Sumário
Histórico
The Legend of Zelda foi lançado originalmente no Japão em 21 de fevereiro de 1986 para o console Nintendo Entertainment System (NES), conhecido como Famicom Disk System no Japão. Desenvolvido pela Nintendo, o jogo foi criado por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, dois dos mais renomados designers de jogos da empresa.
No Brasil, o jogo foi lançado alguns anos depois, em 1993, pela Playtronic, uma joint venture entre a Gradiente e a Estrela. O desenvolvimento do jogo foi inovador para a época, utilizando uma bateria interna para permitir que os jogadores salvassem seu progresso, uma novidade que se tornaria padrão em muitos jogos futuros.
Sobre o Jogo
The Legend of Zelda é um jogo de ação e aventura que se passa no reino fictício de Hyrule. O jogador assume o papel de Link, um jovem herói que deve resgatar a Princesa Zelda das garras do antagonista Ganon. A narrativa é rica em elementos de fantasia, com uma história que envolve a busca por fragmentos da Triforce, um artefato místico que concede poder absoluto a quem o possui.
O visual do jogo é caracterizado por gráficos 8-bit, típicos da era NES, com uma visão aérea que permite ao jogador explorar livremente o mundo aberto de Hyrule. A trilha sonora, composta por Koji Kondo, é icônica e se tornou uma das mais reconhecíveis na história dos videogames, com temas que evocam aventura e mistério.
As mecânicas de jogo incluem exploração, resolução de quebra-cabeças e combate em tempo real. O jogador utiliza uma variedade de armas e itens, como espadas, escudos e bombas, para progredir através de masmorras e enfrentar inimigos. Não há um sistema de pontuação tradicional; o progresso é medido pela coleta de itens e pela conclusão de objetivos.
O legado de The Legend of Zelda é vasto, influenciando inúmeros jogos e franquias subsequentes. Ele estabeleceu muitos dos padrões para o gênero de ação e aventura, como a exploração não-linear e a integração de quebra-cabeças no design de níveis. Jogos como Secret of Mana e Alundra foram claramente inspirados por suas mecânicas e estrutura. O jogo também se inspirou em títulos anteriores, como Adventure, da Atari, mas elevou o conceito a um novo patamar.
Mercado
The Legend of Zelda foi um marco na estratégia da Nintendo, consolidando sua posição como líder na indústria de videogames durante a década de 1980. O jogo vendeu mais de 6,5 milhões de cópias mundialmente, tornando-se um dos títulos mais vendidos para o NES. Sua popularidade ajudou a expandir o mercado de videogames nos Estados Unidos e em outros países, estabelecendo a Nintendo como uma marca global.
No Brasil, apesar do lançamento tardio, o jogo foi bem recebido e contribuiu para o crescimento da base de fãs da Nintendo no país. The Legend of Zelda recebeu diversos prêmios e reconhecimentos ao longo dos anos, incluindo sua inclusão em listas de melhores jogos de todos os tempos. Ele também estabeleceu recordes, como o de primeiro jogo a permitir salvamento de progresso, uma inovação que influenciou o design de jogos futuros.
Ficha Técnica
- Desenvolvido Por: Nintendo
- Publicado Por: Nintendo
- Mídia: Cartucho
- Lançado Em: 21 de fevereiro de 1986
- Plataformas: Nintendo Entertainment System (NES)
- Designer: Shigeru Miyamoto
- Compositor: Koji Kondo
- Taxonomia: Ação, Aventura
- Jogadores: 1
Curiosidades
Uma curiosidade interessante sobre The Legend of Zelda é que o jogo foi inicialmente planejado para ser jogado em qualquer ordem, sem uma sequência linear definida. Isso foi alterado durante o desenvolvimento para criar uma experiência mais estruturada.
Outro fato curioso é que o nome ‘Zelda’ foi inspirado por Zelda Fitzgerald, esposa do famoso escritor F. Scott Fitzgerald, pois Shigeru Miyamoto achou o nome elegante e memorável. Além disso, o jogo possui um ‘modo de segunda missão’, que é desbloqueado após completar o jogo pela primeira vez, oferecendo um desafio adicional com masmorras redesenhadas.
Links de Referencia
Atualiazado em 11/02/2025 por lgodoy