Sumário
Depois da revolução causada entre o final de 1985 e início de 1986 com o lançamento do Super Mario Bros., os jogos de plataforma começaram ser produzidos por diversas empresas. Em 1987, a Capcom que já tinha alguma notoriedade por seus arcades resolveu que queria conquistar o publico também no mercado caseiro, e encarregou Keiji Inafuni de criar uma aventura que se destacasse além das imitações de Super Mario. Ele então resolveu desenhar personagens que lembrassem a sua infância, e pra quem tem algum conhecimento sobre animações clássicas fica claro que a inspiração dele foi Tetsuwan Atom de Osamu Tezuka, conhecido como Astro Boy. A idéia básica estava feita, mas estava faltando um nome. Dentre as sugestões estavam nomes como Might Kid e Knuckle Kid, mas devido as músicas que mais escutava naquela época, segundo o próprio Keiji Inafuni, ele estava com Rock’n’Roll na cabeça, acabou batisando o personagem de ROCKMAN, e ROLL ficou sendo a robozinha de serviços caseiros.
Com o esboço da idéia pronto, foi pensado o que seria bom e novo ao mesmo tempo para o mercado. As maiores aventuras até aquele momento eram as primeiras versões de Super Mario e Castlevania, Rockman teria que ser bem diferente desses títulos. A primeira grande novidade foi possibilitar ao jogador por onde começar e por onde seguir durante o jogo. Na tela inicial há 6 fases para selecionar, cada uma com ambientes diferentes e um andróide chefe diferente no final. Pela primeira vez um jogo de plataforma não seria linear. Surgiu então uma outra grande sacada que complementaria esta – por ser tratar de personagens andróides, foi adicionado uma habilidade para Rockman, onde ele poderia copiar o programa de ataque dos chefes derrotados e manter as armas copiadas até o final do jogo. Com isso foram adicionados pontos fracos específicos para cada chefe, ou seja, o chefe de fogo é fraco contra a arma de gelo, então criou-se possibilidades de definir qual a melhor ordem de fases para ser seguida. Foi também no jogo original que criaram uma arma secreta que fica escondida dentro de uma fase.
A Trama Original
Dois cientistas que trabalhavam juntos na criação de andróides, Dr. Thomas Right ou Thomas Light (na versão americana) e Dr. Albert Willy(personagem inspirado por Albert Einstein), desenvolvem juntos um novo projeto de robôs muito semelhante a raça humana. Right cria 6 robôs para ajudar os homens em trabalhos mais dificeis e arriscados, e cria mais dois para serem seus companheiros, a robô de serviços de casa Roll e Rock para assistência em seu laboratório. Willy, com sede de poder pela nova tecnologia tenta convencer Right para usar o poder para criar uma nova ordem mundial, o que o Right prontamente rejeita, condena Willy por tratar seus “filhos” como simples máquinas. Revoltado, o velho Willy consegue mudar a programação dos 6 robôs trabalhadores e passa a espalhar o caos pelo mundo usando os talentos dos andróides. Rock, desenvolveu um grande senso de justiça então se oferece para ser convertido no robô de combate, nascendo assim Megaman.
O Jogo
Seu pequeno androide no inicio pode usar um tradicional pulinho, mas este não é um jogo em que se derrota inimigos com pulos, e o braço canhão de tiros de protons que é infinita. Para ajudar existem apenas quatro itens, bolinhas de pontuação(o único jogo da série com placar), baterias que recarregam energia e baterias que recarregam as armas copiadas dos chefes, e é claro, capacetes que valem uma vida. Há ainda um item secreto na última fase. Muitos jogadores dizem ter dificuldade com esta versão devido ao alto desafio, especialmente os que não estão acostumados ao padrão de dificuldade dos 8 bits. Há continues infinitos, mas nada de passwords ou save. Um dos segredos, além de tentar se acostumar com o controle dos pulos do personagem, é importante saber o que fazer com as armas adquiridas com os chefes. Em cada momento do jogo, cabe ao jogador analisar qual a melhor arma. Estas armas seguem padrões de ataque diferentes que estão descritas abaixo:
- Arma “C (Cutman)” – Funciona como bumerangue, tem um alcance pequeno.
- Arma “G(Gutsman)” – Não dispara tiros, mas remove pedras do cenário que podem ser usadas contra os inimigos.
- Arma “E(Elecman)” – A melhor arma do jogo, além de gastar pouca energia, é um tiro triplo de tamanha grande que segue pra cima, pra frente e para baixo.
- Arma “I(Iceman)” – Seus disparos raramente destroem, mas congelam temporariamente inimigos e transforma fogo em plataforma.
- Arma “F(Fireman)” – Dispara uma bola de fogo e cria um escudo protetor ao seu redor.
- Arma “B(Bombman)” – Aciona bombas, mas infelizmente é uma arma lenta e funciona com um disparo por vez.
- Arma “M” (secreta) – Cria plataformas flutuantes que ajudam muito nos precipícios e espinheiros.
A Memorável Trilha Sonora
A trilha sonora da série acabou se tornando um emblema de tão marcante. E essa tradição começou desde do original, apesar do seu auge musical ser nas duas versões posteriores. Neste as composições ficaram a cargo de Yoshihiro Sakaguchi e Maname Matsumae, que repetiram a dose no segundo jogo, mas durante a evolução da série foi decidido seguir um rodízio de compositores, e todos sempre mantiveram o estilo e qualidade dos jogos originais.
Mercado
Estar entre os jogos mais vendidos de Nes levou Megaman a ganhar diversas continuações e spinoffs como Megaman Soccer, Battle and Chase(automobilismo), Adventure(Animação interativa e tiro) e uma aventura extra chamada Megaman e Bass. Mas este universo é tão grande que foram criados outros alternativos, como Megaman X, Megaman Legends, Megaman Zero, Megaman ZX e até um estilo “Pokémon”, Megaman NT Warrior todos também geraram diversas continuações. Mas o estilo original da série que foi implantado na versão original foi algo tão fantástico que agora já estamos chegando na décima versão, ainda mantendo a aparência do Nes, pois os fãs exigiram o estilo tradicional devido as reclamações com a oitava versão que tentou modernizar o estilo. Até quando o estilo original de Megaman aguenta, ainda não é possível saber, mas o primeiro título já está eternamente marcado pela inovação e criatividade.
Vídeos
Curiosidades
-
As caixas da versões americanas e européias criavam versões completamente deformadas das idéias do jogo, algo que se repetiu na segunda versão, e só melhorando em Megaman 3. Atualmente a própria Capcom faz piadas em relação a isso, e criou caixas no mesmo estilo para Megaman 9 e 10. Aqui estão as polêmicas caixas:
- Megaman 1 já foi convertido para diversos consoles como Mega Drive(remake), Play Station 1 e 2(coletânea), Game Cube, Xbox, e está disponível no sistema de downloads do Wii.
- O sprite de Cut Man aparece “copiado e colado” de Megaman 1, como chefe secreto em Megaman X8.
- O PSP também tem uma versão de Megaman 1, chamado Powered Up, onde todos os personagens foram estilizados como SD(cabeções). Além dos gráficos melhorados, foram adicionadas novas fases e até um editor de fases.
- Keiji Inafuni além de conceituar a idéia, foi responsável pelo desenho dos personagens do jogo. Em versões posteriores os fãs criaram as idéias para os chefes, que eram adaptadas depois ao estilo de Inafuni.
- Megaman chegou a lutar ao lado de personagens da Marvel Comics em Marvel vs Capcom, onde vemos ele ao lado do Homem Aranha, Capitão América, Hulk, Wolverine e outros.
- Em Megaman 2 existe um tanque gigante com a cabeça de Guts Man. Já em Megaman 7, o próprio Guts Man aparece novamente como um dos chefes do castelo de Willy.
- O cartoon dos anos 80 Capitão N, chegou a adaptar também Megaman, estranhamente de cor verde, assim como todos os chefes do jogo. Mais tarde Megaman ganhou uma série de animação própria onde todos os personagens de Megaman 1 aparecem.
- Metaru, um inimigo capacete da fase de Guts Man é o inimigo simples mais famoso da série, é o único que aparece em todas as versões.
- Aproveitando, a mais nova aventura do robô é Megaman 10 e tem data de lançamento marcada para o dia 1º de Março de 2010.
Ficha Técnica
Título Original: Rockman
Adaptação Mundial: Megaman
Desenvolvido por: Capcom
Console: Nes
Ano: 1987
Produtor e Diretor: Keiji Inafune
Compositores: Maname Matsumae e Yoshihiro Sakaguchi
Taxonomia: 2d / Plataforma, Ação
Mídia Original: Cartucho
Nº. de Jogadores: 1
Periférico: Joystick
Também disponível para: Mega Drive, Play Station 1, Play Station 2, Xbox, Game Cube e em download para o Virtual Console (Wii)
Atualiazado em 05/07/2018 por Daniel Gularte
Como posso baixar esse jogo?
Existem versões desse jogo que podem ser compradas em coletâneas e jogadas nos consoles modernos.
do jogo para baixar
me aruma ese link
[…] Megaman Mike Tyson’s Punch […]