Como resultado das relações bilaterais, o Brasil foi convidado de honra do evento MICA 2023 na Argentina, realizado em Buenos Aires. O Bojogá foi um dos selecionados para representar o setor de jogos eletrônicos no evento, que teve diversas outras linguagens em sua programação para a realização de negócios.
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou o resultado final do processo que selecionou 90 empreendedores culturais para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023 (Mica). O evento foi realizado entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, e levou uma comitiva com profissionais do audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e jogos eletrônicos. A seleção realizada pelo MinC contemplou, ainda, todas as regiões do país. Dos 90 escolhidos, 29 são do Sudeste, 24 do Nordeste, 16 do Centro-Oeste, 11 do Sul e 10 da região Norte.
Ao todo, o Ministério registrou 1244 inscrições. Dos critérios gerais para pontuação, foram consideradas a conexão da proposta ao evento; diversidade, representatividade, inclusão e criatividade; maturidade de negócios do empreendedor ou do empreendimento representado. O Bojogá foi o único representante do Ceará, dentre os 10 selecionados para representar os games brasileiros no evento.
O Edital destinou R$793 mil para viabilizar a ida e permanência, na Argentina, dos empreendedores culturais, bem como o retorno ao Brasil. Esta chamada pública dá sequência à política de promoção internacional da cultura brasileira, estimulada pelo governo do presidente Lula. Com o evento, os Ministérios da Cultura brasileiro e argentino esperam levar adiante uma valiosa agenda bilateral que vincule os setores das indústrias culturais, que dinamize os intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países, e que promova a associação e complementação das cadeias de valor da economia da cultura.
Foi uma honra poder representar o ecossistema de jogos do Ceará, proporcionando conexões de negócios para os profissionais, empresas, formação no setor, movimentos culturais, esports e a comunidade conectada a gamecultura do Estado. Já começamos a fase formativa com diversas atividades de integração com os estúdios brasileiros e os representantes de jogos internacionais. Dentre as atividades, foram feitos Pitchs para apresentar as propostas das empresas, canais de comunicação para auxiliar a viagem e reuniões para definir a estratégia de atuação das áreas no evento. Para conhecer nosso espaço virtual no evento basta acessar este link.
Esperamos que possamos trazer de volta nas malas muita interação, cooperação técnica e oportunidades para ambos os países, levando riqueza para o Estado do Ceará.
Atualiazado em 17/08/2024 por Daniel Gularte
Valeu!!!!