Sumário
Poucos são os títulos de Futebol Americano, na grandiosa biblioteca do Nes 8 bits. Porém, podemos afirmar que esses poucos que existem, no geral são bem fáceis de jogar (até para os que não são fãs desse esporte, tipicamente norte americano).
10-Yard Fight traz a ‘potência da luta’ em seu título. Algo bem no espírito de futebol americano, que é um esporte de muito contato, mesclando força, músculos, agilidade com as estratégias para se conseguir uma excelente jogada.
O cartucho em si apresenta design simples, com uma simpática arte pixelada (que facilmente agrada boa parte dos fãs, principalmente os mais saudosistas). A cor principal é verde, que é bem apropriada para o futebol. Do lado direito inferior, destaca-se um círculo de ouro com o Selo de Qualidade da Nintendo. Do lado esquerdo, o logotipo azul ‘Sports Series’. Uma estrela ao lado do título do jogo, dá os devidos créditos de direitos de autor para IREMCORP (produtora do título de arcade).
Introdução
Originalmente este título foi lançado para Arcade no Japão. Porém, ficou popularmente mais conhecido devido a esse lançamento para o Nintendinho (houve também um port para o MSX).
Nesta versão do Nes, novas funcionalidades foram adicionadas; como a possibilidade de jogar ofensiva ou defensivamente. Outro adicional também, foi a inserção do modo “two players”, onde dois jogadores podem “brigar” entre si por quem faz mais “touchdown” (por exemplo).
10-Yard Fight oferece uma boa diversão, com simplicidade e regras facilmente compreendidas.
O jogo
Em Single Player, o jogo funciona como um modo “carreira”. Você inicia em dificuldade Colegial… Logrando êxito em vencer, o próximo nível é a faculdade… Avançando ainda mais, tem os níveis Profissional, Eliminatórias e Super Bowl.
Cada partida tem 30 minutos de duração (porém o relógio é bem acelerado e 1 minuto em nosso tempo real, equivale mais ou menos à 3 minutos no tempo do jogo).
Nesta versão do Nes, é possível jogar em modo Ofensivo ou Defensivo, mas não é possível selecioanar um jogador individualmente.
Em Modo Ofensivo, o Quarterback (lançador) recebe a bola do Center (centro) e pode lançar para outro jogador ou carregá-la (objetivando avançar nas jardas ou até fazer um touchdown).
Em Modo Defensivo, você coordena uma linha de jogadores que pressionam as linhas de ataque, impedindo corridas e tentando derrubar o Quarterback. Defendendo, efetivamente você tem total controle apenas do jogador central, mas este é muito eficaz com o seu “mergulho” que te permite com grande eficácia “voar” pra cima do adversário que tiver com a bola.
10-Yard Fight é um jogo regular, com gráficos fracos e músicas bastante simples. Porém não se pode exigir muito dele, uma vez que foi o primeiro. Vale a diversão de forma despretensiosa e sem muitas exigências.
Curiosidades
- Esse jogo faz parte dos 30 títulos da série ‘Black Box’ lançados para Nes 8 bits.
- Foi o primeiro jogo de futebol americano para Nintendinho. Considera-se que este título foi também o primeiro jogo “ligeiramente-realista” de futebol americano de todos os tempos.
Ficha Técnica
Desenvolvimento: Irem
Publicado: Nintendo
Gênero: Esporte (Futebol Americano)
Datas de Lançamento:
- Japão: 30 de agosto de 1985
- Eua: 18 de Outubro de 1985
- Europa: 06 de Dezembro de 1985
Número de Jogadores: 1 ou 2 players (modo Versus)
Referências
- Wikipedia
- Giant Bomb (http://www.giantbomb.com)
- NesGuide (http://nesguide.com)
com a colaboração de Adelmo Medina
Atualiazado em 23/04/2019 por Daniel Gularte
Só raridades mesmo! valeu!