Sumário
Antes mesmo de a Nintendo ter seu próprio console, Punch-out já tinha dado as caras nos arcades, sendo o original de 1984. Criado por Genyo Takeda (produtor de títulos como Star Tropics e Pilot Wings) em parceria com Makoto Wada. No arcade original, que por sinal usava dois monitores bem ao estilo do Nintendo DS, você comanda um boxeador genérico sem nome e deve partir pra cima de boxeadores esquisitos, caricatos porém carismáticos. Alguns nomes conhecidos de títulos posteriores apareceram pela primeira vez aqui como Glass Joe, Piston Hurricane, Bald Bull, Mr. Sandman, dentre outros.
Uma grande diferença de Punch-Out para a maioria dos jogos do estilo é que os combates são focados na observação e sincronia. No caso do arcade para que a visualização dos movimentos do oponente não ficasse comprometida, optaram por deixar o corpo do seu personagem apenas um contorno verde. O objetivo é desvendar o ponto fraco do oponente enquanto tenta derrotar ele por nocaute triplo, ou ao final de 3 rounds, pela contagem de pontos.
Com a boa recepção do público não foi de se estranhar que a continuação chegou logo, apenas um ano depois o arcade Super Punch-Out estava disponível, e introduziu figuras conhecidas da série como Bear Hugger, Dragon Chan, Vodka Drunkenski (rebatizado de Soda Popinski nos EUA), Great Tiger…O jogo era um tipo de upgrade do original, graficamente não mudou nada, as novidades eram os novos oponentes e a possibilidade de se abaixar pra desviar de certos ataques. Ainda em 1985 a Nintendo faria sua despedida dos arcades, lançando o primeiro e único Spin Off de Punch-Out, Arm-Wrestling, que como o nome sugere é um jogo de queda de braço, inspirado por Falcão o Campeão dos Campeões, assim como o Punch-Out tem uma grande inspiração em Rocky.
Punch-Out em casa, promovido por uma celebridade!
Em 87, O NES já vendia muito no Japão e Estados Unidos. O desafio da adaptação caseira do Punch-out seria o fato dos arcades serem hardware mais poderosos. A solução encontrada por Genyo Takeda foi usar inimigos em tamanho grande e o seu personagem ao invés de ser um contorno, seria visto em tamanho bastante reduzido em relação ao inimigo. Pra compensar, o personagem principal passou a ter nome e personalidade, Little Mac como foi batizado, talvez devido ao efeito de redução de tamanho, era um jovem que sonhava ser um grande campeão de boxe. Ele então passou a treinar com seu grande amigo, Jerome “Doc” Louis, para isso tentar que ganhar três campeonatos e lutar contra o campeão Mike Tyson. Sim originalmente a campanha de marketing do jogo foi feita pelo folclórico Mike Tyson que estava no auge de sua carreira. Infelizmente devido a escândalos sexuais que levaram o celebre boxeador a prisão, fizeram com que a Nintendo em 1990 fizesse um relançamento do jogo com um campeão fictício chamado Mr. Dream.
A regra principal do jogo continuava sendo ainda observar, sincronizar e defender, mas esta versão ganhou mais dinamismo. É um jogo fácil de controlar, um botão para soco esquerdo, outro para o direito. Para dar um soco alto, aperte o botão enquanto segura pra cima no direcional. A esquiva é feita usando o direcional pra esquerda, direita ou para baixo de acordo com o ataque inimigo. As novidades em relação ao arcade eram dois contadores. O coração que mostra a resistência do personagem, que quando chega a zero impede o jogador de atacar, mas fazendo algumas esquivas ele volta ao normal. A estrela inicia em zero, mas é possível adquirir mais quebrando um ataque do adversário ou pegando-o de guarda aberta, para enfim mandar o soco especial com Start.
Um jogo cheio de personalidade
-
Porque Punch-Out marcou tanto, especialmente esta versão para NES? Observa-se que jogos de esporte raramente são lembrados, pois geralmente são jogos genéricos, ou de momento. Um FIFA SOCCER acaba sendo esquecido após o lançamento de uma nova versão,assim como qualquer título de basquete, ou hóquei. Punch-Out criou um jogo de esporte que prende o jogador pelo estilo dinâmico e pelos personagens cheios de personalidade. Do treinador, ao inimigo mais maléfico, todos tem alguma coisa diferente pra mostrar, o que faz lembrar jogos de plataforma/ação e RPGS. No elenco dos inimigos a versão do Nes trouxe figuras dos arcades e também novos rostos. São eles Glass Joe, Von Kaiser, Piston Honda, Don Flamenco, King Hippo, Great Tiger, Bald Bull, Mr. Sandman, Soda Popinski, Super Macho Man e no final, Mike Tyson ou Mr. Dream. O legado de Punchout continuou, ganhando versões para Super Nes e mais recentemente um jogo pra Wii que é mais uma atualização tridimencional do clássico de Nes.
Vídeos interessantes
Trilha sonora
A trilha sonora completa das versões de Punch Out possui poucas diferenças. Abaixo as sonoras extraídas diretamente do cartucho:
Curiosidades
- Apesar de não ter muitas músicas, o tema musical de Punch-out é bastante lembrado, e chegou a ganhar uma versão com vocal de heavy metal pela banda Game Over, disponível no site http://ocremix.org/
- Existe um minigame Punch-Out da série Game & Watch
- No final dos anos 80 um cartoon chamado Capitão N: O Mestre do jogo, feito para promover diversos títulos de Nes, colocou Punch-Out na abertura e ainda usou King Ippo como um dos vilões constantes da série. Tanto Punch-Out como Capitão N acabaram virando quadrinhos numa série entitulada Nintendo Comics System (Valiant Comics)
- E falando em Capitão, Little Mac é um personagem do jogo de Wii Captain Rainbow, ainda sem versão ocidental. Nele Rainbow deve ajudar Mac com seu treinamento para chegar ao título mundial.
- O personagem do jogo de Super Nes apesar de ser um loiro, dizem ser o mesmo Little Mac mais velho e com os cabelos pintados. Diferente da versão de Nes, eles nunca mencionaram o nome dele durante o jogo.
- Na versão de Wii, o dublador de Glass Joe faz um som com sua voz para chamar Mac para a briga. Esse som é baseado no efeito sonoro do Nes quando Glass Joe faz o mesmo.
- Um dos personagens de ajuda(Assist) em Super Smash Bros Brawl(WII) é o Little Mac, que também pode ser visto com sua descrição na sessão de Thophy. O tema do treinamento do Puch-Out também está no Smash Bros. Brawl na música entitulada “Famicom Medley” um dos temas do cenário baseado no Mario Bros. (Não confundir com Super Mario Bros.)
- Com uma boa recepção de crítica e público, a versão de Nes de Punch-Out acaba sempre aparecendo em listas dos melhores jogos já feitos, tais como Nintendo Power, EGM, e Gamespot.
- Punch-Out pode ser jogado através do jogo Animal Crossing de Game Cube (deve ser liberado durante o jogo) ou simplesmente como download no Virtual Console do Wii.
Ficha Técnica
Distribuidor: Nintendo
Ano: 1987
Produtor e Diretor: Genyo Takeda
Compositores: Akito Nakatsuka, Kenji Yamamoto, Yukio Kaneoka
Taxonomia: 2D/Esporte
Jogadores: 1 Jogador
Mídia Original: Cartucho
Disponível também para: Game Cube(Mini DVD Animal Crossing) e Wii(Download Virtual Console)
Periféricos: Joystick
Nos finais dos anos 80 apareceu em frente da minha casa punch out arcada a primeira vez que joguei, velho, cheguei no primeiro chefe, mas infelizmente não ganhei cinturão. Não precisa nem falar que eu zerei a máquina nos dias seguintes conseguir ultrapassar 999.999.999 e começar de novo somente com já ficha. Acho que fui perder para 34 lutador que ficam repetindo. Quando eu vi a versão de Nintendo 8bits emprestei de um cara do meu bairro, com a promessa de compra depois de 3 dias. Claro que não tinha grana e no 5 dia o cara foi pegar puto na minha casa. Sem falar que a fita dele era furtado da empresa tectoy que a esposa dele trabalhava lá e furtava fitas… Cara, eu tenho muita história pra contra de outras aventuras gamemaniacas dos anos 80 e 90, mas deixa pra próxima
Punch out da Tectoy???
Hahahah
Vc realmente deve ter muitas estórias pra contar, pena que tudo mentira, né?!?
Nunca gostei de Punch-Out.
Não sei se porque quando joguei
para valer era muito pequeno ou
se não gosto mesmo.
Agora você me instigou a tentar denovo.
Ótimo Review. Arrasou Nem!