Sumário
Introdução
Yu Yu Hakusho é uma série de mangá muito famosa no mundo inteiro e que ficou muito conhecida no Brasil graças a sua animação transmitida pela Rede Manchete. O que poucos sabem é que a obra também ganhou um jogo para Mega Drive, lançado apenas no Japão e depois trazido para o Brasil pela empresa responsável por consoles da SEGA em terras brasileiras, a Tectoy.
Em 1994, mesmo ano do lançamento do primeiro PlayStation, foi lançado no Japão o jogo de luta Yu Yu Hakusho: Makyou Toitsusen que colocava os populares personagens para lutar entre si. A animação chegou ao Brasil por volta de 1997 e fez sucesso, sendo lembrado com saudosismo pelas crianças daquela geração. Em 1999, a TecToy resolveu se aproveitar desse sucesso e lançar por aqui o jogo com o nome de Yu Yu Hakusho: Sunset Fighters, buscando atingir esse público já que o jogo ainda não havia sido trazido para o ocidente por outra empresa.
Durante essa época, animes do gênero Shounen estavam em evidência, e as desenvolvedoras de jogos embarcaram neste sucesso,sendo lançados diversos títulos com destaque para jogos de luta como Dragon Ball Z: Super Butoden, lançado em 1993 para SNES ou o arcade de JoJo no Kimyo na Boken, lançado em 1998. A companhia de desenvolvimento Treasure não ficou para trás lançando o jogo em questão.
A Treasure é conhecida por ter produzido Wario World e diversos títulos de marcas licenciadas como McDonald’s Treasure Land Adventure, Astro Boy e Tiny Toon Adventures além de sua busca por inovar na questão de gameplay.
Gameplay
O jogo não trás muito de novo em comparação aos clássicos jogos de luta, mas cumpre o que promete, ser uma experiência divertida e fluída em que o jogador poderá participar de um torneio eliminatório com onze de seus personagens favoritos, selecionar um modo de treinamento para praticar ou jogar com seus amigos.
Como a maioria dos jogos do gênero você se encontra em uma arena 2D no lado oposto a um rival ao qual deve derrotar, diminuindo seus pontos de vida antes que ele acabe com os seus ou o tempo chegue ao limite.
No modo eliminatório, basta uma derrota para ser fim de jogo, mas, diferente da maioria dos jogos de luta famosos como Street Fighter, Sunset Fighters foca bastante na defesa e na movimentação do jogador entre os dois planos da tela. Sendo possível inclusive atordoar oponentes que descuidam de sua defesa.
O jogador pode observar na HUD sua barra de pontos de vida e energia para golpes especiais que podem ser usados com uma combinação específica, variando em cada personagem. Os botões A e B podem ser usados para atacar enquanto o C ativa a defesa. Segurar A e B simultaneamente recarregará sua energia especial. Os botões direcionais são usados para movimentação sendo que a seta para cima realiza o movimento de pulo. Ao pressionar X o personagem irá rapidamente para trás e Z para frente. Y ou C + Cima irá trocar o plano de batalha.
Enredo, Cenários e Personagens
O jogo não aposta em uma história complexa e própria, assumindo que o jogador já conheça o enredo da obra original. Cada personagem tem uma maneira única de jogar, além de serem dublados pelos voice actors originais, sendo um prato cheio para qualquer fã. A história original do anime conta a história de um delinquente juvenil que após morrer se torna um detetive sobrenatural. Porém, com o passar dos capítulos se torna mais focado em torneios e artes marciais.
O jogo possui 8 cenários, que abusam do de efeitos especiais, transparência, parallax e outras técnicas que o tornam visualmente bonito. Embora, talvez os personagens devessem ser mais detalhados para terem um pouco mais de vida, os cenários e arte em geral são um trabalho notável. Os estágios presentes são:
Reikai
Estágio do Yusuke
Makai
Estágio do Sensui
Tougijou
Estágio de Jin, Chu e Toguro(jovem)
Mashou no Mori
Estágio de Kurama e Genkai
Sanchou
Estágio do Hiei
Doukutsu
Estágio do Toguro(Mais velho)
Akuukann 1
Estágio do Kuwabara
Akuukann 2
Estágio do Itsuke
O som não se destaca em relação a arte e talvez não seja tão memorável quanto outras trilhas do console, mas funciona bem em um jogo de luta, trazendo inclusive samples de músicas da animação. Composta por Aki Hata, Katsuhiko Suzuki, Kazuo Hanzawa e Satoshi Murata você pode ouvi-la na íntegra no link.
Mercado
Graças à fama do anime, o jogo teve relativa boa recepção, recebendo alguns prêmios no Japão e boas colocações nas revistas de jogos, até hoje recebendo boas críticas dos fãs. No Brasil, atualmente o jogo se tornou um tanto quanto raro e a Tectoy, por ser uma sociedade anônima, não costuma divulgar muitas informações sobre vendas, graças às políticas empresariais.
Curiosidades
- A tradução foi muito fiel ao jogo original, podendo causar certa confusão já que no Brasil houveram adaptações em nomes por exemplo.
- Em 1993 a SEGA lançou para o console um gadget que permite até quatro jogadores, hoje em dia artigo relativamente raro. Yu Yu Hakusho Sunset Fighters tinha suporte para este equipamento.
- Na versão Brasileira os créditos não foram traduzidos
Ficha Técnica
Desenvolvido por: Treasure
Publicado por: Sega/Tectoy
Lançado em: 1994
Console: Mega Drive
Taxonomia: 2D / Luta
Periférico: Joystick / Sega Team Player
Jogadores: 1 – 4
Referências
https://en.wikipedia.org/wiki/Treasure_(company)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Yu_Yu_Hakusho
http://blogtectoy.com.br/yuyu-hakusho-para-mega-drive-o-jogo-que-so-saiu-no-japao-e-no-brasil/
https://blogdokyo.wordpress.com/2010/09/21/yu-yu-hakusho-sunset-fighters-mega-drive/
http://segaretro.org/Yuu_Yuu_Hakusho:_Makyou_Toitsusen
http://www.hardcoregaming101.net/yuyubleach/yuyubleach.htm
http://www.sega-16.com/2005/04/yu-yu-hakusho-makyo-toitsusen/
https://archive.org/details/sg_Yuu_Yuu_Hakusho_Makyou_Toitsusen_1994_Sega_Treasure_JP
http://www.treasure-inc.co.jp/products/products_main.html
https://ja.wikipedia.org/wiki/%E5%B9%BD%E2%98%86%E9%81%8A%E2%98%86%E7%99%BD%E6%9B%B8_%E9%AD%94%E5%BC%B7%E7%B5%B1%E4%B8%80%E6%88%A6
http://qgmaster.blogspot.com.br/2013/04/how-to-use-md-yu-yu-hakusho-sunset.html
Mano.. amo esse jogo, sou colecionar e ainda não tenho o cartucho! Eu tenho tatuado no braço a Genkai (tela de apresentação) !