Sumário
A maioria das resenhas encontradas sobre um certo ninja azul e suas missões no Nintendinho coloca superficialmente elementos óbvios e nostálgicos de um tradicional jogo de plataforma. A grosso modo, quem lê ou observa o jogo com olhos atuais pode imaginar que cinco minutos de experiência é o suficiente para entediar o jogador.
É aí que surge a mágica escondida do gameplay: o entretenimento. E isso os japoneses fazem muito bem. Não se engane. Ninja Gaiden foi um dos maiores jogos do NES e fez surgir uma série duradoura e que fez sobreviver um empresa inteira.
Histórico
Quinze anos depois de seu lançamento, Ninja Gaiden é um dos mais populares jogos do NES. Junto com sua exclusividade, a Tecmo brilhou apenas neste console. Hoje Ninja Gaiden sofreu diversas releituras, mas com outras propostas de jogo e trama. Uma pena, pois apenas quem viveu a época dourada dos videogames sabe o quanto desafiador era usar suas técnicas ninja em tão bem elaborados cenários.
Ninja Gaiden não foi o primeiro jogo da série. Um ano antes a Tecmo lançava para o arcade jogo com o mesmo nome, só que no estilo beat’em up, isto é, o personagem lutaria com vários inimigos ao mesmo tempo, seguindo o mesmo sucesso de Final Fight, da CAPCOM.
Ninja Gaiden para os arcades foi sinônimo de cinzas. Com o lançamento do console NES em escala mundial, o game design sofreu grandes mudanças. Seguindo a mesma fóruma de Tartarugas Ninja, Castlevania e Super Mario, o jogo foi remodelado e adaptado para o estilo plataforma.
O resultado é um cenário de muita ação, onde o jogador não somente precisa passar pelos níveis, mas escolher qual e melhor técnica para superar obstáculos e inimigos mortais.
Narrativa
O jogo conta a história de Ryu Hayabusa, um ninja a procura do pai desaparecido, que deixou uma carta ao filho para ir à América e procurar o arqueologista doutor Smith. Durante a trama Ken, pai de Ryu, lutou contra um ninja do mal, Jaquio, para proteger duas estátuas que juntas possuem o poder para destruir o mundo.
O roteiro do jogo é dividido em seis capítulos que contam as diversas missões de Ryu, obrigando o herói a viajar pelo mundo. Em sua busca pelo Dr. Smith, ele encontra a policial Irene Lew, que compartilha a aventura com o herói e o ajuda na busca de seu pai. Em suas mãos, Ryu possui a Espada Lendário do Dragão, deixada por seu pai no combate às forças do mal.
Em idas e vindas, as estátuas acabam sendo unidas por Jaquio. Este se transforma em uma hedionda criatura do mal. Será que Ryu conseguirá deter Jaquio e evitar a destruição da Terra?
Interlúdios
A marca registrada de Ninja Gaiden, que inclusive foi a principal inovação da época são os interlúdios entre os atos, que nada mais representam do que as fases do jogo. Incluindo um contexto cinematográfico, os interlúdios dão ao jogador mais informações sobre a trama principal, bem como introduz novos atores, aliados ou inimigos. Nos interlúdios são mostradas cenas de ação, conversas, traições e beijos.
O formato dos interlúdios é no molde do anime. Para a época, assistir animações em videogames era extremamente raro. Os motivos são óbvios: não existia processamento e memória suficientes e era quase impossível fazer uma cena sem tomar quase o tamanho completo da ROM do jogo.
A solução foi integrar o anime, que utiliza a linguagem visual do manga (poucos movimentos e muito enquadramento) e tirar proveito dos efeitos de camada do console 8-bits para gerar cenas com profundidade e interação.
Game Design
Ninja Gaiden não é um jogo para qualquer um. É conhecido como um dos mais difíceis jogos do NES. O jogador, na pele de Ryu Hayabusa, usa sua espada para destruir inimigos. durante um ato, basta um golpe para que os inimigos da tela desapareçam (parece até que explodem). Tanto um morcego como um ninja do mal são indiferentes. Somente os chefões finais de cada fase possuem um medidor de energia e são mais difíceis de derrotar.
Quando um inimigo ou projétil acerta Ryu este perde um ou mais pontos de vida. Por isso a tela do jogo apresenta na sua parte superior o medidor de energia , juntamente com outras informações importantes, como por exemplo as magias do personagem. Durante cada fase o jogador poderá pegar magias e bônus que aumentam a energia espiritual de Ryu. Assim ele poderá lançar algumas dessas magias, como por exemplo, shuriken mágico, bolas de fogo, ou executar movimentos especiais, como o importante pulo giratório com espada.
Cada ato aumenta de dificuldade, através de cenários mais complexos e inimigos colocados em posições estratégicas. Diversas revistas especializadas da época traziam roteiros e tutoriais de como passar de algumas fases. Todas reconhecem que Ninja Gaiden demandava muito treino e tentativas, e muitas vezes era até injusto passar por sequências de abismos perigosos que os próprios jogadores atribuíam o fator sorte como recurso para passar de fase, divididas entre os atos:
- Ato 1: Destino
- Ato 2: A fuga
- Ato 3: A perseguição
- Ato 4: Uma armadilha
- Ato 5: Combate de vida ou morte
- Ato 6: A queda do demônio
Relembre algumas cenas de Ninja Gaiden:
Música
A esmagadora diferença de um NES para um Atari é o poder de processar músicas sintetizadas com mais intrumentos. E a Nintendo obrigava seus parceiros a abusar desse benefício de hadware. Em Ninja Gaiden, a rápida e melodiosa sequencia musical trouxe ao jogo mais realismo às cenas. Nos interlúdios uma melodia calma e com mais suspense. Nos atos, impacto e repetições marcantes. E quem não se lembra do jingle antes de casa fase? Não lembrou? Tudo bem, abaixo a trilha sonora completa de Ninja Gaiden e sua marcante presença ninja.
Curiosidades
- A segunda fase do ato 6 do jogo é conhecida como uma das fases mais difícies de jogos de plataforma já feitos.
- Ninja Gaiden foi um dos jogos com maior publicidade da Nintendo, aparecendo em várias edições da revista Nintendo Power.
- Para derrotar o primeiro chefão com apenas um pulo (isso mesmo), basta pegar a magia do pulo especial e pronto!
- Que tal usar a mesma magia para os outros inimigos? Muito eficaz!
Ficha Técnica
Designer: Shuichi Sakurazaki
Artista: Masato Kato
Taxonomia: Ação / Plataforma
Modos de jogo: 1 jogador
Mídia: cartucho
Controles: joystick
Referências
Wikipedia
Game Faqs
Atualiazado em 04/07/2018 por Daniel Gularte
jogo difícil!!!! bons tempos!!!! destaque para as cutscenes…um dos poucos jogos de 8 bits da nintendo ter telinhas de cinema ao decorrer do jogo!!!! saudades!!!!