Sumário
O Bojogá, que desde 2010 é uma das principais manifestações de gamecultura do Ceará apresentou seu tradicional festival para 2021. Apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da lei federal nº 14.017, a lei Aldir Blanc, de 29 de junho de 2020, esse evento único é uma oportunidade de agentes do ecossistema dos jogos no Ceará mostrarem seus trabalhos e compartilharem experiências com outras linguagens da arte, com a sociedade e o outros eixos da cultura, da indústria e da formação.
Poucos são os eventos que tratam de forma plena, transversal e impactante a Gamecultura. No Ceará, especialmente, encontramos atividades diversas no que diz respeito a essas manifestações. Entretanto estão sempre em segundo plano ou são adjuntas a outros eventos maiores de outras linguagens ou eixos. É nessa necessidade que entendemos a priorização de criar uma identidade do indivíduo dentro do ecossistema, que é o centro desses percursos – hoje conhecido como público Geek, que já foram um dia denominados de Nerds, e que se confundem com diversas outras tribos, formando a geração da informação e da comunicação como um todo.
Além disso, o Museu Bojogá expande suas atividades museológicas na compreensão das manifestações da cultura dos jogos para além de suas fronteiras, oferecendo reflexões para escolas, empresas e indústrias no uso dos games em seus contextos, servindo de base para a aplicação da gamecultura dentro desses ambientes cujos atores gostam e se identificam com a gamecultura.
Tema do Festival
Em função da pandemia do novo coronavirus, as relações pessoais se transformaram, de maneira que os espaços reais e virtuais se misturaram, seja o ambiente de trabalho em qualquer lugar da casa, as atividades escolares na sala, o playground dos filhos nos quartos, e o uso concentrado e intenso das mídias digitais como suporte de comunicação, interação e lazer. Entendendo que a gamecultura possui diversas vertentes e conta com várias correntes culturais, o Festival Bojogá promoveu em todas as suas atividades momentos para se discutir a seguinte temática: “Virtual e Real: jogo e desafio”.
O jogos se tornaram o grande companheiro de crianças, jovens e adultos, levando perspectivas e relações estéticas superlativas, seja pelo seu uso intenso na pandemia, ou na adoção dos games em cenários diferentes. Assim, a mistura entre o real e o virtual nos proporciona enxergar o enfrentamento da pandemia como um desafio, que, encarado como um jogo, precisa ser vencido. Seja acolhendo as pessoas, proporcionando alegria, conhecimento e reflexões, estimulando aproximar quem está longe, transformando a forma de olhar os problemas, os games se tornaram a principal ferramenta transformadora da pandemia, levando milhões de pessoas a compreender essa cultura como forma de crescimento pessoal e apoio social.
Dessa maneira, novos diálogos acontecem, em diversas esferas da Cultura, com um único objetivo: desenhar e construir a identidade da Gamecultura cearense, como uma forma de resposta e afirmação desses grupos atuantes na região. Somos agentes dessa construção! A edição do Festival Bojogá foi um momento de partilha em experiências únicas que misturam arte, tecnologia e pensamento humano, nos transformando em cidadãos melhores e felizes.
Data, local e inscrições
[Nota de esclarecimento: Devido a alguns problemas que aconteceram em decorrência das fortes chuvas do dia 26 de março e da quantidade reduzida de pessoas da equipe em função da pandemia do novo coronavirus, optamos fazer um adiamento de 24 horas no Festival BoJogá 2021. Tudo para a promover a melhor experiência do Festival Bojogá. Veja as novas datas abaixo.]
O evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 março de 2021, de forma online pelo nosso canal do Youtube, e foi TOTALMENTE GRATUITO. Alguns eventos precisaram de inscrição prévia.
Atrações
As atrações selecionadas para o Festival esse ano possuem algo em comum: todas elas representam projetos de resistência que, mesmo com a pandemia, inovaram e continuam atuando dentro da cena da gamecultura. Por isso, o Museu Bojogá convocou todos esses titãs dos games do Ceará a mostrar suas trajetórias. E seus espectadores puderam assistir tudo de camarote em sua casa, com amigos e família.
Banda Dark Phoenix – dia 27, 20h
Com mais de 10 anos de história, a banda Dark Phoenix interpreta os mais variados temas musicais dos games, das séries clássicas aos jogos obscuros. Sendo a única banda do gênero no estado do Ceará, o grupo busca um balanço entre a adaptação dos sons eletrônicos para os instrumentos e a fidelidade aos temas representados. O resultado é uma vasta gama de gêneros musicais, que abrange do rock progressivo ao metal, do jazz ao samba.
A banda teve seu trabalho reconhecido e elogiado por vários compositores renomados, como Barry Leitch (Top Gear, Horizon Chase), Eric Swanson (Metal Warriors), Hiroyuki Iwatsuki (Natsume, Wild Guns, The Ninjawarriors), Takushi Hiyamuta (SNK, Metal Slug, Undercover Cops), Harumi Ueko (Konami, International Superstar Soccer), dentre outros.
Para o festival, a banda trouxe um repertório inédito, especialmente desenhado para o evento.
Oficinas de arte
As oficinas do Festival Bojogá são conhecidas por trazerem os melhores profissionais das áreas da arte e da gamecultura. Todas elas foram gratuitas e ocorreram durante todo o evento.
- Character Design – Jon Bosco – dia 28, 8h
- Pintura – Jon Bosco – dia 28, 9h
- Acessórios – Ivigna Sales – dia 28, 11h
- Figurino – Bel Páscoa – dia 29, 11h
Showcase Cosplay – dia 28 e 29, 10h
Vamos viajar pelo universo Cosplay e descobrir como ele funciona! Falamos das competições, curiosidades e sua origem em um bate papo super descontraído com quem faz parte desse mundo tão diverso e lúdico, com a participação de Luka Baskerville, Carlos Avner, Giovanna Karen e Leon Martins.
O Bojogá é o único evento da região que trata os cosplayers como verdadeiras celebridades. Em mais uma chamada cultural, os artistas se inscreveram para uma curadoria especial com o tema “Meu Personagem Fora da Tela”. Os escolhidos participaram de uma sessão de fotos exclusiva com toda a segurança.
Campeonatos
Campeonato de Magic – Bojogá Mesão Commander Cariri – dia 29, 11h
A liga de card games do Cariri promoveu, em parceria com o Bojogá, o campeonato mais disputado do sul do Estado, apoiando a cultura dos jogos analógicos. As cidades de Juazeiro, Crato e Barbalha agitaram com os melhores players de Magic da região.
Copa Bojogá de Futebol Digital – dia 28, 12h
A Federação Cearense de Futebol Digital – FCEFD é uma instituição civil registrada, legalmente constituída sem fins lucrativos e que foi criada em janeiro de 2007, registrada em 2009 visando unificar as ligas municipais, lojas e clubes que já estavam organizando campeonatos por todo o Estado a mais de seis anos com um grande número de adeptos.
Com experiência em organizar eventos há 10 anos, a FCEFD vem ganhando força em realizar eventos com grandes parceiros, e agora com o Bojogá, oferece um desafio especial para times convidados em amistosos valendo prêmios. Times da capital e do interior mostraram todo o seu talento, e o público acompanhou de camarote, com narração exclusiva.
Retroliga Bojogá
A Retroliga Bojogá está de volta! Como atividade essencial dos gamers, as disputas e campeonatos fizeram ao longo das décadas o que chamamos hoje de esportes eletrônicos. Tudo começou com os campeonatos dos fliperamas de quebra de recordes. Hoje, milhões de jogadores no mundo se dividem em ligas, federações e torneios ao redor do mundo. A Retroliga Bojogá resgata todos esses momentos clássicos dos jogos mais importantes das décadas passadas, em campeonatos exclusivos de games retrô.
E nessa temporada fizemos uma grande parceria com a GO GAMERS, empresa fundada em 2015, uma startup focada no mercado gamer competitivo e de entretenimento (e-sports), cujo objetivo é profissionalizar, gerar demanda e ser referência no mercado, tornando-o viável, atrativo e sustentável. Possui a plataforma digital gogamers.pro, que organiza a comunidade, gerencia eventos e campeonatos próprios e de terceiros de múltiplos jogos, gerenciando as inscrições, o check-in, as tabelas, os resultados, as transmissões, as premiações e gerando conteúdo. A Retroliga Bojogá prestigiou games clássicos:
- Campeonato de Street Fighter II – dia 28, 18h – que faz neste ano 30 anos!
- Campeonato de King of Fighters 2002 – dia 29, 16h – um dos jogos mais aclamados pelos fãs!
Visita ao Museu Bojogá – dia 28, 14h
Durante nossa programação, o público visitou o nosso museu! Acompanhe as novidades atualizadas aqui:
- As primeiras gerações dos videogames e o impacto cultural na identidade da sociedade
- Consoles e aparelhos curiosos e como o mercado reagiu à inovação
Gameplay de jogos – dia 28, 16h
- Jogos clássicos – com a participação de Ivo Medeiros (Nerd Retrô)
- Jogos cearenses – com a participação dos desenvolvedores de jogos do Ceará
Perfil Cultural
O Perfil Cultural é uma minissérie produzida pelo Bojogá com entrevistas sobre os agentes transformadores da linguagem dos jogos que trabalharam com muito amor nos eixos da cultura, da formação e da indústria para construir, através das primeiras manifestações do ecossistema, a pedra fundamental da linguagem dos jogos no Ceará. Neste primeiro piloto, foram convidadas personalidades do Estado do Ceará em um recorte histórico dos anos 80 até os anos 2010, contando suas trajetórias ao longo de 30 anos da linguagem de jogos no Estado, seus desafios, incentivos, desejos e estímulos. Essas trajetórias foram exibidas ao longo de toda a programação do evento.
Mercado de Criadores
Em uma parceria inédita do Museu Bojogá com o IGDA-Fortaleza, foram feitas exibições de profissionais que apresentaram os seus trabalhos. São pessoas do Estado do Ceará que trabalham com jogos (roteiro, concept, modelagem, animação, arte gráfica, programação, dublagem, design, dentre outras competências) . Foi feita uma curadoria especial em reunir as apresentações para que outros desenvolvedores ou interessados de escolas, empresas e indústrias possam ver os trabalhos e entrar em contato com esses profissionais! As inserções do mercado ocorreram durante toda a programação do evento.
Debates
O evento contou com muitos debates, mostrando que a linguagem dos jogos é muito mais que apenas jogar. Confira as atrações confirmadas:
- Os Guardiões da História – dia 27, 18h – Debate de abertura do evento, abordando o tema: como preservar a história dos games no Brasil e disseminar a gamecultura para o cidadão? – com Marcus Garret, Mario Cavalcante, Marcelo Teixeira, Edson Godoy e Carlos Biguetti.
- RPG para a vida – dia 29, 8h – como o RPG está ajudando pessoas a se conectarem na pandemia, diminuir barreiras e melhorar a comunicação corporativa, interpessoal e de competências – com o grupo Vila do RPG e participação de Dmitri Gadelha, Neyla Moreira, Jeferson Antunes e Lucas Fernandes.
- Os games além do controle – dia 29, 14h – O que os games podem contribuir para a indústria no cenário atual e pós pandemia. Com Jackson Soares – Analista de Inovação do IEL CE e Daniel Gularte – Curador do Museu Bojogá. Mediação de Fábio Braga – Analista de Inovação do IEL CE.
- Retrotúnel – dia 29, 18h – debate de encerramento especial contando como era a vida dos pioneiros dos jogos no Ceará, o que foi preciso inovar e os caminhos do ecossistema à luz de um recorte histórico – com Keyton Cabral, Sílvio Ramos, Leandro Taddeo, Bruno Saraiva e Onofre Paiva.
Programação
O evento foi separado em blocos e apresentados em nosso canal do Youtube. Os participantes do evento se inscreveram no canal e ativaram as notificações para saber em que momento estreava cada um dos blocos, organizados e apresentados abaixo:
Dia 27 | Programação |
---|---|
18h – 21h
|
Abertura do Evento |
Debate: Guardiões da História | |
Atração Musical | |
Mercado de Criadores | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
Dia 28 | Programação |
8h – 10h
|
Oficina de desenho |
Oficina de pintura | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
10h – 12h
|
Showcase – Meu Personagem fora da Tela |
Oficina de Figurino | |
Mercado de Criadores | |
Intervalo | |
12h – 14h
|
Futebol Digital |
Futebol Digital | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
14h – 16h
|
Visita ao Museu Bojogá |
Visita ao Museu Bojogá | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
16h – 18h
|
Gameplay de Jogos Retrô |
Gameplay de Jogos Cearenses | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
18h – 20h
|
Transmissão de Street Fighter II |
Transmissão de Street Fighter II | |
Perfil Cultural | |
Encerramento | |
Dia 29 | Programação |
8h – 10h
|
RPG – Criando Vínculos Sociointerativos na Pandemia |
Mercado de Criadores | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
10h – 12h
|
Showcase – Meu Personagem fora da Tela |
Oficina de acessórios | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
12h – 14h
|
Mesão Commander Cariri |
Mesão Commander Cariri | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
14h – 16h
|
Debate: os games além do controle |
Debate: os games além do controle | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
16h – 18h
|
Transmissão de KOF2002 |
Transmissão de KOF2002 | |
Perfil Cultural | |
Intervalo | |
18h – 20h
|
Retrotúnel – os pioneiros dos games no Ceará |
Retrotúnel – os pioneiros dos games no Ceará | |
Perfil Cultural | |
Encerramento |
OBS: Todas as ações deste evento estão sendo feitas de forma remota e atendendo a todos os protocolos de segurança.
OBS2: todas as atrações, veiculações e imagens produzidas por terceiros são de responsabilidade dos mesmos. O Museu Bojogá atua como articulador e apoiador das iniciativas, apenas.
Midia
Atualiazado em 09/09/2023 por Daniel Gularte