Sumário
No dia 30 de abril de 2022 o Bojogá participou do EPGT Geek Tech, evento promovido pela Escola Profissionalizante Giselda Teixeira. Voltado para a cultura geek e pop com os elementos de tecnologia e inovação, o evento foi totalmente montado e idealizado e organizado pelos jovens da escola. Dos contatos ao receptivo, montagem e acompanhamento de monitores, os estudantes de ensino médio da escola deram um show de organização, com diversas salas e uma programação que durou o dia inteiro.
A Escola de Ensino Profissionalizante Giselda Teixeira fica no topo da serra de Palmácia, logo em uma das entradas da cidade. O clima ameno e de temperatura agradável promoveu um para nossa equipe, já de manhã cedo uma bela sensação de natureza e verde. Ao sermos recebidos pelos alunos, fomos levados a uma sala com TVs onde fizemos a preparação e exibição dos consoles do acervo do Bojogá. O evento abrir as portas às 10h da manhã e foi até as 15h. A Escola é responsável não somente pelo município de Palmácia, mas também por Horizonte, Guaramiranga e Pacoti.
Entre as atrações, muitas salas temáticas com RPG, filmes, realidade virtual, cultura K-pop e atividades de lutas medievais e brincadeiras dentro do universo geek. As atrações de jogos ficaram a cargo do Bojogá em seu espaço retrô, junto com os campeonatos de consoles modernos. No total o evento teve cerca de 1000 visitantes. Esta é mais uma prova de que a cultura dos jogos vai além das fronteiras e está presente em todos os lugares, promovendo a conexão entre inclusão e transformação digital, jovens e adultos de todas as idades, alegria, felicidade e cidadania.
Mostra de jogos eletrônicos
Dentro da sala reservada para o Bojogá, os alunos organizaram uma pequena exposição cronológica de aparelhos de jogos eletrônicos, desde os brinquedos eletrônicos de jogos, como os consoles, a partir do acervo do museu. Os alunos pesquisaram cada aparelho e indicaram o ano de cada peça.
Arena de jogos retrô
Outra forte atração do evento foi a possibilidade de jogar com alguns itens do Museu. Para isso, os alunos organizaram mesas e TVs para a produção de uma pequena zona de degustação de jogos. O Bojogá levou os aparelhos mais clássicos das diversas décadas dos videogames. Diversas famílias se divertiram com pais e filhos compartilhando os jogos do passado, dentre eles: Atari, Master System, Nintendinho, Mega Drive e Super Nintendo.
Outras atividades
O evento contou com a colaboração de muitos grupos do Estado que, de forma gratuita e voluntária, conseguiram abrilhantar o evento com sua programação dentro da cultura Geek, Pop e Tecnologias.
Agradecemos a todos os jovens organizadores e aos professores que apoiaram a realização do evento garantindo ao Bojogá espaço de destaque. O museu sabe que independente do local e do tamanho de suas exibições, consegue levar para seus visitantes a nostalgia como forma de inovação, levando as memórias afetivas para o diálogo e o conhecimento como uma forma sustentável de se viver.
Atualiazado em 20/05/2022 por Daniel Gularte