Sumário
O ano dos Ryus
O início da década de noventa teve dois grandes personagens com o mesmo nome que fizeram a história dos jogos eletrônicos. Em 1991 o mundo experimentava o maior hit dos arcades de todos os tempos: Street Fighter II. O seu personagem principal era um tal de Ryu: lutador de caratê e detentor do hadouken. E um ano antes um outro Ryu fazia um estrondoso sucesso nos aparelhos domésticos. Este Ryu tinha uma espada e um capuz azul, e é o protagonista de uma excelente aventura bem no estilo plataforma.
Estamos falando de Ninja Gaiden II, continuação do seu jogo anterior com mesmo título, que conta a luta de um ninja contra as forças do mal.
Chamado de Ninja Gaiden II: The Dark Sword of Chaos, conhecido no Japão como Ryukenden Ninja II: Ankoku não Jashinken e como Shadow Warriors 2 na Europa, é um jogo de plataforma com movimentação lateral desenvolvido e publicado pela Tecmo para o Nintendo Entertainment System (NES). Ele foi lançado no Japão no dia 6 de abril de 1990, na América do Norte em maio de 1990, e na Europa em 27 de outubro de 1994 (1994/10/27). Foi mais tarde lançado para o Commodore Amiga e DOS PCs em 1991. Foi então liberado para o Virtual Console do Wii em 15 de outubro de 2007 (2007/10/15) na América do Norte. Este jogo é o segundo na trilogia Ninja Gaiden para o NES.
Os eventos em Ninja Gaiden II acontecem um ano após os acontecimentos do primeiro jogo, Ninja Gaiden. Trata-se de um imperador do mal chamado Ashtar, que, após saber da derrota de Jaquio, concebe um plano para dominar o mundo, e afundá-lo na escuridão através de uma espada do mal chamada Dark Sword of Chaos (espada negra do caos). Um agente americano chamado Robert T. Sturgeon recruta Ryu e diz que ele é a única pessoa que pode detê-lo. O jogo recebeu elogios positivos em matérias das revistas Electronic Gaming Monthly e Nintendo Power e continuou a receber avaliações altas, sendo indicado para vários prêmios da Nintendo Power, em 1991. Em geral, os artigos publicados na época têm dito que os recursos visuais e controles de Ninja Gaiden II melhoraram em relação ao seu antecessor, mantendo um nível elevado de dificuldade para jogadores; mas também foi criticado por ter uma trama mais genérica e previsível.
Ninja Gaiden II continua sendo cultuado entre os jogadores, pois se trata de uma experiência desafiadora mesmo depois de tantos anos lançado. Disponível justamente nos anos em que o console da Nintendo dominava o mercado, este jogo fazia parte da lista de favoritos de qualquer locadora. Da trilogia, é o mais conhecido, jogado e difundido. Possui as músicas mais marcantes e os elementos de regras melhor elaborados. E veremos a seguir porque é tão importante pensar nestes aspectos, principlamente quando se lança uma sequência de um jogo.
Game Design
Semelhante ao anterior jogo Ninja Gaiden, o jogador controla Ryu Hayabusa em uma série de níveis de plataforma chamada “Atos”. Os jogadores têm a capacidade de saltar e prender-se nas paredes e escadas, semelhante ao primeiro jogo. Duas novas habilidades que Ryu pode fazer em Ninja Gaiden II são a capacidade do personagem subir e descer paredes e atacar com magia enquanto preso a uma parede ou uma escada. Ryu tem um medidor de força na parte superior da tela, que diminui quando ele leva dano dos inimigos. O jogador perde uma vida se o medidor de força de Ryu se esgota, ou quando Ryu cai em um precipício, ou se o tempo se esgota; o jogo termina quando o jogador perde todas as suas vidas. O jogador pode continuar e reiniciar o o jogo a partir do início do nível em que perdeu toda a sua vida.
Ryu utiliza a sua espada chamada Dragon Sword ou usando os itens de magia para derrotar os inimigos. Estes itens especiais consomem a energia de Ryu, uma energia espiritual localizada na parte superior da tela. Itens de magia incluem o seguinte: shurikens; “Windmill Throwing Stars” que se movem para frente e para trás como um bumerangue, “The Art of the Wheel Fire”, que lança bolas de fogo na diagonal para cima; “Fire Dragon Balls”, que lança bolas de fogo na diagonal para baixo, e os “Invincible Fire Wheel”, que criam uma barreira de três bolas de fogo ao redor de Ryu, destruindo qualquer inimigo que lhes toca. Esses itens podem ser encontrados em várias bolas de cristal espalhadas por todo os níveis, e pode ser conjurada apertando o botão de ação e para cima ao mesmo tempo. A quantidade de energia usada depende do tipo de poder utilizado. No final de cada fase Ryu luta com um chefe que tem a sua própria força, também localizado na parte superior da tela. O nível de energia do chefão diminui cada vez que o jogador o acerta, diferente dos inimigos das fases que “explodem” em um único golpe de espada.
Ao longo do caminho, o jogador pode coletar itens que são encontrados em bolas de cristal espalhadas por todo os níveis. Esses itens incluem o seguinte: os itens que aumentam o poder de Ryu; garrafas que aumentam a pontuação do jogador; “Scrolls of the Spirit of the Dragon” que é o poder de aumentar o ninja ao máximo; remédio, que parcialmenterecarrega a energia de Ryu; Itens de magia e vidas. Outro novo recurso do Ninja Gaiden II é a capacidade de Ryu para “dividir o corpo” e clone-se quando o jogador recebe um símbolo ninja laranja. Coletando este símbolo cria para Ryu uma sombra laranja daquele que segue atrás de cada movimento são cópias que Ryu faz, incluindo escalar paredes, escadas e atacar inimigos. Usando esta técnica, o jogador poderá estrategicamente posicionar Ryu e seus clones mais facilmente para derrotar os inimigos e chefões.
Os novos ambientes do jogo possuem características como sopro do vento e da chuva (que afetam os pulos do personagem) e da escuridão absoluta, na qual um relâmpago ilumina as plataformas. Itens de jogabilidade que afetam mais ainda a dificuldade do jogo.
O roteiro
A história começa um ano após os acontecimentos do primeiro jogo Ninja Gaiden. A história começa quando Ashtar, o senhor do mal, que controlava Jaquio, é informado da derrota. Ele elabora um plano para se pronunciar sobre a Terra, abrindo o Portão da Escuridão. Um membro da unidade especial de inteligência chamado Robert T. Sturgeon é enviado para encontrar Ryu e deter Ashtar. Robert informa a Ryu que Irene Lew foi capturada e que ele deve ir para a Torre de Lahja para salvá-la. Depois de muita ação, ele é emboscado por uma figura que se descreve como do Mundo do Caos, liderado pelo Imperador das Trevas Ashtar. Depois de chegar ao topo de uma torre, Ryu encontra Irene. Ashtar ataca Ryu, em seguida, com explosões de energia de sua própria espada; antes do chefão poder acabar com Ryu, Robert aparece e ataca Ashtar com tiros nas costas, fazendo-o parar. Robert ordena Ashtar para entregar a espada e desistir, mas ele escapa com Irene, dizendo a Ryu para segui-lo para o Labirinto da Escuridão.
Após a fuga de Ashtar, Robert diz a Ryu sobre o plano de Ashtar para conquistar o mundo usando o poder de sua espada, a Dark Sword of Chaos. Robert implora para Ryu parar Ashtar antes de sua espada atinja plena potência. Ryu então alcança Ashtar . Ele libera Irene, mas logo depois ele a apunhala-la com a espada negra. Robert, em seguida, aparece, apenas para descobrir que Irene foi mortalmente ferida; Ashtar então desafia Ryu para a batalha. Ashtar ‘e derrotado por Ryu, e antes de morrer, ele diz que as forças das Trevas, em breve despertarão. Irene diz a Ryu que um altar malévolo foi preparado preparado para abrir o portão das Trevas, e deve ser destruído.
Enquanto Ryu entra no Mundo das Trevas para destruir o altar, Irene e Robert, em sua viagem de volta, são interrompidos por uma figura sombria que Irene havia visto antes. Depois de Ryu derrotar uma criatura a quem ele lutou no anterior jogo Ninja Gaiden, ele encontra Robert no chão e mortalmente ferido. Ele diz a Ryu que Irene foi capturada novamente e que ele deve impedir que o Portão de Escuridão seja aberto. Robert, então, diz a Ryu para deixa-lo para trás, enquanto luta com demônios. Ryu encontra Irene e a figura sombria que a capturou, se revelando como Jaquio, que renasceu após a sua primeira batalha com o ninja azul.
Jaquio diz a Ryu seu plano de ter usado Ashtar como um peão, e que serviu para despertar o verdadeiro mal. Ele planeja usar a Dark Sword of Chaos e usar a força vital de Irene para abrir o portão da escuridão e de mobilizar todos os demônios. Jaquio então desafia Ryu para um confronto em que Ryu o derrota . Antes de Ryu e Irene poderem destruir o mal no altar, o sangue de Jaquio desperta a Dark Sword, que abre o Portão das Trevas, revivendo Jaquio. Ele então se transforma em uma parede demoníaca, que Ryu, após a despertar a força de sua Dragon Sword, o derrota. The Dark Sword então se rompe, e o Portão da Escuridão se fecha e desaparece, e o templo entra em colapso.
Na sequencia final, Ruy chora por Irene, que se presume estar morta, quando o poder da Dragon Sword começa a reanima-la. Irene diz a Ryu que se sentia como se tivesse sonhado por muito tempo. Ryu diz a Irene que está tudo acabado, e o jogo termina como os dois assistindo ao nascer do sol, como na primeira aventura.
Música
Pode ser conincidência, mas pelo período de seu lançamento no Brasil, muitos jogadores do Nintendinho acabaram experimentando primeiro Ninja Gaiden II, seja com os cartuchos originais como aqueles paralelos que vinham com 8, 16 ou 32 jogos. E fora o delirante modelo de apresentação de interlúdios em formato cinema, meio que levando um visual de anime, as músicas do jogo dão um incremento na ação do jogo. E com esse propósito, Ninja Gaiden II tem uma das melhores trilhas sonoras do NES, utilizando todos os canais de som. E para não esquecer a trilha sonora do jogos, segue na íntegra esta trilha empolgante e cheia de suspense, ação e muita emoção.
Conclusão
Como o jogo antecessor, Ninja Gaiden teve pré-lançamentos em revistas especializadas. Ninja Gaiden II foi lançado novamente em 2007 para o Virtual Console e recebeu alguns elogios, bem como críticas de revisores. Os críticos contiaram a considerar o jogo com alta dificuldade como com o anterior jogo Ninja Gaiden. Entretanto, muitos afirmam que a história é muito previsível o que deixa a desejar em relação ao jogo anterior. Particularmente, Ninja Gaiden II agrega muitos outros valores . É um exemplo de jogo com regras mais apuradas, evulindo um jogo inicialmente bom e que por vários anos está na lista dos mais desafiadores jogos de videogame do mundo.
Curiosidades
- Na caixa original do jogo aparece a frase “Hard to beat”, que significa difícil de derrotar, fazendo alusão a característica principal do jogo: sua dificuldade
Ficha Técnica
Designer: Shuichi Sakurazaki, Masato Kato
Compositor: Hirokazu Tanaka
Taxonomia: 2D/ação/plataforma
Modos de jogo: 1 jogador
Mídia: cartucho
Controle: Joystick
Referências
- Wikipedia
Um dos melhores jogos de NES, ao lado de Megaman 3, Batman, Battletoads, Tartarugas Ninja 2, The Simpsons: Bart vs Space Mutants, Duck Tales, Super Mario Bros 3, Punch Out, Double Dragon 2.
Em 1992 meu irmão adquiriu este jogo em num negócio, jogávamos num nintendinho genérico, o Top Game da CCE, era tão viciado que lembro o ter fechado incontáveis vezes, e detalhe, matava aquela criatura semelhante a uma aranha só na espada, sem usar poder (falo da criatura que aparece no final, que na verdade é Jakio, até ler este texto, não sabia kklk)
o jogo tem uma das telas de apresentações mais lindas que eu já vi no bom e velho 8 bits da vida. Músicas de primeira, jogabilidade muito boa e bons gráficos. Destaque para as cutscenes no decorrer do jogo. Recomendo!!!! valeu
Posso repetir suas palavras?
O melhor de todos os títulos da série. ; D
Acredita que na Europa esse jogo só foi lançado em 1994?