Sumário
Saúde e qualidade de vida tem tudo a ver com jogos. Imersão e diversão também. Agora imagine criar um ambiente onde os jogos podem levar, além de tudo isso, oportunidades para inovar tratamentos, metodologias e soluções para a saúde. Essa foi a proposta do Felicilab, o Laboratório de Inovação do SUS no Ceará, que juntamente ao Bojogá oportunizaram experiências com milhares de profissionais de saúde que visitaram o Stand FELICIGAMES na VIII ExpoESP em novembro de 2022.
Em destaque, o espaço teve um Lounge para debates, arena de jogos retrô e uma atração especial, um jogo em realidade virtual desenvolvido pelo Instituto Bojogá para o tratamento de pacientes com AVC.
O evento
Com o tema central “Construindo um Sistema de Saúde Inteligente”, a VIII ExpoESP teve a participação de professores, estudantes, pesquisadores, gestores, trabalhadores e profissionais de saúde que compartilharam suas produções científicas e estabeleceu normas relativas à participação e submissão dos trabalhos e produções artísticas.
A VIII ExpoESP objetivou apresentar para sociedade o desenvolvimento da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) nos últimos anos, seus avanços nas áreas de pesquisa, educação e inovação, que visam alcançar uma melhor qualidade de vida e transparência de serviços para profissionais, estudantes e população cearense.
O Evento foi realizado do dia 17 a 19 de novembro de 2022, no Centro de Eventos do Ceará, localizado na Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE. A VIII ExpoESP foi promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
O stand FELICIGAMES teve a parceria do Felicilab e Instituto Bojogá. Durante o evento, foram discutidas possibilidades do uso dos jogos na saúde do Ceará, além do laboratório poder mostrar suas soluções desenvolvidas para a melhoria do SUS.
Programação
- Arena de jogos retrô – com o objetivo de conectar as memórias afetivas e o bem estar, a rena proporcionou práticas para usar os jogos antigos para aproximar familiares e pacientes, bem como conectar pessoas em diálogos a partir dos jogos
- Lounge – o espaço para debates sobre inovação acolheu diversas falas sobre saúde e tecnologia, onde o Bojogá teve oportunidade de apresentar seus estudos e pesquisas sobre o uso dos jogos em educação nutricional e impacto social.
- Jogo de Realidade Virtual – como ponto alto do stand, apresentamos um projeto em parceria com a Fiocruz, o jogo Aderbal – o detetive da capital. Trata-se de um jogo em realidade virtual onde pacientes com AVC podem voltar a jogar videogame, em uma aventura na pele de um detetive que busca resolver um crime de adultério.
Galeria
Agradecemos ao convite feito pela Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), bem como a parceria dos amigos do Felicilab, que proporcionaram a apresentação de inovações em jogos com pesquisadores, estudantes e desenvolvedores de jogos. Que outras oportunidades possam surgir e novos projetos possam nascer para o bem do SUS e das pessoas.
Atualiazado em 24/08/2024 por Daniel Gularte