pop e cosplay e mesas de conversas.
Para a criançada, o domingo (16) trouxe uma programação especial com oficinas que envolvem artes, pinturas e muitas brincadeiras com papéis, no Complexo Estação das Artes.
Mesas e Debates
No PAKU, as mesas são importantes espaços para trazer a pluralidade das discussões em diversos âmbitos e também, momentos de trocas com o público. O evento iniciou as suas programação de conversas na sexta (14), a partir das 17h, com a mesa que trouxe o tema “Cultura Geek e políticas públicas no Ceará”, convidando Luisa Cela — Secretária de Cultura do Estado do Ceará, Davi Gomes — Secretário Municipal da Juventude de Fortaleza e Daniel Braga — Diretor da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB).
Durante todo o evento, houve diversos momentos de bate-papo. Por esse motivo, foi criado um espaço específico para essas oportunidades de troca, a área Pakunversar. No sábado (15), houve 2 (duas) mesas: a primeira do dia é sobre o tema “Mitologia no Mundo Geek”, a partir das 10h, a Dani Motta, do grupo Paideia e as 17h, a mesa “Memes e Periferias” com Dudu Suricate, do perfil Suricate Seboso.
Já no domingo (16), na área Pakunversar, o PAKU trouxe Daniel Gularte, do Instituto Bojogá de Inovação de Jogos, a partir das 10h, abordando o tema “Games no Ceará” e logo às 14h, Blenda Furtado, do Estúdio Daniel Brandão, conversando sobre “Mulheres na Cultura Geek.
Informações do Evento
14 a 16 de abril de 2023 – Kuya – Centro de Design do Ceará
20 horas de apresentações
4000 visitantes
Objetivo alcançados
- Apresentar os conceitos de Gamecultura e linguagem dos jogos
- Estimular a interação social entre visitantes
- Promover inclusão digital e letramento para os visitantes
Metodologia utilizada
- Exposição de consoles em sala temática.
- Palestra/aula sobre a história dos games e as resistências culturais.
Galeria
Queremos agradecer imensamente a todos os colaboradores da Kuya que nos recepcionaram com muita alegria e disposição. Este evento abriu portas para mais uma vez o Bojogá conseguir espaço em divulgar seu museu nos espaços públicos da cidade.
Atualiazado em 17/08/2024 por Daniel Gularte