Sumário
É chegada a hora de mais um Festival Bojogá, o mais tradicional encontro de gamecultura do Ceará. E estamos muito orgulhosos de apresentar uma grande evolução de nosso festival, que vai impactar o setor de jogos como um todo. Desde 2010, o Festival Bojogá destaca o universo dos games em nosso cotidiano, por intermédio da memória e da inovação. Este ano a Kuya – Centro de Design do Ceará se une ao Instituto Bojogá para promover uma edição que discute: para quem desenhamos os jogos eletrônicos?
O “Bojogá na Kuya!” possibilitou encontros e permite conexões entre criadores, designers, artistas, financiadores e jogadores, promovendo a difusão da cultura do design dentro do universo dos games no Estado do Ceará. BOJOGÁ NA KUYA!
Tema
O tema do Festival desse ano foi “Jogos: Design, Cultura e Indústria”. O jogo é uma cultura que está presente em todas as dimensões humanas. Eles nos divertem, nos desafiam, nos ensinam e nos conectam. A arte, a cultura, o design e o mercado são os principais vetores para transformar os games em uma poderosa indústria do entretenimento, mas também com capacidade de impactar a educação, a saúde e a cidadania.
Nesse debate, conversamos com profissionais que trabalham com jogos de diferentes formas e áreas. Compartilhamos suas experiências, visões e projetos de como os jogos podem se tornar a grande ferramenta de inovação para pessoas, empresas e governo. E nada melhor do que a Kuya – o Centro de Design do Ceará, para receber todo esse debate. Estiveram presentes as representações dos jogos do Ceará, como a Associação de Empresas de Jogos do Ceará (Ascende Jogos), o International Game Developer Association – Chapter Fortaleza (IGDA), profissionais e grupos ligados ao desenvolvimento de jogos, cultura e formação.
Contamos também com a valorosa participação dos representantes públicos e privados que apoiam os jogos como plataforma de desenvolvimento do Estado, como o Governo do Estado do Ceará e suas secretarias, Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Iracema Digital, Universidade Federal do Ceará, e muitos outros.
Além disso, foi inaugurada a mostra interativa GAMECULTURA: O DESIGN DE JOGOS AO LONGO DO TEMPO. Uma experiência que reuniu jogos clássicos e contemporâneos, nacionais e internacionais, que marcaram a história e a evolução dos games. Um viagem no tempo pelos jogos que nos encantam e nos transformam, aberta durante os finais de semana de julho de 2023.
Local e Data
O Festival Bojogá 2023 aconteceu na Kuya – Centro de Design do Ceará, situado no Complexo Cultural Estação das Artes. É um espaço de investigação, pensamento e produção de design. Localizado no Centro da Capital cearense, o centro integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.
O endereço da Kuya é Rua Doutor João Moreira, 532. Para acessar o Festival, basta entrar na Estação das Artes e ir até o bloco da direita. O evento ocorreu dos dias 7 a 30 de julho de 2023.
Atrações Gratuitas
Como já é marca registrada dos festivais do Bojogá, toda a programação foi oferecida de forma gratuita para a população cearense. Se você esteve passando férias na cidade de Fortaleza, a Kuya foi seu ponto de visita! Veja as atividades realizadas durante o Festival Bojogá na Kuya.
Museu Bojogá
Viaje pelos 50 anos de história dos videogames na mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”. Um espaço para refletir sobre como os jogos eletrônicos estão presentes na nossa vida.
Foram expostos consoles de videogames, consoles portáteis, jogos de todas as plataformas, brinquedos eletrônicos e acessórios das décadas de 70, 80, 90 e anos 2000, desde a primeira geração dos games até as mais recentes da última década.
E o melhor, os visitantes ainda podem jogar os games clássicos em consoles originais, como o Telejogo, Atari, Nintendo e SEGA.
A mostra temporária ficou aberta todos os sábados, das 12h às 19h30min e aos domingos, das 9h às 14h30min. A exposição ficou no andar superior da Kuya, logo depois de subir a escadaria principal do prédio.
Cine Bojogá
O Brasil é um país que adotou a gamecultura desde quando recebeu, pela primeira vez, os videogames. Toda essa rica história pode ser lida e assistida a partir dos estudos historiográficos de pesquisadores brasileiros que dedicam seu tempo atrás dos achados da memória dos games no país.
O Instituto Bojogá, como um desses representantes da memória histórica dos games, apresenta o Cine Bojogá, um apanhado audiovisual das produções documentais feitas pelo Instituto e seus parceiros, que visam contar a história dos jogos no Brasil em suas diversas dimensões.
Dentre a programação, foram programados vídeos sobre a história das gerações dos games, palestras, documentários e shows virtuais.
A exibição dos filmes aconteceu na escadaria da Kuia, logo após o hall de entrada.
Feira de Criadores
Já pensou quando diversos criadores cheios de ideias se unem para mostrar seus trabalhos e participar de interações para propor novos design de jogos? Foi por isso que o Bojogá criou a Feira de Criadores!
A Feira de Criadores é o espaço para que pessoas ligadas ao setor de jogos possam apresentar seus trabalhos e projetos, participando de atividades interativas. Venha conhecer nossos criativos do setor e conhecer seu trabalho.
Além de oferecer espaço para divulgação dos designers de jogos, ocorrem momentos de conversa, desafios e venda de produtos. A programação é variada e todo fim de semana novos criadores ocuparam o espaço, que fica logo na entrada da Kuya, no hall central.
Oficinas
Outra tradicional atração do Festival Bojogá é o ciclo de oficinas sobre diversos temas relacionados a jogos. Totalmente gratuitas, as oficinas do Festival Bojogá na Kuya foram voltadas para profissionais da área de games que tem interesse em expandir seus conhecimentos nas dimensões do design, empresarial, gerenciamento de projetos e publicação de propriedades intelectuais para o mercado.
As oficinas também estão voltadas para profissionais de outras áreas que procuram conhecer melhor o setor de games e aproximar-se da dimensão da indústria.
As oficinas foram ministradas na Sala de Prototipação, no pavimento superior, e tiveram vagas limitadas. Veja na programação abaixo cada uma das oficinas disponibilizadas por data e os links de inscrição.
Networking
Uma novidade do Festival Bojogá é a possibilidade maior de integração entre todos os agentes do ecossistema de jogos do Ceará. Inauguramos o espaço para networking, aberto a todos os interessados em discutir o setor de jogos com as representações e parceiros.
A dinâmica do espaço foi de receber de forma aberta pessoas que querem fazer apresentação de seus projetos, produtos e negócios dentro de temáticas voltadas aos games. Na programação tivemos showcases de jogos criados por estudantes e profissionais, encontros de desenvolvedores, grupos de trabalho diversos e eventos para a comunidade. Veja na programação abaixo os detalhes de cada interação e traga suas ideias para somar com a gente!
A área de Networking ficou no espaço compartilhado no térreo da Kuya, com entrada pelo final do corredor ao lado da escadaria.
Debates
O Festival Bojogá é um espaço que oferece de forma democrática a construção de um setor de jogos para o Ceará com a participação aberta de todas as suas representações, e por isso, tivemos espaço para debates de diversos temas importantes para o setor de jogos.
Discussões que vão desde o Plano Setorial de Jogos, que desenha o futuro econômico do setor no Ceará, o desenho de um HUB de Jogos para receber atividades culturais, artísticas, de formação, pesquisa e desenvolvimento, pautas transversais que dialogam com diversas linguagens culturais e os jogos, a inserção dos games como plataforma de transformação em aspectos humanos da saúde, educação, ciência e tecnologia, inovação, cidadania, esporte e muito mais.
Os debates aconteceram sábados e domingos, em horários específicos, na escadaria da Kuya. Veja na programação e não perca este espaço de fala!
Rodas de Conversa
Para encorajar os agentes do setor de jogos do Ceará a acelerar seus processos de trabalho, incentivamos a integração e estimulamos acordos entre todas as pautas do Ecossistema. O Festival Bojogá na Kuya formatou espaços específicos para a discussão de temas importantes, urgentes e aderentes ao setor de jogos no Ceará.
Dessa forma, os participantes tiveram ter mais contato com assuntos relacionados aos editais culturais para jogos, políticas públicas vigentes, articulação com setor público e privado e reinvindicação de pautas oriundas da sociedade civil organizada.
É o Bojogá estimulando o diálogo entre os agentes do setor e promovendo a evolução sustentável dos jogos no Ceará. Não perca as agendas na programação logo abaixo. As conversas aconteceram na sala multiuso da Kuya, logo no final do espaço de networking.
Espaço de Negócios
Sabemos que oportunidades para negócios acontecem quando estamos em um ambiente rico em ideias, pessoas criativas ao redor e condições para uma boa conversa privada. Sendo assim preparamos espaços para reuniões com qualquer profissional de jogos que queria mostrar um pouco mais seus trabalho para um possível parceiro, seja ele outro profissional ou parceiro que estará no evento.
Por agendamento livre, foram disponibilizadas duas salas de reunião para esse fim. Para fazer o agendamento desses espaços, foi necessário entrar em contato com a equipe do Festival, que esteve no local. Só foi possível reservar esses espaços durante o evento.
As áreas para reunião e negócios ficam ao lado da área de networking.
Programação Semanal
Confira a programação das atrações da edição 2023 do Festival Bojogá, que ocorreu todos os fins de semana de julho, em nosso mapa por semana.
OBS: Por se tratar de um evento com participação espontânea e que depende da confirmação de autoridades e agendas de todos os participantes, datas, temas, participantes e espaços podem sofrer alterações sem aviso prévio.
Programação Detalhada
Confira a seguir o que aconteceu em cada dia do Festival em nossa programação detalhada:
Dia 07/07/2023 – Sexta-feira
Cine Bojogá
15h às 16h – Retrospectiva Bojogá
16h às 17h – Show virtual da Banda Dark Phoenix
Abertura Oficial do Evento
Este evento será aberto apenas para autoridades, imprensa e convidados.
18h às 19h – Debate: Economia Criativa e inovação: Como os Games Empoderam a Cultura pelo Design – com Luisa Cela (Secretária da Cultura), Salmito Filho (SDE), Vladyson Viana (Secretário do Trabalho) e Alci Porto (Sebrae)
19h às 20h – Inauguração da mostra “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Dia 08/07/2023 – Sábado
Exposição do Museu Bojogá
12h às 20h – Mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Feira de Criadores
12hs às 18h – stands de exibição de artistas e criadores de jogos
Cine Bojogá
15h às 17h – Retrospectiva Bojogá
Networking
13h às 17h – Showcase de projetos Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)
Bate-Papo
13h às 15h – Retrospectiva de articulação do setor de jogos no Ceará
15h às 17h – Reunião de trabalho do Conselho da Indústria de Jogos do Caará
Debate
18h às 20h – Jogos e Linguagens Criativas – participantes: Allyson dos Reis – Presidente da Associação Ceará Design, Loana Russo (Presidente da Ascende Jogos), George Frota (Presidente do Fórum do Audiovisual do Ceará) – mediação: Arison Uchoa (Gestor do Plano Setorial da Indústria de Jogos)
Dia 09/07/023 – Domingo
Exposição do Museu Bojogá
9h às 15h – Mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Feira de Criadores
9hs às 15h – stands de exibição de artistas e criadores de jogos
Debate
10h às 12h – Conectando jogos com cultura, educação e saúde – com Cássio Oliveira (Fiocruz) e Glaudiney Mendonça (UFC) – mediação: Daniel Gularte (Bojogá)
Aulão Ludorama
13h às 15h – Arte para jogos: como fazer um projeto de jogo pro seu portfólio – com João Guilherme (aluno Juventude Digital)
Dia 15/07/2023 – Sábado
Exposição do Museu Bojogá
12h às 20h – Mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Feira de Criadores
12hs às 18h – stands de exibição de artistas e criadores de jogos
12h às 18h – Pokémon Go
Oficina
13h às 17h – Design de Games – com Arison Uchoa (Gestor do Plano Setorial da Indústria de Jogos) – inscrições: https://forms.gle/gJ7qqctJuA9UaJHcA
Networking
13h às 17h – FIND – Fortal Indie Games – encontro de desenvolvedores de jogos
Bate-Papo
13h às 17h – Encontro de profissionais de jogos do Ceará
Debate
14h às 16h – Concept art e criação de personagens para jogos – com Rael Lyra e Ernanda Souza – mediação: Jon Bosco
17h às 20h – Design em Diálogo: Inteligência Artificial – com Lara Furtado, Paulo Victor e Guilherme Falcão – mediação: Felipe Gois
Dia 16/07/2023 – Domingo
Exposição do Museu Bojogá
9h às 15h – Mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Feira de Criadores
9hs às 15h – stands de exibição de artistas e criadores de jogos
Debate
10h às 12h – Criação do Hub de Inovação em Jogos do Ceará – com Daniel Gularte (Instituto Bojogá)
Aulão Ludorama
13h às 15h – Narrativa e Game Design: da ideação a construção de personagens – com Tássila Ribeiro aluna Juventude Digital) – inscrições: https://forms.gle/gJ7qqctJuA9UaJHcA
Dia 22/07/2023 – Sábado
Exposição do Museu Bojogá
12h às 20h – Mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Feira de Criadores
12hs às 18h – stands de exibição de artistas e criadores de jogos
Cine Bojogá
15h às 17h – Exibição do documentário 1983: o ano dos Videogames no Brasil
Oficina
13h às 17h – Gestão de Projetos em Jogos – com Loana Russo (Presidente Ascende Jogos) – inscrições: https://forms.gle/gJ7qqctJuA9UaJHcA
Networking
13h às 17h – Liga Pokemon
Bate-Papo
13h às 17h – GT de Esports do Ceará – agentes do esporte eletrônico discutem os rumos do setor
Debate
18h às 20h – Desafios do plano da Rede de CT&I do Ceará com os Games: Célio Fernando (Iracema Digital), Alan Kardec (Centec) e Mauro Oliveira (Pirambu Inovation)- mediação: Daniel Gularte (Instituto Bojogá)
Dia 23/07/2023 – Domingo
Exposição do Museu Bojogá
9h às 15h – Mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Feira de Criadores
9hs às 15h – stands de exibição de artistas e criadores de jogos
Debate
10h às 12h – Mapeamento de Jogos do Ceará – com Lavinia Morais (Plot Twist Games)
Aulão Ludorama
13h às 15h – Showcase de jogos – com a equipe do Juventude Digital – inscrições: https://forms.gle/gJ7qqctJuA9UaJHcA
Dia 29/07/2023 – Sábado
Exposição do Museu Bojogá
12h às 20h – Mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Feira de Criadores
12hs às 18h – stands de exibição de artistas e criadores de jogos
Oficina
13h às 17h – Empreender com Jogos – com Arison Uchoa (Gestor do Plano Setorial da Indústria de Jogos) – inscrições: https://forms.gle/gJ7qqctJuA9UaJHcA
Networking
13h às 17h – Academia IGDA – espaço para estudo e mentoria de jogos – com equipe do IGDA Fortaleza
Bate-Papo
13h às 17h – GT de Editais Culturais – tira-dúvidas sobre a elaboração de projetos para os editais da cultura
Debate
15h às 17h – Criatividade com Ciência em Jogos – participantes: Raimundo Filho (Funcap) e Demerval Carneiro (Planetário do Ceará) – mediação: Sílvio Ramos (Criatlo)
Dia 30/07 – Domingo
Exposição do Museu Bojogá
9h às 15h – Mostra interativa “Gamecultura: o Design dos Jogos ao longo do tempo”
Feira de Criadores
9hs às 15h – stands de exibição de artistas e criadores de jogos
Debate
10h às 12h – Acessibilidade, Inclusão e Diversidade em Jogos – participantes: Fabricio SDW, Vladson Alves e Lobba Mattos – mediação: Loana Russo
Aulão Ludorama
13h às 15h – Introdução ao mercado de arte digital para games: primeiros passos para entrar no mercado – com Mayanderson de Almeida Santos – inscrições: https://forms.gle/gJ7qqctJuA9UaJHcA
Galeria da Exposição
Resultados
Seguem números e encaminhamentos gerados a partir do Festival Bojogá na Kuya:
- Pico de 1000 visitantes por dia no evento, impactando cerca de 10 mil pessoas direta e indiretamente durante o Festival
- Criação da Jornada do Profissional de Jogos
- Alinhamentos estratégicos com o Plano Setorial de Jogos do Ceará – ProGamesCE
- Apresentação inédita dos resultados do mapeamento de jogos do Ceará
- Realinhamento do Fórum da Linguagem de Jogos do Ceará
- 23 pessoas nas oficinas
- 30 pessoas nos aulões
- Mais de 50 jogos apresentados
- Alinhamento entre setores econômicos criativos e os games
- Abertura da interiorização dos jogos em programas estratégicos
- Abertura de discussão do Hub de Jogos do Ceará
Atualiazado em 17/08/2024 por Daniel Gularte