Durante o mês de março de 2022, o museu Bojogá ofereceu visitas virtuais ao seu acervo de forma remota, contribuindo para o isolamento social em meio à crise sanitário do novo coronavírus. O projeto foi fomentado com recursos da lei 14.017/2020 – lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza. Inicialmente o projeto deveria fazer duas visitas a escolas de ensino fundamental do município, mas com o agravamento da pandemia optou-se por realizar a visita totalmente online.
Essa exibição especial em cinco partes focou na apresentação de consoles gerações antigas, que datam dos anos 90 até os anos 2000. Os jovens das escolas foram convocados a participar das lives com seus familiares, em momentos onde a nostalgia foi o combustível para o diálogo e a troca de ideias sobre os games, a diversão e a felicidade. Com isso, essa exibição trouxe mais alegria e alento a tantas famílias que se encontram em situação de fragilidade.
Entendemos que as memórias afetivas dentro de uma narrativa museológica formam experiências estéticas que servem de apoio social através da cultura. O Museu Bojogá se orgulha por estar a frente na linguagem dos jogos do Brasil oferecendo vivências que, além de promover diversão e conhecimento, contribuem para um mundo melhor para se viver.
Este projeto é fomentado com recursos da lei 14.017/2020 e suas alterações – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.
Atualiazado em 28/10/2024 por Daniel Gularte