Sumário
O Festival Bojogá contou com uma série de manifestações artísticas da Cultura que dialogam com os jogos. Talvez tenha sido o principal ganho do evento, pois ao aproximar todas as tribos e grupos culturais, jogadores e produtores do Estado, conseguiu gerar, de forma espontânea, produtos a partir dessas experiências. Veja o que produzimos no Festival Bojogá 2010 em conteúdo artístico:
Artes visuais
Os alunos de design da Estácio/FIC produziram artes especiais sobre jogos para expor no CCBNB
Cinema
Veja todos os filmes exibidos no festival clicando aqui.
Dança
Através da tecnologia dos games, diversos grupos de dança puderam se apresentar durante todo o festival. O sucesso foi tão grande que foi montada uma estrutura ainda maior para receber centenas de curiosos, fãs de dança e competidores profissionais.
Literatura
Foram apresentados três livros durante o festival
- A Condição Eletrolúdica: Cultura visual nos jogos eletrônicos – Guilherme Xavier
- Jogos Eletrônicos: 50 anos de interação e diversão (pré-venda) – Daniel Gularte
- Festival Bojogá: conhecimento e oportunidades – coleção de textos e produtos da Conferência de Jogos do Festival
Música
Garage Band – usando as tecnologias dos videogames, diversas bandas virtuais se apresentaram em um palco tipo garagem, tocando músicas clássicas do Rock. Na oportunidade, os jogadores/músicas fizeram oficinas para ensinar o grande público como tocar nos instrumentos musicais de jogos.
Grupo 1up – o encerramento do Festival Bojogá 2010 se deu com uma grande festa e a participação de uma camerata, fazendo uma ligação da música erudita com os games. O grupo 1up foi o responsável por apresentar com belos intrumentos clássicos os mais queridos temas da cultura dos jogos eletrônicos. E assim fechando o Festival Bojogá, marcado como o principal eventos de games daquele ano e o precursor do projeto que até hoje perdura em suas ações.
Atualiazado em 21/05/2020 por Daniel Gularte